Image

P R O C O N – PROGRAMA MUNICIPAL DE DEFESA DO CONSUMIDOR MURIAÉ – MG

 
 
PRODUTOS COM DEFEITOS DENTRO DA GARANTIA.
O QUE FAZER ?
 
 
Muitas e muitas vezes, os produtos que você comprou – geladeiras, televisões, máquinas de lavar, celulares, móveis, calçados, roupas, etc. – acabam por apresentar defeitos – que o Código de Defesa do Consumidor, chama de vício -, dentro do prazo de garantia legal ou contratual, em maior número ainda nessa última hipótese. E o que o consumidor deve fazer nesses casos? Quais e como tomar as providências devidas?
Na verdade, e o PROCON de Muriaé não vai esconder isso, os cuidados podem começar antes da compra, ocasião em que o consumidor  deve indagar ao vendedor se o produto a ser comprado tem assistência técnica autorizada em Muriaé (ou na sua cidade), dando preferência para a marca que tem autorizada local. Isso facilita a solução, além de colaborar para que as fábricas mantenham aqui uma assistência que as represente.    
Também é importante lembrar que o fornecedor, seja ele fabricante, importador, montador ou vendedor, tem até trinta (30) dias para sanar o vício, ou seja, para corrigir o defeito do produto.
Caso isso não aconteça, ou seja, o reparo não seja feito no prazo acima, o consumidor poderá  EXIGIR o seguinte: I – a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;    II – a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos; e III – o abatimento proporcional do preço.
Passemos agora, às providências a serem tomadas em casos de defeitos nos produtos, dentro da garantia legal e contratual:
Garantia legal (30 ou 90 dias) – se a mercadoria tiver apenas a garantia legal, o consumidor pode procurar a loja vendedora, em busca de solução.
Garantia contratual (vale o que está escrito. A maioria é de um ano) – neste caso, a coisa muda, devendo ser feito o seguinte; 01) se na sua cidade (Muriaé) tiver autorizada  da fabrica de seu produto, leve-o  imediatamente para a assistência técnica, pegando ali uma ordem de serviço (OS); 02) se não houver assistência técnica autorizada onde você mora, ligue para o 0800 do fabricante (o número normalmente está no manual de instrução)   para que lhe seja fornecido um código de postagem (um número) com o qual você enviará o produto defeituoso, pelo correio, para outra cidade onde tenha autorizada, sem qualquer despesa. Ao postar o aparelho fique de posse do “sedex”; 03) no entanto, pode ser também que uma assistência de outra cidade venha até sua casa. Nesse caso muito cuidado pois, dependendo do que está escrito no termo de garantia contratual o consumidor pode ter que arcar com o pagamento das despesas do atendimento (acostume-se a ler o termo de garantia); 04) passados trinta (30) dias da data da ordem de serviço ou do sedex, você já pode exigir uma das soluções acima descritas (substituição ou restituição).  Mas, preste atenção: nessa situação (garantia contratual) quem tem que tomar as providências é o consumidor. Você pode até procurar a loja vendedora. Porém, essa só vai ajudá-lo se quiser, pois não tem qualquer obrigação de fazer isso.
Garantia estendida (após o término da garantia legal ou contratual) – os mesmos procedimentos adotados na garantia contratual. Só que, nesse caso, o consumidor pode sim buscar orientações junto à loja onde fez a compra, uma vez que os seguros são vendidos por oferta do vendedor e em papel timbrado  da  própria loja.
 
 
(PROCON DE Muriaé – Unidade Administrativa do Poder Executivo Municipal – Vinculado ao Gabinete do Prefeito – Administração 2017/2020)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Galeria

A partir de 1º de janeiro de 2025, a nova lei trará mudanças importantes para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Brasil
Escala 6×1: proposta sobre redução de jornada alcança assinaturas e será protocolada, diz deputada
Governo de Minas está preparado para enfrentar período de chuva nas rodovias
Santo Antônio de Pádua, RJ, tem doutorado aprovado pela CAPES
Atingimos o mérito de Alta Conformidade na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente pelo terceiro ano consecutivo!
Seminário debate pesquisa científica no Parque Estadual do Ibitipoca
Cresol de Minas Gerais completa 20 anos de história
Waldir Gil Alcon Filho, da Missionários da Luz é homenageado com a Comenda Maçônica Dr. Lenine Brum Junqueira Passos.

O DIÁRIO REGIONAL - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2024