DestaquesEventosGeralMais RecenteMuriaéNegóciosNotíciasSocial

Rosário da Limeira entrega Centro de Convivência na criação do distrito de Ancorado

Prefeito de Rosário da Limeira José Maria filho do homenageado
Inaugurado o centro de convivência comunitário Mário José da Silva no distrito do ancorado em Rosário da Limeira
Família este presente para a inauguração
Filhos do homenageado
Homenageado Mário José da Silva
Várias autoridades presentes na inauguração
Prefeito José Maria e primeira-dama Elaine Meirelles
Vice-prefeito Niltinho

Ancorado tem um grande número de eleitores e unidades habitacionais, escola e Unidade Básica de Saúde, o que vem corroborar com a necessidade de se transformar em distrito oficial.
José Maria, prefeito de Rosário da Limeira, explicou o marco histórico para o antigo povoado. “Não só transformar a região em distrito, mas entregar o Centro de Vivência Comunitária, o Mário José da Silva, uma homenagem a um homem que amava este povoado. Vinha com a família há muitos anos e, por isso, nada mais justo do que dedicar este espaço com seu nome”.
Embora Ancorado tenha sido criado em 2023, agora é que ganha este Centro de Convivência, levando serviço e atividades para os moradores. “E isso vai possibilitar nós ter um desenvolvimento cada vez mais rápido, porque pode ser destinado recursos direcionados ao distrito em uma emenda parlamentar ou até mesmo em programas do Governo de Minas Gerais, quanto do Governo Federal”, disse o prefeito.
José Maria lembrou que o distrito tem iluminação pública toda de LED, água potável, rede de esgoto em boa parte. “Estamos em andamento com os calçamentos, temos loteamentos oficiais chegando, temos igrejas, temos PSF que funciona, temos comércio, temos uma estrutura inicial, oficinas de veículos e tem um povo muito trabalhador. Então nós temos uma honra de estar inaugurando um distrito que é um exemplo de desenvolvimento dentro da estrutura do município”, enfatizou.
Elaine Meirelles, primeira-dama de Rosário da Limeira, e também secretária de Desenvolvimento e Ação Social, falou sobre a importância do povoado de Ancorado se transformar em distrito naquele município. Essa mudança vai permitir que o CRAS e o Serviço de Convivência sejam estendidos para os moradores daquela localidade. “Lá já funciona o Serviço de Convivência, mas vamos levar oficinas de Música, Pintura, Artes e aqueles voltados para a 3ª idade”, disse ela.
Elaine Meirelles lembrou que o Galpão entregue à comunidade do Ancorado será utilizado para várias atividades e serviços ofertados pela prefeitura.
Nílson Lopes, secretário geral do PSB (Partido Socialista Brasileiro) de Rosário da Limeira, e advogado da prefeitura, falou da importância em elevar o povoado ao distrito. “Era um sonho antigo dos moradores essa emancipação do local. Aqui tem várias benfeitorias que vieram através do prefeito José Maria que tem um olhar desenvolvimentista e que se preocupa com os moradores da Zona Rural, por isso, não só atende ao pedido do povo, mas contempla toda uma população”, enfatizou.

Centro de Vivência Comunitária, o Mário José da Silva
José Maria destacou que homenagear o pai foi um pedido da própria população e seus secretários. “Meu pai foi professor voluntário, foi aplicador de injeção, andava longe aplicar injeção sem ser remunerado, era barbeiro, e quando preciso, cedia a casa e o sítio para pesquisa de UFV (Universidade Federal de Viçosa). Meu pai era alinhado com ONGs, com discussões políticas e ajudou a criar a Cooperativa de Café ‘Cocamu’ quando ela funcionou, lá no início. Ele foi membro das primeiras diretorias, ajudou a fundar o Sindicato de Trabalhadores Rurais e foi sócio, por muitos anos, do Sindicato Rural Patronal”, disse emocionado.
Segundo José Mário, o pai era um homem participativo na comunidade. “Ajudou a criar a Escola Família Agrícola próximo a Pirapanema, ajudou a manter em mutirões parte das despesas daquela escola. Era muito religioso, tinha todas as semanas rezas na nossa casa. Nós recebíamos da paróquia de Rosada Limeira e da comunidade Santa Mônica. Então, o nome dele aqui é em prol de tudo isso que ele foi”, disse lembrando que Mário José da Silva morou em Ancorado. “Eu nasci aqui e a gente tem uma ligação muito forte porque eu moro aqui”, explicou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: O conteúdo desse site detém direitos autorais - Para cópia ou reprodução entre em contato com o administrador: (32) 9 8844-1675