• Home
  • Mais Recente
  • Reunião discute ações para minimizar problemas no bairro Gaspar
Image

Reunião discute ações para minimizar problemas no bairro Gaspar

Reunião ocorrida na manhã deste sábado no Gabinete do Prefeito Dr. Marcos Guarino reuniu o promotor de Justiça Fábio Laureano; o geólogo Sílvio Costa; Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, além dos secretários Jorge Feres (Obras); Luíza Agostini (Saúde); Vanessa Azeredo (Desenvolvimento Social); Vanderléia Castro (Governo e Administração); Tatiane Viana Rangel (Direitos Humanos); Fernando Levati (Agricultura); Mauro Francisco Aquino (Urbanismo e Meio Ambiente); Leandro Cunha (Defesa Civil), Eduardo Marge (Procurador do Município); João Ciribelli (diretor de Água e Esgoto do Demsur) e Mário Brambila (Demuttran).
O objetivo desta convocação para a manhã de sábado (21/01) foi apresentar um breve histórico do trabalho de campo executado pela equipe do geólogo Sílvio Costa no bairro Gaspar e diversos pontos da cidade. Segundo ele, residências nas ruas 7 de Setembro, 1º de maio e Eduardo Braga no bairro Gaspar correm risco de desabarem por conta das fissuras em alguns pontos e pelo deslizamento ocorrido há cerca de 15 dias e que desestabilizou o solo no local. “Além disso existem riscos iminentes como esgoto, fossas sépticas, água da chuva com telhados jogando o excesso para dentro dos terrenos e não para as ruas como deveria e algumas árvores que podem aumentar o risco de novos deslizamentos”, esclareceu.
Na próxima semana Sílvio Costa entregará um relatório que respaldará todos estudo feito e que denotará as medidas a serem tomadas pelo Poder Público Municipal. “O risco de novos deslizamentos é real. A chuva não cessa, existem fatores que podem levar a novos escorregamentos de casas e barranco”, enfatizou.
Dr. Fábio Laureano disse que vem visitando o bairro e conversado com moradores e solicitando que os mesmos deixem o imóvel se os órgãos competentes identificarem risco iminente. “Em Muriaé tivemos perdas de bens materiais. Vidas estão sendo preservadas. É preciso que as pessoas entendam que os poderes públicos estão fazendo o máximo possível para minimizar as perdas que ocorreram e para evitar uma catástrofe maior. Se for aconselhado a deixarem o local, façam. Primeiro a vida, depois o bem material”, explicou.
Quanto às árvores que colocam em risco as vias e casas no bairro Gaspar, Mauro Aquino fará levantamento com os profissionais de sua pasta e apresentará histórico ao Corpo de Bombeiros para que crie uma escala para retirada em segurança destas árvores.
Sargentos/BBM Saulo e Sílvio estiveram presentes e falaram que o trabalho da unidade em Muriaé conta, inclusive com o suporte de secretarias municipais em alguns casos e que precisa do estudo para que proceda a retirada das árvores.
A Polícia Militar esteve presente com o sgt/PM Tureta e cb/PM Rafael, lembrando que estão sendo fazendo rondas no local e que pode ser ampliado o trabalho se for necessário.
Após a reunião de explanação do trabalho a ser feito foi feita uma coletiva de imprensa com veículos de comunicação do município onde o prefeito, Dr. Marcos Guarino, pediu a compreensão dos muriaeenses para atenderem aos comunicados oficiais e pedidos para que deixem áreas de risco. “Preservar vida primeiro, depois os bens materiais. Estamos fazendo o máximo para que os prejuízos sejam mínimo. Estamos fazendo o máximo para que possamos melhorar a situação aos moradores do bairro Gaspar, mas estamos atentos a todos os bairros da cidade. O risco não é só neste local, existem outras áreas de risco e preocupação e continuamos trabalhando para o nosso povo, a nossa gente”, disse o prefeito.
A chuva intensa e com vetos fortes que caiu sobre a cidade neste mês de janeiro provocou um fenômeno provocado pelo escorregamento de materiais sólidos, como solos, rochas, vegetação e/ou material de construção ao longo de terrenos inclinados, denominados de “encostas” no bairro Gaspar. “Os deslizamentos em morros urbanos ocorreram devido ao crescimento desordenado, construções irregulares e por fossas sépticas feitas ali”, disse Sílvio Costa ao final da reunião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Galeria

Sicredi realiza encontro com a imprensa em Minas Gerais
Sicredi marca presença na Semana Internacional do Café
Prefeito Marcos Guarino esteve no evento Rio U20 representando Muriaé
A partir de 1º de janeiro de 2025, a nova lei trará mudanças importantes para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Brasil
Escala 6×1: proposta sobre redução de jornada alcança assinaturas e será protocolada, diz deputada
Governo de Minas está preparado para enfrentar período de chuva nas rodovias
Santo Antônio de Pádua, RJ, tem doutorado aprovado pela CAPES
Atingimos o mérito de Alta Conformidade na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente pelo terceiro ano consecutivo!

O DIÁRIO REGIONAL - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2024