A Sicredi Botucaraí RS/MG realizou na noite desta terça-feira, dia 21 de março, no colina Country clube em Muriaé, mais uma Assembleia Geral. Depois de dois anos os encontros voltaram a acontecer de forma presencial em todas as agências da Cooperativa no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais. As assembleias são o principal momento do Sicredi, tendo em vista que é a oportunidade de o associado colocar em prática o seu papel de dono, decidindo os rumos da Cooperativa. O objetivo das agências de Muriaé foi reunir seus associados para prestar contas do exercício 2022 e discutir o planejamento da Cooperativa para este ano.
A eleição do Conselho de Administração da Cooperativa estavam em pauta durante a assembleia. Os associados poderam votar pela continuidade da atual gestão da cooperativa, com a eleição dos integrantes do Conselho de Administração, que tem em sua liderança o Presidente da Sicredi Botucaraí RS/MG, Carlos Rogério Matuella.
Para o presidente da Sicredi Botucaraí RS/MG, Carlos Rogério Matuella, a assembleia foi um sucesso com a participação dos associados. Ele destacou que a Cooperativa encontra-se cada vez melhor, e falou das assembleias, comemorando o fato de poder realizar novamente os encontros de forma presencial. “Foi uma assembleia acima do esperado, com a participação de muitos associados. Não imaginávamos ter a casa tão cheia, tenho certeza que deve ter mais de quatrocentas pessoas aqui nessa noite e isso evidencia que conseguimos plantar uma sementinha aqui. Para nós, a assembleia é o órgão máximo da Cooperativa e ela só tem êxito se nós tivermos a participação dos associados. Cooperativa forte só se faz com a participação do associado. Nós esperamos retribuir todo esse carinho desse povo maravilhoso, que é a maior riqueza aqui da Zona da Mata, com muito trabalho, dedicação, respeito e humildade. Só tenho a agradecer, a palavra aqui realmente é gratidão. E a noite de hoje vai ficar marcada pela nossa história, realizamos a primeira assembleia presencial aqui em Muriaé, onde tudo começou e espero que seja a primeira de muitas e que vocês estejam sempre junto conosco”. Carlos Rogério Matuella destacou que essa assembleia foi a primeira presencial depois da pandemia. “A primeira presencial, as demais foram à distância, por live, em virtude da pandemia. E a primeira presencial em Muriaé e não tem como explicar, o aconchego da presença, da proximidade das pessoas, do abraço do aperto de mão e como fazia falta isso. Então, a gente tá muito feliz, vocês têm acompanhado nosso jeito de fazer as coisas e o quanto nós damos valor para o ser humano. A assembleia é o órgão máximo de uma cooperativa, é onde você elege seus governantes, onde você dá o destino e o tamanho dessa cooperativa. Quando você constrói a relação entre o associado e as pessoas que ela escolhe para dirigir o rumo da cooperativa, só por isso já basta e quando você consegue fazer isso com a participação efetiva das pessoas o resultado ainda é maior”, destacou sobre a eleição para o Conselho de Administração. Matuella explica que está colocando seu nome à disposição mais uma vez. “Realizamos reuniões preparatórias com a nossa liderança, ouvimos as suas demandas e, com o apoio unânime de todos os nossos coordenadores coloquei meu nome à disposição do associado mais uma vez”, explica.
O gerente da agência Barra do Sicredi, Eduardo Gonçalves Reis, ressaltou que a assembleia foi um momento marcante, e a presença dos associados é muito gratificante. “Aqui pra nós é um momento marcante, pós-pandemia é a primeira assembleia presencial, tudo que nós precisamos é essa aproximação do associado, apresentando os números com transparência e que ele possa votar, possa exercer o papel democrático. E a nossa cooperativa, como eu disse, na apresentação, é feita por pessoas. Então, nós priorizamos as pessoas, e o mais justo, vamos confraternizar com um delicioso jantar. Para que possamos alinhar algumas coisas, bater um papo e colocá-lo em dia. Graças a Deus a nossa cooperativa vem num momento muito bom de expansão, de crescimento e nada melhor que uma pessoa que começou, continuar na presidência, ressaltou.O Gerente de Desenvolvimento de Negócio e Coordenador do Projeto de Expansão, Laoni da Cunha contou que as assembleias estão sendo um sucesso e um momento histórico para a cooperativa. “É um momento histórico pra nossa cooperativa, iniciamos nossa primeira assembleia presencial. Tivemos a primeira em Tabuleiro, a segunda aqui em Muriaé, teremos agora na sequência a Argirita e depois em Leopoldina, encerrando todo o processo de assembleias. Então, das nossas assembleias de núcleo, que nós chamamos, antecipando, antecedendo, aliás, assembleia geral que será no dia 05 de abril, encerrando então o nosso processo de prestação de conta aos nossos associados e esse momento que estamos vivendo aqui realmente é um momento inesquecível. O nosso presidente, presente com a nossa diretoria aqui, apresentando os números da cooperativa, fazendo a prestação de conta para aqueles que são o pilar da cooperativa, que são os associados, os nossos colaboradores que realizaram um excelente trabalho, desde a abertura das agências em Minas Gerais. Então o momento é muito importante, é ter os associados conosco e ter vocês da imprensa mais uma vez ao nosso lado aqui mostrando essa parceria, a grandeza de estar ao lado de parcerias pró desenvolvimento do negócio e comemorar, o resultado maravilhoso.Então, é o papel da cooperativa realmente prestar conta, realizar um exercício de muito conquista e devolver pro associado aquilo que ele merece na realização dos produtos e serviços do Sicredi. Estamos muito satisfeitos com o resultado, muito felizes com a participação de vocês. Muito feliz com a participação dos nossos colaboradores, fazendo aquilo que nós estamos acompanhando nas agências, que entrega o melhor atendimento para nós, para os nossos associados”, explicou.