DestaquesGeralMais RecenteMuriaéNotícias

Prontocor anuncia parceria para triagem de infarto na região. Programa LATIN é desenvolvido em países vizinhos e auxilia no diagnóstico de doenças cardíacas com atendimento rápido e preciso.

O Hospital Prontocor, de Muriaé, da Zona da Mata mineira, anuncia uma parceria com a Lumen Foundation e a ITMS para combater uma das doenças cardíacas que mais mata em todo o mundo: o infarto agudo do miocárdio. O evento aconteceu nesta quinta- feira (16), no auditório do hospital, no terceiro andar. A instituição comemora este mês 35 anos de existência e apresentou o Programa LATIN para prefeitos, secretários de saúde da região, jornalistas e profissionais de saúde. Realizado em várias cidades e países vizinhos, o LATIN é uma parceria acadêmico-científica que possui o objetivo de desenvolver uma rede de comunicação entre profissionais de saúde, chamada Telemedicina. Por meio dela, o programa oferece um gerenciamento abrangente e economicamente viável para identificar casos de infarto, aumentando as chances de sobrevida dos pacientes. Utilizando dispositivos de telecomunicações especiais, o Latin America Telemedicine Infarct Network (Rede Latino-Americana de Telemedicina para Infarto) conectará unidades de tratamento básico e ambulâncias ao Prontocor.

O Diretor do Prontocor Dr. Odilon Paiva Carvalho, esclarece que do ponto de vista tecnológico e clínico apenas 2% dos hospitais de todo o Brasil fazem o que o Prontocor é capaz de realizar em casos de tratamentos de infarto, trata-se da angioplastia primária. São realizadas uma média de 25 cirurgias de infarto por mês, com o LATIN esse número pode chegar a 50. “Só por isso foi possível a instalação desta central na cidade. O programa, além de salvar vidas vai diminuir o tempo de internação do paciente e evitar sequelas”, explica o diretor.
Dr. Ewerton de Souza Abreu, e Dr. Caio Augusto Carvalho, responsáveis por desenvolver o programa na região, são médicos cardiologistas especialistas e em cardiologia intervencionista, além de responsáveis pelo serviço de Hemodinâmica do Prontocor. Dr. Ewerton ressalta que o Programa LATIN que é uma parceria acadêmico-científica com objetivo de desenvolver uma rede de comunicação entre profissionais de saúde, chamada Telemedicina e já é realidade em diversos municípios brasileiros e em países da América Latina. “Estamos oferecendo um programa de gerenciamento abrangente e economicamente viável para identificar casos de infarto, aumentando as chances de sobrevida dos pacientes. Se uma pessoa estiver passando mal em Além Paraíba, por exemplo, poderemos, por meio da Telemedicina, empregada no Programa LATIN, diminuir o tempo de diagnóstico e tratá-la com muito mais eficiência. Tudo oferecido gratuitamente ao paciente”, salienta.
A telemedicina promove o intercâmbio de informações médicas de um local a outro via comunicações eletrônicas para melhorar o estado de saúde clínica do paciente. Permite que um tratamento cardíaco que salva vidas tenha início na unidade de tratamento básico ou na ambulância e não na chegada ao hospital. Inicialmente, a previsão é conectar ao programa 400 mil pessoas já atendidas em unidades básicas de saúde e outros sistemas de saúde. Com o LATIN, o Prontocor espera ajudar mais pessoas de toda a região, já que facilitará o contato entre o cardiologista e o socorrista.
Com mais de três décadas atuando na Zona da Mata, o hospital é referência em tratamento cardiovascular, com mais de 20 mil procedimentos invasivos, além de cirurgias cardiovasculares de alta complexidade.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: O conteúdo desse site detém direitos autorais - Para cópia ou reprodução entre em contato com o administrador: (32) 9 8844-1675