Recentemente, houve uma atualização significativa nas diretrizes internacionais para a medição da pressão arterial, impactando tanto profissionais de saúde quanto a população em geral. Tradicionalmente, uma pressão arterial de 12 por 8 era considerada ideal, mas a Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC) propôs uma reavaliação desse parâmetro.
A nova recomendação, divulgada pela ESC em seu congresso anual, visa redefinir o conceito de pressão arterial ideal, introduzindo categorias para melhor compreensão e gestão dos riscos associados. A ideia principal é categorizar a pressão de 12 por 8 como um estágio de pré-hipertensão, incentivando mudanças no estilo de vida para evitar o avanço para a hipertensão propriamente dita.
Os novos parâmetros propostos pela ESC definem três categorias distintas para melhor monitoramento e tratamento da pressão arterial. A pressão não-elevada é caracterizada por leituras até 12 por 7, enquanto a classificação de pressão elevada abrange os valores entre 12 por 8 e 14 por 9. Finalmente, leituras acima de 14 por 9 são consideradas indicativas de hipertensão
Essas novas diretrizes têm como objetivo alertar a população sobre a importância de uma vigilância regular da pressão arterial e incentivam a adoção de hábitos saudáveis como forma de prevenção e controle dos níveis pressóricos. A adaptação a essas novas categorias pode facilitar a identificação precoce de riscos e promover intervenções mais eficazes na saúde cardiovascular.
.
.
Creditos e fonte:
https://terrabrasilnoticias.com