DestaquesMais RecentePolítica

3º Encontrão de Folia de Reis em Laranjal

     O 3º Encontro de Folia de Reis movimentou a cidade de Laranjal no último sábado (26). Cerca de 1000 pessoas participaram do tradicional evento, um dos mais importantes de Minas Gerais, que teve o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Turismo e Cultura de Laranjal.

     O festival resgata a tradição da passagem dos Três Reis Magos, que foram guiados pela Estrela de Belém até o Menino Jesus. O evento começou por volta das 19h, quando foi servido o jantar para os foliões. As 20hs, foram iniciadas as apresentações de 5 grupos de Folia de Reis, todas de Laranjal. Foliões e o público se emocionaram a cada canção tocada.

     O prefeito Sudário Amorim Carneiro, agradeceu a presença de todos e ressaltou: “Eu desejo que no próximo ano eu possa convidar os prefeitos das cidades vizinhas, pois tive que ir a São Paulo e não tive tempo para organizar essa parte. Parabenizo a todos os foliões pela belíssima apresentação e aos meus funcionários, e os secretários que organizaram este encontrão”, disse o prefeito.

     O secretário de esporte turismo e cultura de Laranjal, Ademir Luiz da Silva, disse que este é o terceiro festival de Folia de Reis de Laranjal. “A Folia de Reis é religiosa, por isso pedimos para quando os mestres forem cantar, que todas as pessoas fiquem quietas para ouvir a letra. Laranjal é uma cidade pequena mas nós temos sete Folias de Reis, mas hoje só cinco estão participando conosco devido duas já terem seus compromissos. O evento é realizado pela prefeitura, o prefeito Sudário nasceu em uma roça e gosta muito de Folia de Reis, como sou secretário e meu pai era folião, também zelo muito por isso e estamos resgatando essa cultura. Quero parabenizar a população de Laranjal, que compreende o que é uma Folia de Reis e parabenizar a todos que estão participando”, falou.

     João Dalvi Xavier e representante da Folia de Reis do Arlindo, disse que a folia do Arlindo anda por seis noites e no final eles fazem o encontrão de folias: “Então durante estes dias fazemos um encontrão aqui, já é o terceiro ano que fazemos este evento. A Folia de Reis é uma cultura, antes de Cristo nascer já existia uma profecia que dizia que o verdadeiro Messias iria nascer. Nós comemoramos na semana do dia 6 porque nesse dia é o dia dos Reis. Cerca de 25 pessoas compõem o nosso grupo”.

     A Folia do Felismino Torquato de Souza possui cerca de 30 integrante e é representada por João Batista Novais de Morais, que disse algumas palavras: “Saímos do dia primeiro de janeiro até o dia seis para fazer a entrega cantando, vamos para outras cidades, e tenho saudades de encontrar nossos outros companheiros de Folia e as famílias que nos recebem. O diretor é o Wando Mariano que junto com o Édno e os Teixeiras, formam uma equipe boa”.

     Fernando Teixeira Matos, também da Folia do Felismino Torquato de Souza, disse que é Mestre há mais de 30 anos e fala um pouco da história de como surgiu a folia de Reis. “Essa Folia é algo que resgatou o folclore, temos sete folias e o povo se esqueceu o que era a folia, pois ela era muito escondida e as pessoas não conheciam. Nós levamos a mensagem de Jesus às casas que nos recebem, não existe rivalidade entre Folias, todos nos damos bem e fazemos a mesma coisa. As partes são muito bem ensaiadas e têm um roteiro a ser seguido, na qual apresentamos o nascimento de Jesus, o processo até este acontecimento e o aparecimento da Estrela Guia, que levou os três Reis Magos. A maioria das Folias começam dia primeiro e terminam no sexto dia, ensaio no dia 19, véspera de São Sebastião e no último dia sábado de Janeiro temos uma confraternização. A Folia para nós representa o folclore e a religião”.

     Wagner José da Costa, representante da Folia do Adão Reis, disse que já é o terceiro ano que participa dessa confraternização. “Estamos muito felizes, é a união de todas as folias no início do ano e depois geralmente ficamos separados, pois cada um vai para um canto. São cerca de 28 integrantes da Folia Adão Reis. Agradeço ao prefeito que organizou tudo isso, ao Valdemir que é o secretário de esportes e as meninas da casa de cultura que nos deram essas oportunidades”, acrescentou.

     O representante da Folia de Reis São João da Sapucaia, Paulo Roberto, agradeceu a todos os presentes. “Nós andamos por seis dias com a Folia de Reis, todos participam. Agradeço a quem organizou a festa e todos aqui presentes”, disse.

     Antônio Ferreira de Bem, representante Folia Bernardo Carneiro, disse que a Folia de Reis é um grupo folclórico que perdura por muitos anos. “Fazemos de tudo para que este grupo não acabe. Nossa Folia no ano de 2017 completou 100 anos de existência, hoje estamos nessa confraternização para manter a união da nossa Folia com os outros Foliões”, falou.

     Corinto Novaes de Moraes representante da Folia Bernardo Carneiro disse que eles são a primeira Folia de Laranjal e que leva a religiosidade para as pessoas. “Quando chegamos nas casas fazemos orações, além dos versos felicitando o dono da casa. Há algum tempo atrás existia rixas entre Folias e como todo mundo evolui, hoje nós somos uma família. Somos cerca de 28 integrantes que se revezam entre cantadores, tocadores e direção”, completou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: O conteúdo desse site detém direitos autorais - Para cópia ou reprodução entre em contato com o administrador: (32) 9 8844-1675