No dia 28 de julho, a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida em Muriaé realizou a tradicional Festa de São Cristóvão, também conhecida como a “Rezinha do Porto”. As comemorações ocorreram aos sábados e domingos, culminando em um dos eventos mais aguardados: a Santa Missa em honra a São Cristóvão, seguida pela tradicional carreata e benção aos carros e motoristas. Este momento de fé e devoção foi marcado também por um almoço especial.
O Diário Regional teve a oportunidade de entrevistar o pároco da igreja, Padre Marcelo Sérgio, que compartilhou a satisfação de mais um ano de celebração. “Estamos celebrando a 78ª Festa de São Cristóvão, uma tradição aqui da paróquia Nossa Senhora Aparecida,” disse Padre Marcelo Sérgio. “Este ano, fizemos uma homenagem especial em memória de Wilsinho, que sempre foi muito solícito aos pedidos da paróquia através da empresa Eureka. Há 24 anos, a Eureka foi patrona da festa, e este ano eles aceitaram novamente o convite para honrar a memória de Wilsinho.”
Padre Marcelo destacou que, apesar de um percurso mais curto neste ano, a carreata conseguiu manter os veículos mais unidos, evitando que se perdessem ao longo do trajeto, como ocorrido no ano anterior. “Nosso objetivo foi ficar mais aglomerados, e conseguimos. Agradeço à imprensa pelo apoio, que nos ajuda a evangelizar através das reportagens.”
Este ano, houve uma mudança na programação da missa, que foi antecipada para as sete da manhã. “Aproveitamos a missa das 7 horas, que é transmitida via rádio, para que mais pessoas pudessem participar, mesmo que à distância”, explicou Padre Marcelo lembrando que “antecipamos um pouco para não terminar muito tarde e conseguimos encerrar bem cedo.”
Eureka Transportes: Uma Homenagem Especial
A empresa Eureka Transportes, patrona deste ano, também foi destaque nas festividades. Lorena Silva Assis Caetano, representante da empresa, falou sobre a importância dessa homenagem. “Estamos muito honrados com o convite e agradecemos à Igreja do Porto por este momento tão especial”, disse Lorena. “Padre Marcelo fez uma benção com um café maravilhoso para os funcionários. Foi uma maneira de homenagear Wilsinho, cuja trajetória foi brilhante. A Eureka tem 58 anos de existência, um marco na cidade.”
O Legado de Wilsinho
Wander Júnior, genro de Wilsinho e participante da atual gestão da Eureka Transportes, falou sobre a continuidade do legado da empresa. “Em 2000, na era de Wilsinho, tivemos a satisfação de ser patronos deste evento. Este ano, recebemos novamente o honroso convite e foi fantástico. Agradecemos a todos que contribuíram para que essa festa maravilhosa acontecesse.”
Wander também destacou a preparação para o evento. “Recebemos o convite há 60 dias e, desde então, visitamos parceiros e amigos para organizar tudo. O ‘livro de ouro’ recebeu muitas assinaturas e a comunidade só tem a ganhar com essa festa.”
Com a participação de cerca de 30 a 40 caminhões da frota da Eureka e muitos outros de parceiros, a festa manteve viva a chama da tradição, mesmo após o falecimento de Wilsinho. “O importante é que a tradição continua. A família mantém tudo o que Wilsinho e seu pai, senhor Wilson, plantaram. Continuamos a obra”, finalizou Wander Júnior.
A Festa de São Cristóvão em Muriaé é um exemplo de devoção, união e respeito pelas tradições que atravessam gerações, mantendo viva a fé e a cultura local.
Padre Marcelo fez uma benção com um café maravilhoso para os funcionários que tem mais de 20 a 30a anos de casa
BENÇÃO EUREKA E HOMENAGEM AOS FUNCIONÁRIOS
MISSA A SÃO CRISTÓVÃO E CARREATA