Image

Dicas importantes para enfrentar as ondas de calor

A Secretaria de Saúde de Itaperuna divulgou nota técnica com orientações do Ministério da Saúde, para um potencial risco de emergência em saúde pública, decorrente das ondas de calor e os perigos para a saúde.Segundo a nota, as ondas de calor são eventos meteorológicos caracterizados por um período de temperaturas extremamente elevadas em uma região geográfica específica, excedendo as médias esperadas para a estação. Esse fenômeno meteorológico ocorre devido a uma combinação de fatores, incluindo alta pressão atmosférica, bloqueio de padrões de vento e influências climáticas globais.As ondas de calor podem variar em intensidade, duração e frequência, mas todas compartilham a característica de temperaturas excepcionalmente altas durante o dia e muitas vezes também à noite. Essas ocorrências climáticas têm se tornado mais frequentes e intensas.

RECOMENDAÇÕESFIQUE INFORMADO: monitore as previsões meteorológicas e alertas de ondas de calor emitidos por agências meteorológicas locais e nacionais e pelos órgãos de Defesa Civil do seu território.

HIDRATAÇÃO ADEQUADA: beba bastante água regularmente, mesmo se não sentir sede. Evite bebidas alcoólicas e cafeinadas.

MANTENHA-SE FRESCO: procure abrigos com ar-condicionado ou locais mais frescos durante as horas mais quentes do dia. Use roupas leves e proteja-se do Sol.

VERIFIQUE PESSOAS VULNERÁVEIS: esteja atento ao bem-estar de crianças, idosos e pessoas com condições médicas crônicas. Eles podem precisar de assistência adicional.

EVITE ATIVIDADES EXCESSIVAS AO AR LIVRE: reduza a exposição ao Sol e evite atividades físicas extenuantes durante o período de calor intenso.

USE PROTETOR SOLAR: aplique protetor solar e use roupas de proteção quando sair ao ar livre.

COMUNIQUE-SE: mantenha contato com amigos e familiares, verificando regularmente o estado de saúde de pessoas vulneráveis, mesmo à distância.

SAIBA COMO RESFRIAR O AMBIENTE: use ventiladores, resfriadores evaporativos e/ou cortinas para manter a temperatura interna mais amena.

PROCURE ASSISTÊNCIA MÉDICA SE NECESSÁRIO: se alguém apresentar sintomas de hipertermia, desidratação ou insolação, procure assistência médica imediatamente.Acompanhe as notícias e informações sobre a Secretaria Municipal de Saúde e demais secretarias, pelas redes sociais da Prefeitura de Itaperuna!

DECOM – Itaperuna, com informações do Ministério da Saúde

Imagem: reprodução da Internet | Freepik

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Galeria

Prefeito Marcos Guarino esteve no evento Rio U20 representando Muriaé
A partir de 1º de janeiro de 2025, a nova lei trará mudanças importantes para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Brasil
Escala 6×1: proposta sobre redução de jornada alcança assinaturas e será protocolada, diz deputada
Governo de Minas está preparado para enfrentar período de chuva nas rodovias
Santo Antônio de Pádua, RJ, tem doutorado aprovado pela CAPES
Atingimos o mérito de Alta Conformidade na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente pelo terceiro ano consecutivo!
Seminário debate pesquisa científica no Parque Estadual do Ibitipoca
Cresol de Minas Gerais completa 20 anos de história

O DIÁRIO REGIONAL - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2024