AMERP, CISLESTE E CIMERP REALIZAM ENCONTRO DE PREFEITOS ELEITOS DA REGIÃO NO AUDITÓRIO DA CDL

 

Encontro de prefeitos eleitos da região junto com os membros integrantes da AMERP, CIMERP e CISLESTE
O presidente da Associação dos Municípios Mineiros (AMM), Julvan Lacerda, compareceu à solenidade e ressaltou a importância da reunião para a orientação dos prefeitos quanto à gestão.
O atual presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Mata Leste (Cisleste), Almiro Marques de Lacerda Filho, prefeito de Miradouro – falou sobre a dependência de qualquer município pequeno com os consórcios e associações.
O atual presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Pomba (AMERP) e prefeito de São Sebastião da Vargem Alegre, Claudiomir José Martins Vieira, fez um panorama do evento.
O secretário executivo , contador da Amerp e cisleste e cimerp Dr.Evandro Hassem, Renê Magalhães Secretário Executivo da cisleste,  o secretário executivo do Consórcio da Rede de Urgência e Emergência de Minas Gerais (Consurge), presidente do Colegiado Mineiro de Secretários de Consórcios Intermunicipais de Saúde e vice-presidente da Rede Nacional de Consórcios, Narcélio Alves Costa e o atual presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Mata Leste (Cisleste), Almiro Marques de Lacerda Filho, prefeito de Miradouro

 

Na tarde desta quinta-feira (10), aconteceu em Muriaé o encontro de prefeitos eleitos da região junto com os membros integrantes da AMERP, Cimerp e Cisleste. O evento aconteceu no auditório da câmara de dirigentes Lojistas e Associação Comercial Empresarial (CDL ACE) de Muriaé. A solenidade teve como objetivo orientar os administradores municipais quanto às regras de transição de mandato e gestão empreendedora.

O presidente da Associação dos Municípios Mineiros (AMM), Julvan Lacerda, compareceu à solenidade e ressaltou a importância da reunião para a orientação dos prefeitos quanto à gestão. “Esse encontro é muito importante, porque visa orientar quem está chegando ao cargo e direcionar quem já está para o aprimoramento das funções. Esta iniciativa dos consórcios e das associações microrregionais é muito importante e, com certeza, vai refletir na vida do cidadão”, explicou

O atual presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Mata Leste (Cisleste), Almiro Marques de Lacerda Filho, prefeito de Miradouro – falou sobre a dependência de qualquer município pequeno com os consórcios e associações. “A dependência é muito grande, quando estamos com um conjunto de municípios, nós conseguimos melhores preços em consultas, exames, maquinários, como é o caso da Cimerp e Amerp, isso diminui os custos do nosso município, fazendo com que gastemos esse dinheiro em outra coisa dentro da gestão pública. Gestão Pública se faz com eficiência, através da busca de dados, utilização de ferramentas como planilhas e pesquisa, não se brinca com gestão pública, se faz gestão com técnicos e uma equipe de base, que consiga nos ajudar a finalizar nossos projetos. Foi isso que fiz em Miradouro, coloquei pessoas capacitadas para que quando fosse a Brasília ou Belo Horizonte conseguisse que nossos projetos saíssem do papel, mostrando a importância de fazer uma gestão comprometida com o bem-estar de todos. Primeiramente, precisamos ter paciência com os novos prefeitos, pois o primeiro ano é de aprendizado, os próximos anos são de ação, prefeitos que já entram realizando projetos provavelmente perderão o fôlego e depois não conseguirão governar, pois eles precisam aprender o que a população realmente precisa para depois investir o dinheiro. Quero agradecer a todos vocês na imprensa que sempre foram parceiros, vocês são uma grande ferramenta de comunicação nossa, agradeço também a toda minha equipe de Miradouro, na Cisleste, na Amerp e agradecer a toda a população de Miradouro que me tratam com carinho imensurável

O secretário executivo do Consórcio da Rede de Urgência e Emergência de Minas Gerais (Consurge), presidente do Colegiado Mineiro de Secretários de Consórcios Intermunicipais de Saúde e vice-presidente da Rede Nacional de Consórcios, Narcélio Alves Costa, também considerou que a reunião tratá uma considerável influência positiva no que se refere ao setor de economia e ao manejo de capital de cada município. “Essa reunião é de fundamental importância, uma vez que houve um grande número de renovação de prefeitos. Os consórcios intermunicipais são uma ferramenta de gestão regional que vai viabilizar a gestão destes prefeitos nas áreas de saúde, saneamento básico, iluminação pública, resíduos sólidos, etc. Isso vai ajudar os municípios a economizar e, portanto, aplicar esta economia em outras áreas de desenvolvimento”, afirmou.

O atual presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Pomba (AMERP) e prefeito de São Sebastião da Vargem Alegre, Claudiomir José Martins Vieira, esteve presente e fez um panorama do evento. “O encontro de gestores eleitos e reeleitos contou com mais de quarenta prefeitos e foi uma reunião muito importante, na qual procuramos treinar, trocar informações e buscar conhecimento aos prefeitos de toda a nossa região. Foi um sucesso e contou com várias palestras, cursos e treinamentos, levando network, conhecimento de pessoas e técnicas de gestão falando da nova política da realidade do nosso país”, ressaltou

O secretário executivo da Cisleste, René Leite Magalhães, explicou a importância deste evento para todos os prefeitos eleitos. “O motivo maior é conhecer os prefeitos, provocando uma aproximação entre eles, e mostrar os serviços que são ofertados pelo Cimerp enquanto consórcio, a Amerp e os serviços relacionados à saúde oferecidos pela Cisleste. É importante porque, neste momento, os prefeitos ainda não conhecem todos os serviços e não sabem sobre sua importância. Então, este é um momento em que trazemos técnicos e autoridades que falam sobre os consórcios e a importância de um município se juntar a um, pois administrar sozinho é muito difícil, e o consórcio tem o poder de juntar os municípios para que eles adquiram serviços juntos. Isso traz uma economia de escala muito grande e um sucesso para as prefeituras. Nosso consórcio tem uma abrangência muito grande na região, de mais de 200 mil habitantes, e traz um serviço muito satisfatório a todos os municípios integrantes”, explicou.

O prefeito eleito de Eugenópolis, Juarez Luiz Breijão, compareceu à reunião e fez considerações sobre como ela otimizará sua futura gestão. “É meu primeiro mandato como prefeito de Eugenópolis e, pelo conhecimento que tenho, é muito bom que estejamos aqui hoje para ouvir estas palestras. O nosso município é pequeno e, então, precisa ter este convênio, que vai nos ajudar muito. Foram tratados temas relativos à saúde, para tê-la mais em conta, e ao maquinário, do qual nosso município está muito dependente”, relatou.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.