Sem categoria

Central de Imunização recebe o nome do médico Dr. Sylvio Lúcio de Paula Neves.

Prefeito José Braz
Vice – Prefeito e Secretário de Saúde Dr. Marcos Guarino
O filho do homenageado, Dr.Marcelo Neves agradeceu a todos as pessoas presentes, ao prefeito José Braz e vice- prefeito Marcos Guarino, e contou um pouco da historia de seu pai onde ficou muito grato pela homenagem recebida.
Prefeito José Braz e o Vice – prefeito Marcos Guarino Inauguraram o Centro de Imunização Municipal, Dr. Sylvio Lúcio de Paula Neves
 A família se emocionou com inauguração do Centro de Imunização que recebeu o nome do Dr Sylvio Lúcio de Paula Neves
O filho do homenageado Dr.Marcelo Neves e Dr. Jorge Rodrigues
Família e amigos do Dr. Sylvio Lúcio Neves
Os deputados Dr. Wilson Batista, Bráulio Braz, prefeito José Braz e Filho do homenageado Dr.Marcelo Neves. 

 Na manhã do dia 30 de maio, o prefeito, José Braz, e o vice prefeito, Marcos Guarino, inauguraram três importantes setores na área da saúde homenageando nomes importantes que muito fizeram pela comunidade muriaeense e pelo crescimento da nossa cidade. Os setores foram: Centro de Imunização Municipal, Dr. Sylvio Lúcio de Paula Neves; Centro de Especialidades Odontológicas Dr. Jurandyr Tambasco e Farmácia Municipal Professor Hormindo Dipo Soares de Oliveira.

Além do prefeito José Braz e o vice-prefeito Marcos Guarino, secretário municipal de Saúde, a cerimônia também teve a presença dos deputados estaduais Braulio Braz e Dr. Wilson Batista, Secretários municipais, servidores públicos, especialmente da Saúde, e também estiveram presentes os familiares dos homenageados.
No Centro de Imunização Dr Sylvio Lúcio de Paula Neves serão organizadas, armazenadas e separadas as vacinas que abastecerão os postos de saúde do município.
Os amigos e autoridades presentes sentiram-se honrados e expressaram sua alegria em fazer parte desse momento juntamente com o Dr. Marcelo Neves, filho do Dr. Sylvio Lúcio.
“Uma homenagem justa e merecida ao Dr. Sylvio Lúcio. Como médico sempre ajudou a população mais carente de nossa querida Muriaé. Um homem trabalhador, honesto, exemplo de dignidade. O que permanece é a lembrança de um compadre dedicado, íntegro e amigo que se foi cedo demais. Saudades eternas”, Beth Amaral.
Dr. Jorge Rodrigues também ressaltou a homenagem com suas palavras,  “Dr Sylvio Lúcio foi um grande amigo meu, um homem visionário na construção da Casa de Saúde Santa Lúcia, referência na cidade de Muriaé e região. Foi médico pioneiro na área da otorrinolaringologia. Não nasceu em Muriaé  mas se tornou um ilustre muriaeense. Foi um exemplo de pai, além de ter atuado também em eventos religiosos na nossa cidade.”disse  O Deputado Silvio de Abreu Júnior, enviou uma mensagem ao Dr. Marcelo Neves e a família, parabenizando pela homenagem recebida em nome do homenageado Dr. Sylvio Lúcio. ” O seu pai era meu amigo, foi um homem de grande valor, honrado, digno, leal e extremamente realizador, sempre em prol das grandes aspirações sociais, que sempre foram a bússola das nossas lutas políticas. O destino lhe concedeu a honra de ser filho de um imortal PATRIOTA ! Parabéns, sempre.” disse o deputado
O prefeito José Braz e o vice-prefeito Marcos Guarino em seus pronunciamentos falaram da importância do projeto que concentra esses serviços facilitando a vida da população; da economia gerada e lembraram dos homenageados, parabenizando aos familiares pelo legado deixado. A esposa do Dr. Sylvio Lúcio, D. Maria Celia, que não reside neste momento em Muriaé, enviou uma mensagem de agradecimento que pode ser ouvida por todos os presentes.

