DestaquesEventosMais Recente

ALUNOS DO UNIFAMINAS DE MURIAÉ EM PARCERIA COM VÁRIAS EMPRESAS REALIZARAM O OUTUBRO URBANO

OUTUBRO URBANO NA RUA BARÃO DO MONTE EM MURIAÉ

No sábado (19), aconteceu o outubro Urbano em Muriaé, um evento idealizado pelo CAU/MG, na Rua Barão do Monte Alto em Muriaé, em parceria com faculdades de Arquitetura e Urbanismo públicas e privadas do UNIFAMINAS. O evento Trata-se de uma intervenção urbana em Urbanismo Tático para apresentar à comunidade em geral a importância do profissional Arquiteto e urbanista para o Planejamento Urbano e a realização de intervenções que promoverão a melhoria do espaço urbano, devolvendo os espaços às pessoas e aquecendo o comércio local.

O evento teve seu inicio as 09 horas da manhã com o início das inscrições para as oficinas da manhã e o início da banda. As 10h os alunos começaram com a oficina de Origami e nas sequencia dos horários os alunos fizeram varias atividades como: Oficina de desenho, Oficina de Ukulele, Oficina de Slime, oficina de máscara gessada, além das Apresentação do Grupo de Dança ser feliz e saber viver SFSV,   Apresentação da convidada Bruna Machado, e apresentação do esquadrão Demsur e muita música ambiente o tempo todo.

                Para a realização deste evento foi escolhido o local e determinado para inserção das esculturas produzidas pelos alunos do 6º período do curso na matéria de TIS 6 – Projeto de Execução, dentro do semestre que os alunos estudam Mobiliário Urbano, no Ciclo 3 – Módulo B.

                O projeto teve início nos estudos de uma aluna do 10º período do curso de Arquitetura e Urbanismo do UNIFAMINAS, Ágata Santos Apolinário de oliveira, para sua Monografia, orientada pela Coordenadora e professora Regina Coeli Gouveia Varella. A rua escolhida para a realização da intervenção projetada pela aluna foi a Rua Barão do Monte Alto no Centro da cidade de Muriaé/MG, rua está com grande número de instalações de estabelecimentos de comércio e serviços. Assim o primeiro órgão a ser procurado para pesquisas foi a Prefeitura Municipal de Muriaé, através da Secretaria de Obras Públicas e da Secretaria de Planejamento Urbano que coincidentemente já estavam pensando em uma intervenção no mesmo espaço urbano, assim realizou-se uma pequena reunião local para discussão sobre o tema, da qual também participou o DEMUTRAN, Departamento Municipal de Trânsito, e verificou-se a viabilidade desta intervenção.

                Quando na disciplina citada foi proposta esta intervenção estudada pelos órgãos públicos e pela aluna Ágata, foi proposto um evento de um dia que a enfatizasse e chamasse a população para experimentar.           Com foco principal em Sustentabilidade e Reciclagem de materiais a proposta da disciplina veio somar e enriquecer a idéia.

                Então foi elaborado pela Secretaria de Planejamento Urbano o desenho do bloqueio do espaço, que os alunos adaptaram para o evento, locando o palco de som, as oficinas e as esculturas.

                Mediante a grande adesão e apreciação do evento pelas pessoas procuradas, conseguimos muitos patrocínios e parcerias dentro das necessidades da execução da intervenção, como: UNIFAMINAS, Secretaria de Obras Públicas e Secretaria de Planejamento Urbano, FUNDARTE, DEMUTRAN, DEMSUR, Kotucay Materiais de construção, CDL Jovem, MUNDIAL ACABAMENTOS, A,BC da Construção, Casa Mattos, Construtora LGA, Brasil Tintas, LuzColor Indústria e Comércio LTDA, FRIAÇA TINTAS.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: O conteúdo desse site detém direitos autorais - Para cópia ou reprodução entre em contato com o administrador: (32) 9 8844-1675