Aconteceu nesta quarta – feira (06/09), no Centro de Eventos do Parque de Exposições, o final da 1ª edição do Torneio Curraleiro, competição realizada com os produtores rurais participantes do “Muriaé Mais Leite”, e premiou os criadores cujos animais tiveram melhor classificação nas pesagens de leite. Ao todo, foram 13 propriedades rurais que participaram da primeira edição do Torneio, que começou em maio e terminou em agosto, com pesagens sempre às quintas-feiras. O Torneio teve o objetivo de incentivar o melhoramento genético do rebanho e promover a integração entre a classe rural, além de gerar oportunidade de negócios.
O evento Iniciou em 2017, com o “Muriaé Mais Leite” e ofereceu, gratuitamente, para 300 pequenos criadores de gado leiteiro, visitas periódicas de veterinários para esclarecimentos sobre novas formas de aumentar a produtividade.
A vencedora, ao conquistar as primeiras colocações nas categorias Vaca Livre e Novilha Livre foi a Fazenda da Serrinha, localizada em Macuco. Ocimar Gomes e o filho, Thiago Gomes, levaram para casa duas selas e produtos veterinários, além da placa de participação. Outros produtores, que alcançaram até a quinta colocação, também foram premiados com produtos veterinários e de pecuária.
O produtor da Fazenda da Serrinha Ocimar disse: “Foi muito bom participar deste Torneio. Nós levamos a sério esta competição. Ano que vem quero participar novamente e que venceu com a vaca Azeitona (49kg). Nós dedicamos muito para fazer um trabalho bem feito.” diz
Thiago filho de Ocimar completa: “Estou muito feliz com o resultado, e que foi campeão da categoria com a novilha Gandara (49,5kg).” completa
Para o secretario do meio Ambiente Manoel Carvalho, o Torneio Curraleiro valoriza o homem do campo, além de promover a interação entre produtores rurais, incentivar o melhoramento genético do gado e gerar oportunidade de negócios, impulsionando o setor”.diz.
Confira os cinco primeiros colocados em cada categoria:
Vaca Livre:
1º lugar: Azeitona – Ocimar P. Gomes – 49kg
2º lugar: Marina – Paulo R. Andrade – 47,7kg
3º lugar: Marissa – Gilmar Pena – 47,4kg
4º lugar: Aurora – José Luis dos Santos – 46,2kg
5º lugar: Micaela – Elson Mota de Paiva – 44,4kg
Novilha Livre:
1º lugar: Gandara – Thiago A. Gomes – 49,5kg
2º lugar: Dina – Luis Carlos Mota – 43,5kg
3º lugar: Suelen – José Cardoso de Melo – 38,4kg
4º lugar: Luana – Paulo R. Andrade – 38,3kg
5º lugar: Dama – Fábio Marchese – 37,9kg