EducaçãoGeralPolítica

Unidades de Atendimento Integrado estão presentes em todos os Territórios de Desenvolvimento

Projeto de expansão das UAIs prevê a modernização e a inauguração de mais 13 unidades até o final de 2018

As Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) estão presentes em todos os Territórios de Desenvolvimento de Minas Gerais. Com isso, o Governo de Minas Gerais cumpre com a proposta de interiorizar os principais serviços oferecidos pelo Estado, levando-os para perto de todos os cidadãos mineiros.

E a ideia é de expandir ainda mais a presença das UAIs no interior. Por meio de contrato de Parceria Público-Privada (PPP), a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) vai inaugurar, até o final de 2018, 13 novas Unidades de Atendimento Integrado em Minas Gerais. Algumas unidades serão inéditas nas cidades enquanto outras vão mudar de endereço, para prédios maiores e com infraestrutura moderna para atender o cidadão mineiro.

No Território Metropolitano já mudaram de endereço as UAIs de Belo Horizonte em Barreiro e Venda Nova, em 2016, e também já foi inaugurada a UAI no município de Contagem, em 2017. No Território Alto Jequitinhonha, foi inaugurada, também neste ano, a unidade de Diamantina, que migrou do antigo modelo – Psiu – para o UAI. Destaca-se, ainda, a recente inauguração da nova sede da UAI de Uberaba, que migrou de endereço.

“Essa migração tem objetivo de continuar com a qualidade de serviço com o investimento no parque tecnológico com novos equipamentos, unidades remontadas e mobiliário novo. A ideia é de migrar para um lugar mais movimentado, com acesso de ônibus. A lógica da mudança de endereço é sempre essa: modernizar o atendimento e facilitar o acesso do cidadão”, afirma o superintendente das UAIs Itaner Debossan.

Também já este previsto para este ano a implantação da UAI em São Sebastião do Paraíso, Território Sudoeste, onde existe um Psiu, e em Ipatinga, Território Vale do Aço, onde terá uma unidade completamente nova.

Atualmente, as UAIs estão presentes nas cidades de Belo Horizonte (Barreiro, Barro Preto, Praça Sete e Venda Nova), Araçuaí, Barbacena, Betim, Caratinga, Contagem, Coronel Fabriciano, Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Governador Valadares, Juiz de Fora, Lavras, Muriaé, Montes Claros, Paracatu, Passos, Patos de Minas, Poços de Caldas, Ponte Nova, Pouso Alegre, São João del-Rei, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia e Varginha.

Clique aqui para conferir o endereço e contato da UAI mais próxima da sua cidade.

Modernização e humanização do atendimento

A modernização das UAIs reflete diretamente na qualidade do serviço que é prestado ao cidadão mineiro. Além de modernizar, Itaner Debossan explica que foram retirados serviços que não agregavam valor ao cidadão e geravam alto custo de manutenção ao Estado. “Focamos na melhoria de serviços que trazem reais benefícios para a população, além da questão da humanização”, salienta.

Um exemplo é o agendamento para a retirada da segunda via da carteira de identidade. Atualmente, com o agendamento o processo demora de 4 a 6 minutos. Antes, a espera chegava a ser de mais de 4 horas na UAI da capital. “Hoje o cidadão sai de casa sabendo os documentos que precisa levar, com horário marcado. É um ganho muito grande no caráter humanitário. Nossas filas são bem menores em função dessa questão”, destaca Itaner.

 

Crédito Foto: Carlos Alberto/Imprensa MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: O conteúdo desse site detém direitos autorais - Para cópia ou reprodução entre em contato com o administrador: (32) 9 8844-1675