DestaquesEventosGeralMais RecenteMuriaéNegóciosPolítica

Câmara aprova realização de inventário das árvores de Muriaé

Na sessão da Câmara desta semana (11/03), os vereadores aprovaram, dentre outros projetos, o que regulamenta a realização de um inventário de arborização urbana de Muriaé, mapeando todos os exemplares existentes, suas especificações, localizações e condições. Também aprovaram a destinação de recursos para obras no Cruzeiro Atlético Clube de Muriaé e o presidente Dr. Gerson Varella Neto deu posse a três novos membros do Parlamento Jovem da Câmara de Muriaé.

Inventário das árvores vai possibilitar mapear a vegetação urbana de Muriaé

Depois das fortes chuvas em Muriaé que resultaram na queda de muitas árvores pela cidade, tanto na área urbana, quanto rural, os vereadores aprovaram a realização de um inventário de arborização urbana de toda a cidade, mapeando os exemplares de relevante valor histórico e paisagístico do município.

Segundo o Projeto de Lei 046/2024, de autoria da Vereadora Drª Miriam Facchini, entende-se por inventário da arborização urbana ou levantamento arbóreo, a coleta e pesquisa, a quantificação e qualificação de uma determinada área vegetada, através do uso de técnicas estatísticas de amostragem ou censo.  Ele especifica também que deverá constar neste inventário, minimamente, a localização dos exemplares, espécies e verificação do estado fitossanitário do exemplar, identificando pragas ou outros problemas que podem arriscar sua saúde.

Segundo a autoria, o inventário é “importante para que a cidade possa controlar a evolução da distribuição territorial de árvores no município, identificando espécies que merecem intervenção, seja pela poda (considerando riscos à flação elétrica ou aos pedestres e carros que transitam/estacionam em baixo destas árvores) ou remoção”.

A vereadora, autora do projeto, também explica que “o inventário facilita, a longo prazo, as respostas aos pedidos feitos por munícipes e antecipa as demandas populares, portanto, tem impacto positivo em dar celeridade nos processos burocráticos da Administração Pública. Além do mais, pode ser usado como indicador de áreas que poderiam receber plantios por decorrência da baixa densidade arbórea, portanto, seria utilizado também para controle municipal da população arbórea, embasando um estudo incentivando os plantios e preservação de áreas verdes”.

Cruzeiro Atlético Clube do São Francisco receberá recursos para obras

Os vereadores aprovaram o Projeto de Lei Nº 51/2024 autorizando o Município a estabelecer convênio com o Cruzeiro Atlético Clube de Muriaé, do bairro São Francisco, para a transferência de R$ 78.170,31 para custeio e aquisição de material de construção para a reforma do muro que cerca seu campo de futebol.

O Cruzeiro Atlético Clube é um dos clubes desportivos mais tradicionais de Muriaé, sediando a realização de jogos de futebol infantil e juvenil na região, possuindo também uma escolinha de futebol com quase 200 jovens e crianças, atendendo mais de 40 crianças para equipes profissionais. Além disso, participa de campeonatos com clubes da cidade e região, sendo um dos clubes mais vitoriosos em quase todas as faixas etárias, inclusive revelando atletas da cidade para equipes profissionais.

Portanto, o convênio objetiva proporcionar a aquisição de material para reforma do muro que cerca o campo de futebol do clube que caiu completamente em decorrência das chuvas, de forma a promover a prática esportiva no município, com segurança aos atletas.

Três novos vereadores jovens tomam posse no Parlamento Jovem de Muriaé

Três suplentes assumiram as cadeiras de vereadores jovens da Câmara de Muriaé, devido a impossibilidade dos eleitos de se manterem no Parlamento Jovem. Durante a sessão desta terça-feira, dia 11, o presidente Dr. Gerson Varella Neto, diplomou e deu posse à Monalisa de Souza Barriel e Felipe Pinheiro da Silva, ambos, da Escola Estadual Professor Orlando de Lima Faria e a Helena Rufino Araújo, do Colégio Ômega, de Muriaé. Os três empossados foram apadrinhados, respectivamente, pelos vereadores Ademar Camerino (MDB), Delcinho Amaro (SOLIDARIEDADE) e Valdinei Lacerda (PSD).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: O conteúdo desse site detém direitos autorais - Para cópia ou reprodução entre em contato com o administrador: (32) 9 8844-1675