Quem foi o Dr. Sylvio Lúcio de Paula Neves

Nascido na cidade fluminense de Varre-Sai no dia 05 de agosto de 1937, na Fazenda Boa Sorte, de seus avós maternos, era o segundo filho de Sebastião Pereira Neves, advogado e pecuarista, e de Noêmia de Paula Neves.

Até os doze anos de idade, residiu na cidade mineira de Tombos, e, logo após, ingressou como interno na Academia de Comércio Cristo Redentor, em Juiz de Fora. Completou seus estudos no curso científico do Colégio Salesiano, em Niterói, sob a orientação dos padres salesianos. Em 1957, ingressou na UFF – Universidade Federal Fluminense – sendo o segundo classificado no vestibular para Medicina. Formou-se em 1962, especializando-se em oftalmologia e em otorrinolaringologia.

Em julho de 1963, estabeleceu-se em Muriaé, fazendo parte do corpo clínico do Hospital São Paulo, sendo o oitavo médico que aqui chegara e o único com sua especialização. Com muito trabalho, dedicação e amor, empenhava-se no exercício da profissão: essa foi sua grande marca.

Foi durante o terceiro ano de medicina, em Niterói, que conheceu Maria Célia Soares Neves. Casaram-se em janeiro de 1964, e, desta união, nasceram três filhos: Marcelo, Marta e Raquel. “Pela graça de Deus, tivemos um verdadeiro pai. Um homem imperfeito como nós, com falhas, fragilidades e medos. Mas, que foi sempre um verdadeiro pai, passando para nós os principais fundamentos que residem no caráter de um ser humano. Sua presença firme e decisiva em casa foi capaz de marcar profundamente nossas vidas, dividindo conosco as lutas, as dificuldades, os sonhos e as vitórias. Nosso pai foi assim: exemplo, amigo, participativo e eterno”.

Cresceu e se impôs à admiração e ao respeito de seus pacientes, amigos e colegas de trabalho, sendo um nome e uma legenda na comunidade médica de nossa cidade. Todos conheciam e estimavam o Doutor Sylvio Lúcio, médico dos pobres e dos ricos, dos jovens e dos idosos.

Em 1970, junto com um grupo de médicos, fundou a Casa de Saúde Santa Lúcia, sendo esta um marco na modernização da medicina muriaeense e regional. Escolhido por seus sócios, atuou inúmeras vezes como presidente e como tesoureiro.

Dotado de profundo espírito público e cheio de idealismo, Doutor Sylvio Lúcio sempre estava presente nos movimentos e nas campanhas de interesse comunitário. Desta forma, foi sócio-fundador e presidente do Lions Clube Muriaé.

Em 1982, foi lançado candidato à Prefeitura de Muriaé. Segundo Sr. Aílton Neves, “Sylvio Lúcio foi candidato a Prefeito e a Vice com Sr. João Braz. Mas, o mais importante, foi um líder que soube mudar os rumos da política e um marco para a concretização da democracia nesta cidade”.

Foi Secretário de Saúde nomeado em 01 de janeiro de 1989, implantando o sistema de atendimento médico e odontológico nas escolas públicas de Muriaé e distritos. Foi também secretário eleito da Sociedade Médica de Muriaé e coordenador da Assistência Médica do antigo I.N.P.S.

Recebeu no dia 01 de setembro de 1978, por meio do projeto de lei nº 766, a outorga da cidadania muriaeense honorária, pelas mãos do Vereador Sr. William Féres, na gestão do então prefeito Sr. João Braz.

Nascido em uma família católica e temente a Deus, nunca se afastou da fé. Foi ministro da eucaristia e, junto com sua esposa, trabalhou em movimentos da igreja católica.

Infelizmente, Doutor Sylvio Lúcio de Paula Neves faleceu no dia 31 de janeiro de 2008, aos setenta anos de idade. Seu corpo foi velado na Câmara Municipal de Muriaé e sepultado na cidade de Tombos, onde viveu sua infância. Partiu deixando saudades e um exemplo de vida a familiares, parentes e amigos. Como homenagem, o Programa de  Saúde da Família (P.S.F.) do bairro Marambaia, também recebeu seu nome no ano de 2010.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: O conteúdo desse site detém direitos autorais - Para cópia ou reprodução entre em contato com o administrador: (32) 9 8844-1675