


O Concurso Leiteiro da Exposição das Montanhas, foi realizado durante a programação da Feagro 2025 e foi um dos momentos mais aguardados da feira e reafirmou o alto nível da pecuária leiteira da região. A realização da Oitava Exposição das Montanhas foi do Núcleo de Criadores de Girolando Sem Fronteiras, com a organização da SV Assessoria e da Progredir Eventos Leilões. O evento contou ainda com o apoio e parceria do Sicoob Credisudeste, do Sindicato Rural de Muriaé e integrou a programação oficial da Feagro Muriaé 2025. Coordenado por Sérgio, da SV Assessoria, o torneio foi marcado por organização impecável, animais de altíssima qualidade e grande envolvimento dos produtores. Segundo Sérginho, o concurso faz parte de um esforço maior para valorizar a genética leiteira e fortalecer o setor:
“O torneio é uma vitrine do trabalho sério que os criadores da nossa região vêm desenvolvendo. É o resultado de muita dedicação e planejamento, e temos orgulho de fazer parte disso.”
A edição deste ano contou com a presença de vacas das principais propriedades da região, com destaque para a produtividade e o manejo dos animais. Presente como parceiro do evento, o Sicoob Credisudeste reforçou sua atuação no incentivo ao agronegócio regional. Em entrevista, o gerente e conselheiro Clodoaldo Heitor comentou sobre a importância do concurso leiteiro:
“O concurso leiteiro é uma das ações mais valiosas da Feagro, pois evidencia o compromisso dos produtores com a qualidade e a evolução genética dos seus rebanhos. O Sicoob acredita no desenvolvimento local e investe em eventos como este para fortalecer ainda mais o agronegócio da nossa região.”
Clodoaldo também destacou o ambiente familiar e de negócios que se consolidou ao longo da feira, unindo produtores, instituições e visitantes em torno de um propósito comum: fomentar o crescimento sustentável da produção leiteira.
Campeão do torneio: Douglas Franzini Soares
O grande vencedor foi Douglas Franzini Soares, que apresentou uma novilha da raça Girolando com desempenho impressionante: uma produção total de 79,940 kg de leite durante o torneio, sendo 40,7 kg em apenas um dos dias da competição.
O animal — em sua primeira cria e participando de sua primeira competição — é filha do renomado touro Wildman, referência em genética leiteira. A novilha pariu em março e, desde então, passou por uma preparação intensa de 30 dias para o torneio.
“É fruto de muito trabalho, dedicação e fé. Agradeço a Deus e aos meus ajudantes Gabriel, Marcelo e Júnior, que foram essenciais nesse processo”, destacou Douglas.
Conclusão
O Concurso Leiteiro da Feagro 2025 reforça o papel de Muriaé como referência em produção leiteira, unindo genética de qualidade, manejo eficiente e profissionais comprometidos. A organização da Exposição das Montanhas foi do Núcleo de Criadores de Girolando Sem Fronteiras, com a organização da SV Assessoria e da Progredir Eventos Leilões. O evento contou ainda com o apoio e parceria do Sicoob Credisudeste, do Sindicato Rural de Muriaé e integrou a programação oficial da Feagro Muriaé 2025, e obteve a grande participação dos produtores locais, o torneio consolida-se como um dos principais momentos da feira e como estímulo para o contínuo aprimoramento do setor.













