• Home
  • Destaques
  • Escola São Paulo Realiza Mostra Do Conhecimento E Cultura
Escola São Paulo Realiza Mostra Do Conhecimento E Cultura

Escola São Paulo Realiza Mostra Do Conhecimento E Cultura

A Escola São Paulo promoveu mais uma edição da Mostra do Conhecimento e Cultura, no último sábado, 23 de junho. Este ano com o tema “Sustentabilidade”, os alunos do Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos, apresentaram diversos trabalhos que reforçaram os avanços da ciência, tecnologia e os cuidados a respeito de reciclagem e aproveitamento de material, tudo que mexe com sustentabilidade. Destaque para os experimentos, pesquisas, cartazes, banners, trabalhos artesanais e demais elementos dispostos e apresentados na escola, os projetos de variadas áreas do conhecimento, mostrando o que estão aprendendo dentro de sala de aula. Com muitas apresentações, o evento foi um verdadeiro sucesso e os alunos conseguiram encantar os professores, colaboradores da escola e seus pais, com os conhecimentos que já dominam.

De acordo com o professor do 6º ano até o 9ºano de Física da Escola, Eric Lobo Clemente de Sá, o objetivo é que o aluno consiga colocar no universo real e na prática, o conhecimento da ciência que ele tem no dia a dia. “A Escola São Paulo está trazendo uma novidade para nossa forma de ensino, do 6º ao 9º ano o conteúdo ciências foi desmembrado para física, química e biologia e isso é uma novidade para a cidade. Fizemos um trabalho este ano a respeito de reciclagem e aproveitamento de material, tudo que mexe com sustentabilidade a direção pediu que fizéssemos, os alunos se propuseram a fazer trabalhos de reciclagem de material, hortas verticais, reações químicas, cuidado com o lixo, tudo isso foi o objetivo da escola e eles utilizaram os conteúdos que aprenderam no 1º e 2º bimestre para fazer esse trabalho. Ficamos muito contentes com o resultado, tenho quase 20 anos de escola São Paulo e trabalho principalmente com o fundamental e ensino médio, este ano como temos mais pessoas juntas no ramo científico então ficou mais fácil termos mais ideias para os alunos selecionarem dentro da óptica da sustentabilidade e ajudá-los a se tornarem bons cidadãos e responsáveis, além de ajudar os pais no sentido de reciclar o material e manter a cidade e a escola limpas”, avalia.

 A Professora de Química, Camila Marquito, fala da importância da feira e diz que é uma ótima oportunidade para que os alunos coloquem em prática aquilo que aprenderam em sala de aula. “É uma forma de mostrarmos a eles que os conteúdos aprendidos em física, química e biologia podem ser colocados em prática de forma muito simples. Os alunos sempre buscam temas que irão chamar a atenção do público, este ano o tema foi sustentabilidade e eles buscaram formas de transformar os experimentos, as lembrancinhas, tudo que foi amostrado eles buscaram trazer para o tema sustentabilidade e no final da feira nós vimos que tem menos lixo para ser recolhido, menos papel, tudo isso é uma forma de conscientização pensada antes da feira”, analisa.

Márcia Fel (mãe do Enzo Fel do 9º ano A) falou que sempre acompanhou esses projetos e eventos da ESP e acha muito válido para escola e para seu filho. “Acho isso muito interessante pois instiga a pesquisa, a busca por novos conhecimentos e experimentos, faz dos alunos mini cientistas e pesquisadores, acho muito bom para escola, para o aluno e para aquisição do conhecimento. Agradeço a escola por oferecer um momento tão enriquecedor para os alunos e para nós”. Ela ainda destaca um importante ponto que foi dito nas apresentações sobre a energia solar: “É uma energia renovável e vem ocupando um espaço em nossa sociedade, apesar de ter um custo um pouco fora da nossa realidade, mas é uma opção para o nosso futuro talvez não tão distante”, destaca.

Alice Barreto de Souza Couto, do 9º ano A –“Fizemos um trabalho sobre diabetes e hipertensão, que é popularmente conhecida como pressão alta e ocorre quando a parede da artéria se estreita e fica difícil para o coração bombear e receber sangue. O trabalho de conscientização é muito importante, pois muitas pessoas têm diabetes, mas não se cuidam. Os exames laboratoriais de sangue são rápidos e fáceis, e devem ser feitos periodicamente”, acrescenta

            Alunos Caio Oliveira dos Santos, Adrielle Mediacer de Souza, Pedro Caetano Andrade Sevenini, Enzo Feu e Maria Luiza, do 9º ano A – “O sistema respiratório é o conjunto de órgãos responsáveis pela absorção do oxigênio do ar e a eliminação do gás carbônico das células. O sistema cardiovascular é formado pelo coração e vasos sanguíneos e é responsável pela circulação de sangue pelo corpo, transportando nutrientes e oxigênio obtidos pela respiração. O coração possui dois movimentos, que são a sístole, quando ele se contrai; e a diástole, quando ele se relaxa; e possui três tipos de vasos sanguíneos, que são as artérias, as veias e os capilares”. Finaliza

https://www.instagram.com/p/BkXmtmFnbRn/?utm_source=ig_share_sheet&igshid=19nsazksrhln2&r=wa1

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Galeria

Prefeito Marcos Guarino esteve no evento Rio U20 representando Muriaé
A partir de 1º de janeiro de 2025, a nova lei trará mudanças importantes para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Brasil
Escala 6×1: proposta sobre redução de jornada alcança assinaturas e será protocolada, diz deputada
Governo de Minas está preparado para enfrentar período de chuva nas rodovias
Santo Antônio de Pádua, RJ, tem doutorado aprovado pela CAPES
Atingimos o mérito de Alta Conformidade na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente pelo terceiro ano consecutivo!
Seminário debate pesquisa científica no Parque Estadual do Ibitipoca
Cresol de Minas Gerais completa 20 anos de história

O DIÁRIO REGIONAL - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2024