EventosRegional

Arte na Praça foi atração do final de semana de Natal em Varre-Sai

A Prefeitura Municipal de Varre-Sai, através das Secretarias de Turismo, Educação e Cultura e de Assistência Social, realizou no último final de semana (sexta e sábado), a 4ª e 5ª Edição do Projeto Arte na Praça. Aconteceram shows, lançamento de livro, exposição de artesanatos e apresentações culturais diversas.

O projeto que é parte do Programa Cidade da Música, desenvolvido com o apoio do Sebrae, e tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico e social com base nas diversas manifestações culturais locais, tendo a música como eixo central.

 Na sexta-feira (22/12), aconteceu o lançamento do Livro Attività, o quarto livro da escritora Isabel Cristina Menezes Degli Esposti. O nome Attività, se refere ao navio que trouxe os italianos para Varre-Sai. A autora que pretende levar “poesia de Varre-Sai até o coração dos leitores”, explicou que a ideia é propiciar aos leitores vivências que favoreçam a utilização das poesias como elementos de conhecimento da história local, levar uma leitura sadia e descontraída as pessoas de todas as idades e proporcionar o conhecimento e consequentemente a valorização da cultura rural local, em poesias singelas e leves, de fácil leitura e interpretação.

Isabel considera o Arte na Praça um evento bem projetado pela Secretaria de Turismo para valorizar a arte de nossa terra e agradeceu a oportunidade de participar , pois de acordo com ela, é na praça que os moradores da cidade podem encontrar conhecidos e conhecer desconhecidos.

“O Arte na Praça é também um intercâmbio cultural de música, literatura, artesanato e culinária local, como também gera algum retorno financeiro para expositores. O Attività é um pequeno livro de poesias sobre fatos vividos na cidade de Varre-Sai, em que nasci e até hoje vivo com minha família. No decorrer destes anos muitos se mudaram de cidade e de país, uns nasceram, muitos se foram para sempre, mas todos deixaram sua marca, sua contribuição para a cidade”, explicou a autora.

Ainda na sexta-feira, aconteceu a apresentação da Banda Marcial Giuseppe Pulitini, Folia de Reis de Natal, teatro, dança contemporânea e jazz. E ainda a Banda Petricor.

No sábado (23/12), a abertura oficial do evento foi realizada pela Lira Santa Cecília, seguida de bailado italiano e Cantata de Natal. Os shows da noite ficaram por conta das Bandas Alta Voltagem e Attività Power Trio.

O secretário municipal de Turismo, Adriano de Oliveira Silva, destacou a contribuição cultural que o projeto promove.

“Nessas edições acrescentamos outras vertentes culturais como a Banda Marcial Giuseppe Tupini e o lançamento do livro Attività. E em conversa com o prefeito Silvestre, chegamos à conclusão que o Arte na Praça foi um ponto alto na cultura de Varre-Sai e já estamos nos empenhando para aumentar o calendário em 2018”, disse o secretário.

O prefeito de Varre-Sai, Silvestre José Gorini, ressaltou a contribuição que o Arte na Praça traz para Varre-Sai.

 “O evento foi muito bom, com um grande apoio popular e muitos visitantes no município que estão aqui conhecendo as potencialidades de Varre-Sai. Em relação ao livro, lançado pela escritora Isabel Menezes, a gente fica muito grato e orgulhoso, fizemos nossa parte conservando o casarão da Prefeitura entre outros prédios, mas tem muitas histórias de pessoas que não estão mais aqui e precisam ser lembradas. Deixo meu incentivo para que ela escreva mais e conte com meu apoio, como prefeito e cidadão que ama Varre-Sai”, concluiu o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: O conteúdo desse site detém direitos autorais - Para cópia ou reprodução entre em contato com o administrador: (32) 9 8844-1675