Na tarde desta quarta-feira (15), foi inaugurado o Empório Coopaf, localizado no Mercado Municipal de Muriaé. O empreendimento, gerido pela Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar Solidária, oferece uma ampla variedade de produtos da agricultura familiar, destacando a qualidade e a diversidade das produções locais e de outros estados.
Luiz José do Prado, presidente da Cooperativa, agradeceu aos presentes e enfatizou a importância do Empório como um incentivo à agricultura familiar. “Nosso objetivo é divulgar e comercializar produtos de qualidade de diversas regiões. A expectativa é crescer ainda mais, gerando emprego e fortalecendo a economia local”, afirmou.
O prefeito de Muriaé, Marcos Guarino de Oliveira, destacou que o Empório valoriza o Mercado Municipal e o papel da agricultura familiar. “Esse espaço traz mais uma opção de qualidade para a população e reforça a importância desse segmento como carro-chefe da nossa economia local”.
A reinauguração é mais do que um evento local. Ela representa uma iniciativa que fomenta o cooperativismo, valoriza a produção artesanal e promove uma alimentação mais saudável. Além disso, o espaço se consolida como um ponto estratégico para o fortalecimento da agricultura familiar, conectando produtores e consumidores de Muriaé e região.
Já a secretária de Meio Ambiente de Muriaé, Adriana Aparecida de Morais Ribeiro, relembrou seu papel como fundadora da Coopaf. “A abertura do Empório é a realização de um sonho. Esse espaço fortalece os agricultores de Muriaé e região, permitindo que mais pessoas conheçam e valorizem os produtos da agricultura familiar”, concluiu.
Denilson Roberto José Pereira, gerente geral da Cooperativa, ressaltou a variedade de produtos disponíveis no Empório, que inclui panificados, laticínios, cereais, bebidas, geleias, compotas e produtos congelados, todos produzidos de forma artesanal. “O cooperativismo é essencial para levar esses produtos ao mercado, permitindo que nossos agricultores acessem novos consumidores”, explicou. Ele também convidou a comunidade a visitar o Empório, localizado nos boxes 23, 24, 33 e 34 do Mercado Municipal, com funcionamento de segunda a sábado.
Destaques da agroindústria local
Luiz Sérgio, proprietário da agroindústria de laticínios Moinho Azul, localizada em Guiricema (MG), participou do evento e destacou a receptividade dos consumidores. “Estamos trazendo produtos diferenciados, como iogurtes zero lactose, zero açúcar e zero gordura, além de manteiga e queijo minas frescal. Os iogurtes com pedaços de frutas têm sido muito bem aceitos”, disse. Ele reforçou que, no momento, os produtos estão disponíveis apenas no Empório, mas há planos de expansão para atender Muriaé e outras localidades.
Marcos Vinícius, assessor de comercialização da Unicafes Brasil, comentou sobre o impacto da Coopaf no fortalecimento da agricultura familiar. “O Empório traz inovação com produtos como “flocão” livre de transgênicos, arroz vermelho do Rio Grande do Norte, e derivados de Pequi e Baru, ampliando as opções saudáveis e semiartesanais para a população local”, afirmou.