Image

Nova comandante-geral é a primeira mulher da história a chefiar o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais

Governador e vice acompanharam a cerimônia de troca de comando; coronel Jordana Daldegan substitui o coronel Erlon Dias do Nascimento

O governador Romeu Zema e o vice-governador Professor Mateus participaram, nesta terça-feira (4/2), em Belo Horizonte, da solenidade de troca de comando do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) que, pela primeira vez em 113 anos de história, será comandado por uma mulher.

A coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan assume o comando-geral da corporação no lugar do coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho.

Ao recepcionar a nova comandante da instituição, o governador Romeu Zema enalteceu a valorização da atual gestão ao trabalho de mulheres que ocupam os principais cargos de liderança da administração pública estadual.

“Tivemos a primeira mulher ocupando a pasta da Secretaria de Agricultura e Pecuária, a primeira mulher ocupando a Secretaria de Meio Ambiente na história do Estado e, agora, a primeira mulher também ocupando um comando militar. Eu não tenho medo de mudanças, tenho medo de continuismo, que é o que muitas vezes atrapalha a administração”, disse o governador.

Por sua vez, o vice-governador Professor Mateus reconheceu o trabalho realizado pelo coronel Erlon Dias à frente da instituição e destacou o papel dos bombeiros para os mineiros.  

“Hoje, de uma forma mais marcante, o coronel Erlon encerra a caminhada dele conosco depois de seis anos em postos de comando de uma instituição que, para a gente, é motivo de orgulho”, disse.

“Em cada um dos momentos em que a gente precisa da intervenção dos bombeiros, seja no momento dos incêndios na seca, seja no momento dos resgates na enchente, seja no apoio em todos os graves acidentes do estado, nós temos confiança de que estaremos a salvo e em segurança por conta da qualidade do serviço do nosso Corpo de Bombeiros”, enfatizou Professor Mateus.


Comandante-Geral

Ao longo da carreira, a coronel Jordana de Oliveira ocupou diversas posições de destaque na corporação, incluindo a subchefia da Seção de Planejamento Operacional do Estado-Maior, o subcomando do 3º BBM, a chefia da Assessoria de Comunicação do CBMMG e, mais recentemente, a Diretoria de Assuntos Institucionais.

Ela  é especialista em Administração Pública, com enfoque em Gestão de Pessoas pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro, e em Gestão Estratégica e Políticas Públicas pela Academia de Bombeiros Militar.

 “Para mim é uma honra muito grande. Acho que todos podem imaginar a emoção desse momento.  O que vem agora é muita responsabilidade para dar continuidade a um trabalho de uma corporação presente em todo o estado. Vamos continuar buscando a excelência do nosso serviço prestado a toda a sociedade”, garantiu a nova comandante-geral dos bombeiros de Minas Gerais.

Estado-Maior

O subcomando da corporação e a chefia do Estado-Maior estarão a cargo do coronel Moisés Magalhães de Sousa, em substituição à coronel Daniela Lopes. Ele será empossado em 12/2. 

Comandante Especializado de Bombeiros, é especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, em Normalização de Medidas contra Incêndio, Pânico e Explosões, e em Gestão Estratégica e Políticas Públicas. Também leciona e orienta no Curso de Pós-Graduação em Gestão Estratégica e Políticas Públicas da Academia de Bombeiros Militar.

O conteúdo está disponível na Agência Minas: https://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/nova-comandante-geral-e-a-primeira-mulher-da-historia-a-chefiar-o-corpo-de-bombeiros-de-minas-gerais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Galeria

América x Cruzeiro: criança com doença ultra rara entrará em campo no clássico de quarta-feira
CBA promove educação patrimonial para mais de 700 pessoas na Zona da Mata Mineira
Deputado Grego da Fundação lidera avanços na inclusão e nos direitos das pessoas com deficiência em Minas Gerais
Prefeitura de Muriaé intensifica combate à dengue com base no novo LIRAa
Mutirão de repavimentação de ruas está em andamento em Muriaé
Por dentro da obra: construção da nova UBS São Cristóvão
Dr. Marcos se reúne com diretores do Sindicato dos Servidores Públicos
Eduardo Monteiro Rodrigues tomou posse da nova diretoria da CDL – ACE Mais para o biênio 2025-2026 em Muriaé 
Centro Administrativo em Muriaé conta agora com controle de acesso; veja como funciona

O DIÁRIO REGIONAL - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2024