• Home
  • Colunistas
  • PROCON ALERTA SOBRE IMPORTÂNCIA DE PEDIR NOTA FISCAL NOTA FISCAL
Image

PROCON ALERTA SOBRE IMPORTÂNCIA DE PEDIR NOTA FISCAL NOTA FISCAL

Órgão da Prefeitura precisa do documento fiscal para reivindicar soluções em defesa do consumidor

Com o intuito de oferecer melhor solução para os problemas do consumidor, o Procon, órgão da Prefeitura de Muriaé, aconselha os muriaeenses a sempre cobrar a nota fiscal dos produtos. O documento oferece às pessoas o direito de reclamar sobre defeitos e troca de mercadorias adquiridas. Com ele, o Procon pode notificar e reivindicar soluções através do Código de Defesa do Consumidor, alcançando junto aos revendedores a reposição, devolução de valores ou outras medidas.

A nota fiscal é o registro de que a compra foi feita de forma legal, recolhendo os impostos devidos, contendo o nome do estabelecimento, a data da aquisição, o produto adquirido e o valor investido. “Um enorme número de muriaeenses não faz questão da nota. Este detalhe, que pode parecer pequeno, impede que o consumidor cobre seus direitos. Sem o cupom em mãos, não podemos agir”, disse o responsável pelo Setor de Educação e Atendimento do Procon, Jacy Oliveira. O cliente que não pede o documento também contribui para que comerciantes deixem de pagar tributos, prejudicando os investimentos na cidade.

COBRAR NOTA FISCAL É DIREITO GARANTIDO POR LEI

O Procon alerta que é necessário que se exija o documento fiscal mesmo quando a mercadoria for entregue na residência. “Quando se compra um sofá, fogão ou máquina de lavar se deve exigir a nota no ato da entrega. Se o entregador não estiver com ela em mãos, é melhor não receber o produto, pois estará sem garantias para possíveis reclamações” alertou a diretora do Procon, Marília Fonseca.

Pela Lei 8.137/90, negar ou deixar de fornecer nota fiscal ou documento equivalente, constitui crime contra a Ordem Tributária, cuja pena é reclusão de dois a cinco anos de cadeia e multa. Isto determina que, caso o fornecedor se negue a entregar a nota fiscal, o consumidor pode chamar as autoridades. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Galeria

A partir de 1º de janeiro de 2025, a nova lei trará mudanças importantes para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Brasil
Escala 6×1: proposta sobre redução de jornada alcança assinaturas e será protocolada, diz deputada
Governo de Minas está preparado para enfrentar período de chuva nas rodovias
Santo Antônio de Pádua, RJ, tem doutorado aprovado pela CAPES
Atingimos o mérito de Alta Conformidade na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente pelo terceiro ano consecutivo!
Seminário debate pesquisa científica no Parque Estadual do Ibitipoca
Cresol de Minas Gerais completa 20 anos de história
Waldir Gil Alcon Filho, da Missionários da Luz é homenageado com a Comenda Maçônica Dr. Lenine Brum Junqueira Passos.

O DIÁRIO REGIONAL - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2024