





O Sítio Córrego Serrano, localizado no distrito de Macuco, em Muriaé (MG), foi palco no último sábado, dia 26 de julho de 2025, da 2ª edição do evento “Viver Bem no Campo”, uma celebração especial em homenagem ao Dia do Agricultor. Organizado pelos anfitriões Francisco Ofeni Silva, engenheiro agrônomo, e Ângela Regina P. de Assis Silva, o encontro reuniu mais de mil pessoas entre produtores, estudantes, parceiros e entusiastas da vida rural.
A programação começou cedo com um café de boas-vindas e seguiu com uma solenidade comemorativa ao Dia do Agricultor, além de uma rica jornada produtiva, composta por palestras, oficinas e exposições.
Destaques da Programação:
- Reflexão bíblica com o Pr. Carlos Henrique Assis Silva (Igreja Metodista no Porto)
- Palestra “Viver Bem no Campo” com Dr. Odilon Paiva Carvalho (Fazenda do Sul / Silveira Carvalho)
- Alimentação Saudável no Campo com a Prof.ª Aparecida Domingues (IF Sudeste MG – Campus Muriaé)
- Produção artesanal de alimentos com Ângela, Fátima e D. Elza (Produtoras de Macuco)
- Segredos do bom café com Loir Clóvis Pereira (Juiz de Fora)
- Produção orgânica em sistema suspenso com Davi Dias Maciel (Secretaria de Agricultura de Rosário da Limeira)
- Preservação de Nascentes, Barraginhas e Campo Produtivo com especialistas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Muriaé
Além das atividades educativas, o público pôde conferir uma exposição de produtos e serviços locais, fortalecendo a economia rural da região.
Palavra do Anfitrião
Em entrevista, Francisco Ofeni Silva, idealizador do projeto e proprietário do sítio, destacou a importância da iniciativa:
“Nosso objetivo com o ‘Viver Bem no Campo’ é compartilhar conhecimento, mostrar práticas sustentáveis e valorizar quem faz a agricultura acontecer no dia a dia. Ver tanta gente reunida, trocando experiências, nos dá certeza de que estamos no caminho certo. Agradeço de coração a todos os parceiros que tornaram esse dia possível.”
Apoio e Parcerias
O evento contou com o apoio de diversas empresas, instituições e colaboradores.
Conclusão
A 2ª edição do “Viver Bem no Campo” foi um verdadeiro sucesso, tanto pela participação expressiva quanto pela qualidade do conteúdo compartilhado. A proposta do projeto é clara: promover conhecimento, fortalecer o campo e aproximar produtores da inovação e da sustentabilidade. A expectativa para as próximas edições já é grande!












































