






A APAE de Muriaé celebrou, na noite desta terça-feira (27/05), seus 50 anos de história com uma solenidade marcada por emoção, homenagens e profundo reconhecimento àqueles que ajudaram a construir e fortalecer a instituição ao longo de meio século.
A cerimônia teve início às 19h, com uma bênção especial conduzida pelo Pastor Alex Reis Pedrosa, dando o tom de espiritualidade e gratidão. Em seguida, foi apresentada a trajetória da APAE, desde sua fundação até os dias atuais, destacando o trabalho realizado nas áreas de saúde, assistência social e educação, em parceria com o poder público.
A entidade atende hoje centenas de usuários, sendo referência regional em reabilitação e inclusão de pessoas com deficiência.
Durante o evento, marcaram presença e fizeram uso da palavra o presidente da APAE, Ênio Moreira Bernardo; o coordenador institucional da Federação das APAEs de Minas Gerais, Daniel Barbosa; o prefeito de Muriaé e ex-presidente da APAE, prefeito Marcos Guarino de Oliveira; e o deputado estadual Ioannis Konstantinos Grammatikopoulos (Grego), que prestou sua homenagem à instituição, reforçando o compromisso com a destinação de recursos fundamentais para os serviços da APAE.
Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a homenagem aos colaboradores da instituição, reconhecidos como a base viva da APAE — profissionais dedicados, presentes em todos os setores, que mantêm a missão da entidade com amor e competência.
A APAE também homenageou seu Conselho Consultivo, formado por ex-presidentes que deixaram marcas importantes em diferentes períodos. Entre eles, destaque para Messias Soares Vardiero, que presidiu a instituição por diversos mandatos com equilíbrio e visão; e Maria Vitória do Amaral Braz, lembrada por sua sensibilidade e cuidado à frente da APAE.
Em agradecimento ao apoio do legislativo, foram homenageados os vereadores da Câmara Municipal de Muriaé, na pessoa do presidente Evandro Maciel da Silva, bem como os seguintes parlamentares e ex-parlamentares:
Afonso da Saúde, Anderson, Celsinho, Crhistian, Delsinho, Devail, Evandro, Forim, Frederico, Mirian Fachinni, Rangel, Reginaldo Roriz, Valdinei Lacerda.
A todos eles, foi prestado um agradecimento especial pelo compromisso, respeito e empatia com a causa da pessoa com deficiência, evidenciado pela destinação de emendas impositivas que permitirão novos investimentos na APAE.
A noite ainda reservou espaço para homenagens a voluntários e parceiros históricos. A senhora Zulmira Bicalho Dias foi reconhecida por seu apoio constante aos eventos da instituição, enquanto Luciana Catta Preta Canedo recebeu homenagens pelos mais de 20 anos de voluntariado dedicado.
Outro momento tocante foi a entrega de uma homenagem póstuma à memória de Mônica Vidon Alvarenga, recebida por seu irmão, Dr. José Geraldo Alvarenga Júnior, reforçando o legado de dedicação deixado por Mônica.
Empresas parceiras como Energisa, Laticínios Porto Alegre e Sicredi também foram reconhecidas por suas contribuições essenciais ao desenvolvimento e sustentabilidade da APAE.

Ao final, ficou claro que o que se comemorou não foram apenas os 50 anos de existência da APAE de Muriaé, mas 50 anos de amor, inclusão, solidariedade e transformação de vidas.
Vida longa à APAE de Muriaé!























































































