1ª COPA DE MARCHA DO NÚCLEO DOS CRIADORES DO CAVALO MANGALARGA MACHADOR DE MURIAÉ E REGIÃO É SUCESSO.

No dia (07/09), aconteceu a primeira copa de Marcha especializada em Muriaé, realizada pelo Núcleo dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador de Muriaé e Região.  O Mangalarga Marchador é um dos eventos mais aguardados do ano para os criadores e apaixonados pela raça, considerada a maior da América Latina. O evento aconteceu no parque de Exposição Lael Varella e teve início às 12hs com uma homenagem à veterinária Manuela Pereira da Matta, que ajudou a fundar o núcleo e era amante do Mangalarga Marchador (In Memorian). A primeira copa de Marcha recebeu mais de 2 mil visitantes e teve 18 categorias, Égua Registrada, Cavalo Registrado, Marcha Picada, Cavalo Castrado, Amazonas, Mirim, Égua sem Registro, Cavalo sem Registro, premiação em dinheiro mais faixas e troféus personalizados valor total de R$10.000,00 entre os registrado e R$2000,00 entre os sem registro, e a arbitragem ficou por conta de Diego Rodrigues Vitral.

De acordo com a presidente do Núcleo dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador de Muriaé e Região, Margareth Heloise de Melo Tavares, a primeira Copa de Marcha superou todas as expectativa e destaca a função do Núcleo: “Nós fundamos o núcleo, incentivamos o núcleo, fundamos o novo núcleo, e reativamos o velho e a intenção é essa, isso é para fomentar a raça, temos muitos criadores do Mangalarga Marchador e aqui não tinha uma referência de evento, porque para fazer o evento especializado e registrado na associação tem que fazer através do núcleo, então fica mais fácil os criadores se unirem, e juntos ficamos mais fortes e conseguimos fazer um evento mais  grandioso, sei que não é fácil e mesmo com toda dificuldade conseguimos fazer a  exposição especializada em março, fundamos um núcleo no princípio do ano e agora estamos fazendo a primeira Copa de marcha especializada, então é uma satisfação muito grande, superou as minhas expectativas e a tendência é fazer novos eventos”.

Margareth, explica: “São 18 categorias e prêmios em dinheiros, é essa copa de marcha e  especializada e chancelada o que significa que esses animais que vem aqui e ganham as pontuação para a exposição nacional que é a copa do mundo, digamos assim. Esse título não fica só aqui, ele é pontuado então essa premiação dele é contada para vida dele, ele pontua para ir para as outras especializadas que tem, inclusive para a nacional que acontece em Belo Horizonte, que é a maior de todas. O núcleo é um braço da associação que é a BCCMM e temos também o concurso de marcha de animais que ainda não são registrados. Nós fizemos isso para aquele criador que tem o seu animal e ainda não conseguiu registrar e para mostrar, é Mangalarga Marchador mas ainda não é registrado é para mostrar o seu animal, o potencial que ele tem e assim vamos fomentando a raça. A presidente do Núcleo dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador de Muriaé e Região fala sobre a homenagem para Manuela e destaca “A Manuela era uma amiga, ajudou a fundar o núcleo, veterinária, amante do Mangalarga Marchador, assim que era a preferência dela que ela criava mas o amor dela mesmo é o cavalo, qualquer raça. Uma excelente veterinária que fazia aquilo que amava e ela contribuiu muito para nossa raça, passou muitos conhecimentos dela para gente, para os nossos animais. Então a gente só tem que agradecer e dizer que realmente foi uma grande perda, uma perda enorme e nós fizemos aqui uma singela homenagem a esse espaço de convivência que temos aqui no parque de exposições, debaixo do bar ele até então não tinha nome e hoje ele recebeu nome: Dr. Manuela Pereira da Matta. Outra coisa que eu quero complementar é que o cavalo ainda é o meio que a gente pode está trazendo a família, os filhos. É o meio que a gente vive saudável, que ainda tá dando pra viver saudável. É um animal que serve para o trabalho, para o lazer, ele serve para recuperação de pessoas que tem deficiência, ele é usado na recuperação de crianças que têm deficiência, não só de crianças, mas de adultos também. Em questão de eco terapia o cavalo é muito importante, todo ser humano devia saber a importância que tem um cavalo. Os animais também são uma fonte de renda ou um hobby.  O presidente do Sindicato Rural, Henrique Aquino é um excelente presidente, excelente administração, vem conduzindo esse Parque aqui com muita garra e muita dedicação, muito amor e ele administra é por amor e não tem fins lucrativos na Associação. Quero agradecer a ele porque se não fosse o Henrique o nosso núcleo não tinha acontecido, a verdade é essa, enfrentou muitos obstáculos, e enfrenta até hoje e em momento algum ele deixou de nos apoiar, com espaço porque o parque é nosso, o sindicato funciona aqui dentro mas se a gente não se unir ninguém consegue nada então eu tenho muito que agradecer a direção do núcleo, a toda diretoria do núcleo”. Finaliza

SOBRE A RAÇA – O cavalo Mangalarga marchador é uma raça brasileira, proveniente do sul do Estado de Minas Gerais, fruto do cruzamento de cavalos álter, de origem portuguesa, com éguas selecionadas para sela. Ela teve expressiva influência na história brasileira ao participar de todos os ciclos econômicos. 
Docilidade, comodidade, beleza e rusticidade são características que ganharam a simpatia da maioria dos criadores de cavalos .

Copa de Marcha MM de Muriaé – Copia

    

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.