Image

A Câmara Municipal de Muriaé outorga a Comenda Maçônica Dr. Lenine Brum Junqueira Passos a Cinco homenageados.

A Respeitável Loja Simbólica Ad Gloriam Et Sapientiam em Muriaé, foi palco da Sessão Magna Pública de entrega da Comenda Maçônica Dr. Lenine Brum Junqueira Passos.
Ciro Alves Mota Mendes, Mário José Cavalhier Vieira, Sérgio Wanderley Bordoni e Waldir Gil Alcon Filho foram homenageados.
A honraria, que leva o nome de uma das figuras mais emblemáticas da história maçônica e política de Muriaé, é um reconhecimento aos maçons que dedicaram suas vidas ao serviço e ao desenvolvimento do município.
O vereador Dr. Frederico Faria Silva, propósitor da lei que criou a Comenda, conduziu a entrega das honrarias
Homenageado Ciro Alves Mota Mendes,
A cerimônia foi aberta com pompa e reverência. Irmãos, cunhadas, sobrinhos e convidados compareceram em peso para prestigiar os homenageados, que foram recebidos sob a guarda simbólica das espadas erguidas pelos irmãos.

Na noite da última quinta-feira, 31 de outubro, a Augusta e Respeitável Loja Simbólica Ad Gloriam Et Sapientiam nº 97, em Muriaé, foi palco da Sessão Magna Pública de entrega da Comenda Maçônica Dr. Lenine Brum Junqueira Passos. A honraria, que leva o nome de uma das figuras mais emblemáticas da história maçônica e política de Muriaé, é um reconhecimento aos maçons que dedicaram suas vidas ao serviço e ao desenvolvimento do município.
A cerimônia foi aberta com pompa e reverência. Irmãos, cunhadas, sobrinhos e convidados compareceram em peso para prestigiar os homenageados, que foram recebidos sob a guarda simbólica das espadas erguidas pelos irmãos. Após o posicionamento dos presentes, o Venerável Mestre deu início aos trabalhos, saudando todos com um caloroso “Boa noite” e declarando aberta a Sessão Magna

Homenageados com a comenda Lenine Brum Junqueira Passos, cada um deles, representando uma loja maçônica distinta, por sua trajetória de dedicação e liderança.

Os homenageados da noite — Ciro Alves Mota Mendes, Mário José Cavalhier Vieira, Sérgio Wanderley Bordoni e Waldir Gil Alcon Filho — foram então convidados ao centro do templo para receberem a Comenda Lenine Brum Junqueira Passos. Cada um deles, representando uma loja maçônica distinta, foi ovacionado por sua trajetória de dedicação e liderança.
A trajetória do Irmão Lenine Brum Junqueira Passos, que dá nome à comenda, foi enaltecida com carinho. Nascido em 1926, Dr. Lenine foi um respeitado advogado e um dos pioneiros na construção do município. Ele deixou um legado na Câmara Municipal de Muriaé, onde exerceu quatro mandatos consecutivos como vereador e ocupou a presidência nos anos de 1989 e 1990. Dr. Lenine, que também foi Venerável Mestre da Loja Maçônica Labor, Força e Virtude, destacou-se pela criação da Lei Orgânica Municipal e pela contribuição para outras cidades mineiras.
Os quatro homenageados deste ano possuem trajetórias notáveis na maçonaria e em suas vidas profissionais. Ciro Alves Mota Mendes, da ARLS Seareiros da Paz, destacou-se por seu compromisso com a comunidade e por sua liderança dentro e fora da Loja. Mário José Cavalhier Vieira, da Loja Labor, Força e Virtude, é lembrado pelo trabalho social e pela participação ativa em obras filantrópicas. Sérgio Wanderley Bordoni, da Ad Gloriam Et Sapientiam, e Waldir Gil Alcon Filho, da Missionários da Luz, também foram enaltecidos por sua dedicação à ordem e pelo exemplo de ética e fraternidade que carregam.
O vereador Dr. Frederico Faria Silva, propositor da lei que criou a Comenda, conduziu a entrega das honrarias, expressando o orgulho de Muriaé em reconhecer a maçonaria e seus ilustres membros pelo trabalho em prol do bem comum. A cerimônia foi finalizada com palavras de agradecimento dos homenageados, que reforçaram o compromisso de continuar servindo a cidade e a maçonaria com integridade.
Assim, a Comenda Dr. Lenine Brum Junqueira Passos reafirma seu valor como um símbolo de honra para os maçons de Muriaé, perpetuando o legado de Dr. Lenine e inspirando futuras gerações na busca pelo progresso e pela fraternidade. O evento de entrega da comenda ocorreu na Augusta e Respeitável Loja Maçônica Ad Gloriam Et Sapientiam Nº 097, das Grandes Lojas de Minas Gerais, em Muriaé. O autor da honraria, Dr. Frederico Faria e Silva, que é vereador da cidade, idealizou e instituiu a comenda antes de sua iniciação na Ordem Maçônica, demonstrando seu compromisso com o reconhecimento de personalidades que promovem o bem-estar e o desenvolvimento social no município. Após sua entrada na Maçonaria, como membro efetivo da Ad Gloriam, a condecoração ganhou ainda mais significado, reforçando seu simbolismo e o elo entre suas ações políticas e os valores maçônicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Galeria

A partir de 1º de janeiro de 2025, a nova lei trará mudanças importantes para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Brasil
Escala 6×1: proposta sobre redução de jornada alcança assinaturas e será protocolada, diz deputada
Governo de Minas está preparado para enfrentar período de chuva nas rodovias
Santo Antônio de Pádua, RJ, tem doutorado aprovado pela CAPES
Atingimos o mérito de Alta Conformidade na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente pelo terceiro ano consecutivo!
Seminário debate pesquisa científica no Parque Estadual do Ibitipoca
Cresol de Minas Gerais completa 20 anos de história
Waldir Gil Alcon Filho, da Missionários da Luz é homenageado com a Comenda Maçônica Dr. Lenine Brum Junqueira Passos.

O DIÁRIO REGIONAL - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2024