



A diretoria da Amerp (Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Pomba) e do CIMERP (Consórcio Intermunicipal Multifinalitário dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Pomba) realizaram nesta quinta-feira, 05 de janeiro, a eleição para escolha dos novos membros da diretoria para o ano de 2023.
Esta foi a 153ª Assembleia geral da associação e a 8ª do Cimerp (Consórcio Intermunicipal Multifinalitário dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Pomba) que apresentou breve balanço das atividades realizadas em 2022 e apresentou novas diretrizes para o exercício corrente.
Paulo Aziz, prefeito de Patrocínio do Muriaé, foi reeleito por aclamação à função de presidente da AMERP e do CIMERP. “Vamos dar início à construção de nossa sede, que era um sonho dos demais prefeitos e do meu pai ‘Nascipe Daher’ que fundou a Amerp há mais de 35 anos junto com outros prefeitos daquela época; além de fortalecer o associativismo e criar encontros trimestrais nas cidades membro. Eu agradeço muito a confiança dos prefeitos, na minha pessoa e na pessoa do Ricardo também que foi eleito a vice-presidente mais uma vez e vamos assumir uma responsabilidade muito grande e aumenta muito a nossa responsabilidade de continuar o trabalho, vamos fortalecer muito mais a associação com novos planos, novos rumos agora pra o ano de dois mil e vinte e três com muita meta e buscando sempre a legalidade, a transparência, é isso que todos nós prefeito queremos ”, destacou.
O secretário Microrregional Executivo da Amerp Evandro Hassen Freire ressaltou que este ano de 2023, será um ano bem produtivo e que tiveram muitas mudanças nas leis e essas mudanças que foram feitas foram pontos positivos para Amerp e para os prefeitos da Microrregional. “Então de acordo com a nova lei, temos que intensificar a participação da Associação perante os Municípios. A lei que foi promulgada final de maio, Lei 14.341/2022, trouxe algumas diferenças entre as associações e os consórcios públicos. As associações agora são uma entidade representativa, consultiva. E vamos dar assessoria, vamos representar os municípios juridicamente também, ser um órgão de assessoria e consultoria, então nesse sentido vamos está mudando essa imagem da AMEP de prestadora de serviço, execução esta que agora está a cargo do CIMERP. Então vamos tentar fazer de dois mil e vinte e três um ano bem produtivo”, explicou
O prefeito de Vieiras Ricardo Maia mais conhecido como Ricardinho será o Vice-presidente do AMERP e do CIMERP pelo segundo mandato e ressaltou que será uma grande responsabilidade. “Pela segunda vez estar como vice-presidente em uma associação de grande importância para o município e muito bom. Então a responsabilidade só aumenta, assim como a do prefeito de Patrocínio do Muriaé, Paulo Aziz que continuou como presidente da AMERP/CIMERP. Estamos felizes pela confiança e consideração dos prefeitos que nós apoiaram pela segunda vez e por unanimidade de todos. E assim iremos continuar com os projetos, teremos várias iniciativas para facilitar e ajudar muitos prefeitos, dos municípios e que fazem parte da AMERP e do CIMERP”.
A nova diretoria tem á frente Dr. Paulo Aziz (Patrocínio); Ricardo Maia (Vieiras); Conselho Fiscal: Walace Pedrosa (São Francisco do Glória); José Maria (Recreio) e Fagner Ferreira (Pedra Dourada).
Dr. Marcos Guarinio, prefeito de Muriaé, presente à reunião, disse que ações positivas serão bem-vindas e terão o apoio do município. “Estaremos sempre ao lado de ações municipalistas e para fortalecer as cidades no entorno de Muriaé. Somos a cidade polo e temos o compromisso de contribuir com o desenvolvimento da nossa região, como a criação do Procon Regional; Comissão de controle Interno e cursos de capacitação de servidores”, referendou Dr. Marcos Guarino.
A AMERP e o CIMERP, sediadas na cidade de Muriaé, são compostos pelos Municípios de Além Paraíba, Antônio Prado de Minas, Barão do Monte Alto, Coimbra, Divino, Ervália, Estrela Dalva, Eugenópolis, Fervedouro, Guiricema, Laranjal, Miradouro, Miraí, Muriaé, Orizânia, Palma, Patrocínio do Muriaé, Pedra Dourada, Pirapetinga, Recreio, Rosário da Limeira, Santana de Cataguases, São Francisco do Glória, São João do Manhuaçu, São Sebastião da Vargem Alegre e Vieiras.