Mais RecenteMuriaé

Prefeito assina convênio para melhorar iluminação pública em Muriaé

Contrato firmado com Energisa inclui modernização de 120 pontos de luz com novas lâmpadas de LED; Prefeitura não terá custos com execução de projeto
 
O Centro de Muriaé vai ficar mais claro e iluminado em breve. O novo convênio firmado entre a Prefeitura e a empresa Energisa, responsável pelo fornecimento de energia elétrica na cidade, vai possibilitar a modernização do sistema de iluminação pública em várias ruas. O contrato foi assinado pelo prefeito Grego na tarde de quarta-feira (30), no Centro Administrativo, e, ao todo, o serviço será efetuado em 120 pontos, contemplando a substituição das atuais lâmpadas de vapor de sódio e mercúrio por unidades de LED, mais eficientes e econômicas.
 
A iniciativa será totalmente custeada pela Energisa, sem qualquer necessidade de contrapartida financeira para a Prefeitura de Muriaé. Isso porque, de acordo com a legislação, a empresa fornecedora deve destinar 0,5% de seu lucro anual em investimentos que promovam a eficiência energética. “No fim de 2018, a companhia fez a publicação do edital de chamamento público e Muriaé inscreveu seu projeto, que acabou obtendo a maior pontuação dentre os demais concorrentes”, explica a gestora de convênios da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais, Hadassa Oliveira.
 
De acordo com Hadassa, a potência das lâmpadas utilizadas atualmente foi determinante para a viabilidade do projeto – vale lembrar que, nesse caso, o termo “potência” está mais relacionado ao consumo do que à eficiência energética propriamente dita. “Nossas unidades atuais são de 400w, enquanto as novas serão de 150w, o que por si só já deve gerar uma economia em torno de R$45 mil por ano para o município”, informa. “Além disso, elas farão a emissão de luz branca em vez de amarela, melhorando a iluminação das ruas”, completa.
 
Com o contrato já assinado, a Energisa partirá agora para a compra dos materiais que serão instalados nas ruas da cidade. Paralelamente, a Prefeitura atua no estudo e análise dos endereços que poderão receber o serviço. A expectativa é que o trabalho de melhoria do sistema de iluminação, já com a definição das ruas a serem contempladas, aconteça a partir de abril.
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: O conteúdo desse site detém direitos autorais - Para cópia ou reprodução entre em contato com o administrador: (32) 9 8844-1675