


Levi Cardoso de Mello nasceu em 31 de dezembro de 1946, no distrito de Divisório, em Muriaé. Filho de Wuilson e Arminda, já falecidos, desde jovem dedicou-se ao trabalho na roça, conciliando a lida no campo com os estudos na Escola de São Fernando.
Em 1971, casou-se com Rute Martins de Mello e, juntos, construíram uma família enraizada na zona rural onde nasceram. Dessa união nasceram três filhos: Wender, Cristiane e Giliard, e hoje Levi também se orgulha de ser avô de cinco netos.
Com espírito empreendedor e determinação, Levi iniciou a produção de doces caseiros a partir das goiabas que ele mesmo cultivava. O que começou de forma artesanal foi se transformando, com o tempo, em uma empresa familiar sólida e respeitada: Doces Cardozo. A necessidade de modernização e melhor acesso para o escoamento da produção levou à mudança do local da fábrica, permitindo a ampliação da capacidade produtiva.
Atualmente, a Doces Cardozo é reconhecida dentro e fora de Muriaé, produzindo uma variedade de produtos, gerando empregos e mantendo sua essência familiar. A história de Levi é a prova viva de que o homem do campo, com trabalho, dedicação e visão, é capaz de gerar desenvolvimento e progresso para toda a região.
Por sua trajetória de vida e contribuição ao desenvolvimento rural de Muriaé, Levi Cardoso de Mello foi homenageado com a Comenda Personalidade Rural José Antônio Pereira 2025, honraria concedida pela Câmara Municipal, por iniciativa da vereadora Ivonete Lacerda.
Mensagem de agradecimento à vereadora Ivonete Lacerda
“Receber a Comenda Personalidade Rural José Antônio Pereira foi uma honra imensa, e quero agradecer de coração à vereadora Ivonete Lacerda por essa homenagem tão significativa. Essa comenda representa muito mais que um reconhecimento pessoal — ela simboliza o valor do trabalho do homem do campo e da força da família na construção de um futuro melhor. Muito obrigado, Ivonete, por acreditar na nossa história e dar visibilidade à importância da zona rural no desenvolvimento de Muriaé.”
— Levi Cardoso de Mello














