DestaquesGeralMais RecenteMuriaé

Você conhece o Centro da Doença de Alzheimer e Parkinson em Itaperuna?

Em Itaperuna, RJ, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve uma série de programas, projetos e ações importantes, que se destacam na região. Você conhece ou já ouviu falar sobre o CDA/CDP – Centro da Doença de Alzheimer e Parkinson?!

O CDA/CDP conta com uma equipe de excelentes profissionais e, dentre os trabalhos realizados, a estimulação cognitiva para idosos, voltadas para o Alzheimer. O cérebro quando é estimulado, ativa novas conexões entre os neurônios, aumentando ainda mais sua capacidade, melhorando a memória, criatividade, concentração e o raciocínio.

No setor, também são desenvolvidas ações, que estimulam as habilidades socioemocionais. O CDA/CDP tem como objetivo confirmar a perda das funções cognitivas ocasionadas pela doença Alzheimer, para que o paciente em questão, possa ser incluído no processo de solicitação de medicamentos, junto à Farmácia dos Componentes Especializados – Secretaria Municipal de Saúde.

Ainda oferece outros serviços, como por exemplo, estimulação cognitiva; grupo de apoio aos familiares e/ou cuidadores; reavaliação e acompanhamento do processo de evolução das doenças, fisioterapia voltada para os pacientes de Parkinson; e outros serviços mais.

O CDA/CDP está localizado na Rua 10 de Maio, número 893, anexo ao Posto de Saúde Dr. Raul Travassos. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

FIQUE ATENTO AOS SINAIS
Em relação ao Alzheimer é importante ficar atento a alguns sinais, como por exemplo, esquecimento de informações recentes, dificuldade em recordar eventos importantes ou repetição de perguntas. Dificuldade em encontrar palavras ou expressar pensamentos de forma clara.

Alterações comportamentais, irritabilidade, confusão, depressão, dificuldade em realizar tarefas rotineiras, como cozinhar ou manter a higiene pessoal, também são sinais importantes que precisam ser observados.

Já sobre o Parkinson é possível observar tremores nas mãos, braços, pernas ou mandíbula. Rigidez ou dificuldade de movimento, especialmente após períodos de inatividade. Movimentos lentos e dificuldade em iniciar ou completar movimentos. Além da postura inclinada, dificuldade em manter o equilíbrio, ou até mesmo fala arrastada, monotônica ou hesitante.

Se notar alguns destes sinais, especialmente se interferirem significativamente na qualidade de vida, é crucial buscar orientação médica. Esses sinais podem ser causados por várias condições, e um médico é quem pode realizar uma avaliação completa para um diagnóstico preciso.

E no CDA/CDP você encontra outras informações mais sobre Alzheimer e Parkinson, além de profissionais qualificados que auxiliarão pacientes, familiares e demais cuidadores.

Acompanhe as notícias e informações sobre a Secretaria Municipal de Saúde e demais secretarias, pelas redes sociais da Prefeitura de Itaperuna!

DECOM – Itaperuna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: O conteúdo desse site detém direitos autorais - Para cópia ou reprodução entre em contato com o administrador: (32) 9 8844-1675