Servidores da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente plantaram 50 mudas de árvores nativas em uma área de preservação que estava degradada no bairro João XXIII na manhã desta sexta-feira, 27 de janeiro.
O objetivo é contribuir na recuperação de áreas degradas e desmatadas por ações humanas. “Todos os anos este local sofre com queimadas provocadas e, recuperar com o replantio de árvores faz com que recuperemos o equilíbrio da Terra não só pela realização da fotossíntese, mas por diversas outras funções que realizam. Elas absorvem a radiação solar e o gás carbônico durante o dia, liberam oxigênio e água, regulam a temperatura sobre a umidade do ar e as chuvas, ajudam a diminuir a poluição do ar”, explicou o secretário Mauro Aquino, que esteve presente e ajudou no serviço.
Também estavam na área, policiais do Meio Ambiente e membros da Associação de Moradores do Bairro João XXIII.
Mauro Aquino lembrou que outra grande vantagem das espécies de árvores nativas é a resistência a pragas, pois já criaram um mecanismo de defesa natural contra esses seres nocivos. “Muitas dessas árvores até mesmo são recomendadas em plantios orgânicos, pois não necessitam do uso de agrotóxicos”, esclareceu.