Image

Treze mil detentos e 164 adolescentes participam de exame nacional de certificação de ensino

Crédito: Sejusp / Divulgação

Número de participantes do sistema prisional mineiro no Encceja PPL é o maior do país; provas estão sendo aplicadas nesta terça e quarta-feira em todo o estado

Nesta terça e quarta-feira (29 e 30/10) ocorre em todo o país o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos voltado para Pessoas Privadas de Liberdade, o Encceja PPL. Em Minas Gerais, quase 13 mil detentos e 164 adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa participam das provas, que estão sendo aplicadas em 143 unidades prisionais, 49 Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apacs) e 16 unidades socioeducativas.

Minas Gerais tem, proporcionalmente, o maior número de inscritos do país. Apesar de São Paulo ficar em primeiro lugar em número absoluto, com 37.451 presos inscritos, o estado possui uma população carcerária 5 vezes maior do que a mineira. “Isso representa a nossa eficiência. Minas Gerais é signatária de todos os programas voltados ao sistema prisional e visa a aplicabilidade de políticas públicas com estratégias que buscam melhor desempenho e eficiência dos recursos”, detalha a diretora de Ensino e Profissionalização do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), Míriam Célia dos Santos. “No Encceja os detentos ampliam suas chances no mercado de trabalho ao consolidar seus conhecimentos por meio do certificado obtido no exame”.

O total de participantes neste ano representa ainda 17% de aumento em relação a 2023 e 19,5% no comparativo com 2022. São 12.985 inscritos este ano, 11.062 em 2023 e 10.862 em 2022. O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos voltado para Pessoas Privadas de Liberdade é uma realização do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As provas são gratuitas e de participação voluntária.

O Presídio de Salinas, no Alto Rio Pardo, é uma das unidades participantes. Uma nova sala de aula foi inaugurada nesta terça-feira com a aplicação da prova. Nove presos participam, hoje, da certificação para o Ensino Fundamental e, amanhã, outros 14 tentam a certificação para o Ensino Médio.

“Esta é a primeira vez que a unidade adere ao Encceja e isso é de grande importância para medirmos os conhecimentos dos detentos e garantirmos a certificação a eles. Pretendemos também iniciar a alfabetização e os projetos de remissão pela leitura”, afirma o diretor da unidade, Edmilson da Silva.

Sistema Socioeducativo

O Sistema Socioeducativo de Minas Gerais também participa do exame. Governador Valadares, na região do Vale do Rio Doce, teve o maior número de inscritos no estado, com 21 adolescentes fazendo as provas.

“As provas do Encceja são uma oportunidade para os adolescentes concluírem os Ensinos Fundamental e Médio, e buscarem, a partir daí, construir sua própria história. O exame também possibilita novas oportunidades para inserção no mercado de trabalho”, destaca a pedagoga da unidade, Tânia Carla Campos.

A diretora de Formação Educacional, Profissional, Esporte, Cultura e Lazer da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase), Nathália Dantas, ressalta a importância desse tipo de exame para os adolescentes. “A realização do Encceja concretiza o direito constitucional à educação e coaduna com o empenho de toda a Suase para que cada adolescente possa sair de uma medida socioeducativa com perspectivas e oportunidades ampliadas”.

Crédito: Sejusp / Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Galeria

A partir de 1º de janeiro de 2025, a nova lei trará mudanças importantes para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Brasil
Escala 6×1: proposta sobre redução de jornada alcança assinaturas e será protocolada, diz deputada
Governo de Minas está preparado para enfrentar período de chuva nas rodovias
Santo Antônio de Pádua, RJ, tem doutorado aprovado pela CAPES
Atingimos o mérito de Alta Conformidade na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente pelo terceiro ano consecutivo!
Seminário debate pesquisa científica no Parque Estadual do Ibitipoca
Cresol de Minas Gerais completa 20 anos de história
Waldir Gil Alcon Filho, da Missionários da Luz é homenageado com a Comenda Maçônica Dr. Lenine Brum Junqueira Passos.

O DIÁRIO REGIONAL - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2024