DestaquesEducaçãoMais RecenteMuriaéNotícias

PREFEITURA REALIZA PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE TÉCNICOS PARA PETI

Técnicos vão auxiliar no combate ao trabalho infantil na cidade

 

Cerca de 50 candidatos participaram do processo seletivo promovido pela Prefeitura de Muriaé para preenchimento de duas vagas de técnicos que vão atuar no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). O exame de seleção aconteceu na tarde de terça-feira (4), na Escola Municipal Gilberto José Tanuz Braz. O resultado provisório será divulgado no dia 11 deste mês. A previsão é que os técnicos comecem a atuar no final de julho, auxiliando no combate ao trabalho precoce e na preservação dos direitos das crianças e adolescentes.

O PETI é um programa do Governo Federal desenvolvido em parceria com os municípios para retirar crianças e adolescentes menores de 16 anos do trabalho precoce, exceto na condição de aprendiz a partir dos 14. O programa, além de assegurar transferência direta de renda às famílias, oferece inclusão das crianças e dos jovens em serviços de orientação. Os dois técnicos a serem contratados – um de nível médio e outro de nível superior formado em Psicologia ou Assistência Social – vão mapear situações de trabalho infantil para que as famílias sejam acompanhadas de perto e encaminhadas para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e o Programa de Acompanhamento Integral à Família. Inicialmente, está previsto o pagamento de uma bolsa no valor de R$ 25,00 para a família.

“Na década de 90, o PETI tinha o objetivo de erradicar o trabalho infantil principalmente no meio rural, com as crianças que trabalhavam nas carvoarias. Hoje, temos outra realidade, que são situações mais difíceis de serem identificadas, como o trabalho infantil doméstico, por exemplo. Para isso, precisamos de técnicos para ir até as casas e compreender as relações da família. Às vezes, nem os próprios pais sabem que estão violando o direito da criança”, explica o chefe do Departamento de Vigilância Socioassistencial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Arthur Venuto.

PREFEITO RESSALTA IMPORTÂNCIA DE OFERECER FUTURO E OPORTUNIDADES AOS JOVENS MURIAEENSES

O prefeito Grego frisa que os novos técnicos vão realizar um trabalho importante para o desenvolvimento sadio dos jovens. “As crianças e adolescentes merecem ser tratadas com todo o carinho e atenção. Por isso, vamos acompanhar de perto, através dos novos técnicos, tudo o que possa violar os seus direitos. Queremos dar educação, oportunidades e um futuro para, assim, construir um novo caminho para nossos jovens”, afirma.

 

 

Att.

Gabriela Marquito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: O conteúdo desse site detém direitos autorais - Para cópia ou reprodução entre em contato com o administrador: (32) 9 8844-1675