Mais RecentePolítica

Câmara de Muriaé tem uma das sessões mais intensas do ano

 

 

A sessão da Câmara de Muriaé desta terça-feira, dia 20, teve início após a Secretaria Municipal de Saúde de Muriaé prestar contas do trabalho realizado nos primeiros quadrimestres de 2018. Entre os projetos discutidos e votados estavam o que institui em Muriaé a criação do Dia Municipal de Prevenção da Gravidez na Adolescência e DST e os que nomeavam os agraciados com os títulos de Honra ao Mérito, Cidadão Honorário, Mérito Legislativo e da Comenda Martins da Costa. Também aconteceu na Câmara a abertura da II Semana de Incentivo ao Aleitamento Materno, com a participação do médico pediatra e ex-prefeito Carlos Fernando que falou sobre a importância da amamentação para mães e bebes. A tribuna contou com a participação de Maicon da Cadeira, do CIASDEM, de diversos vereadores. Uma Moção de Congratulações e aplausos foi entregue ao pastor José Carlos Chagas.

Secretária de Saúde apresenta balanço de atividades de 2018

Antes de iniciar a sessão desta terça-feira, 20 de agosto, o secretário adjunto de Saúde, Wescley José de Souza, apresentou aos vereadores e público presente o Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior ( 1, 2º e 3º quadrimestres de 2018). Foram detalhados os consórcios aos quais o município é conveniado e os recursos disponibilizados na saúde, com a observação de que a maior dificuldade enfrentada em 2018 foram os repasses em atrasos, visto que o Município realizou a Programação Anual da Saúde – PAS, contando com esses repasses.

Dia Municipal de Prevenção a Gravidez na Adolescência e DST

O projeto do vereador Dr. José Carlos (PSB) aprovado na sessão da Câmara de 20 de agosto institui a criação em Muriaé do Dia Municipal de Prevenção da Gravidez na Adolescência e DST que acontecerá na última semana do mês de fevereiro. Segundo o projeto caberá a Secretaria Municipal de Saúde organizar iniciativas internas e palestras para o município, especialmente dirigidas aos adolescentes. Ela também deverá buscar parcerias junto as secretarias municipais de Educação e Ação Social, os conselhos municipais de saúde, da juventude, as organizações não governamentais, dentro outros, ficando a cargo desta organização, juntamente com a Câmara Municipal, a organização do evento.

Segundo o autor da lei, a gravidez na adolescência muito preocupa a sociedade e os profissionais de saúde, pela elevado incidência, sobretudo em países como o nosso. “A OMS considera a adolescência dos 10 aos 19 anos, faixa etária em que muitas vezes a gravides não é planejada, no momento inadequado, principalmente em adolescente mais jovens, sendo considerada em grande parte delas, de risco acima do habitual. A gravidez na adolescência, interfere na evolução social, intelectual, econômica, e infelizmente, não raro, engrossa a incidência de abortos clandestinos, com todos o s riscos e consequências. As ligações afetivas ou mesmo ilegais, com frequência se desfazem a curto prazo, com suas importantes consequências”, afirma Dr. José Carlos. Para ele, “grávidas adolescentes têm pior escolaridade, menor adesão ao pré natal, menor ganho de peso, intervalo inter partal mais curto, menos estabilidade nas uniões etc”. O vereador que também é médico ginecologista explica que “no que diz respeito ao risco gestacional, elenca-se a doença hipertensiva na gravidez, fetos pequenos para a idade gestacional, maior incidência de distócia ou posição anômala, e, por conseguintes maior incidência de cesariana”. Dr. José Carlos ainda justifica que preocupação idêntica ocorre quando se fala em DST (Doenças de Trasmissão Sexual), que por razões óbvias, incide com muita prevalência na adolescência”.

Câmara aprova nome dos homenageados para Dia do Muriaeense

Foi votado em bloco na sessão de 20 de agosto o nome dos 36 homenageados com os títulos de Honra ao Mérito, Cidadania Honorária, Mérito Legislativo e Comenda Martins da Costa. Como ocorre tradicionalmente a solenidade de outorga dos títulos abre as comemorações do Dia do Muriaeense (6 de setembro), acontecendo na noite do dia 5 (quinta-feira), às 19h, no Anfiteatro da Unifaminas. A relação dos homenageados de 2019, com fotos e biografias, será divulgada na segunda-feira, dia 26.

Câmara abre a II Semana de Incentivo ao Aleitamento Materno

Foi realizada na Câmara de Muriaé, no dia 20/08 a abertura da II Semana de Incentivo ao Aleitamento Materno, com a participação do médico pediatra e ex-prefeito Carlos Fernando que falou sobre a importância da amamentação para mães e bebes. O evento organizado pela Câmara e pela Prefeitura Municipal teve ainda uma mesa redonda no Teatro Zaccaria Marques na quarta, dia 21, com as presenças da nutricionista Aline Ventura, do Ginecologista e Obstetra, vereador Dr. José Carlos, da pediatra Larissa Felizardo Oliveira Campos e do psicólogo, Denilson Messias Vardiero para discutir o tema. Já no sábado, dia 24, acontece uma concentração para conscientização na Praça João Pinheiro, às 9h.

Entrega de moção e discussão de temas relevantes marcam a sessão

Ademar Camerino (PROS) entregou uma  Moção de Congratulações e Aplausos ao pastor José Carlos Chagas, da Igreja Raiz de David, do bairro Santa Terezinha,  pelos relevantes serviços prestados pelo líder religioso a comunidade deste bairro, que possui uma atenção especial também deste vereador.

Após a entrega de Moção, a tribuna foi aberta pelo presidente David Lacerda (DEM) que concedeu a palavra ao Maicon da Cadeira, do Centro de Integração e Assistência Social ao Deficiente de Muriaé – CIASDEM que falou sobre a importância da atuação dos conselhos municipais e conclamou isenção nas suas escolhas da diretoria e decisões dos conselhos no Município. Também fizeram uso do microfone os vereadores Drª Miriam (PSDB), Helena Carvalho (MDB), Jair Abreu (PT), Evandro Cheroso (PR), Prof. Júlio Simbra (DEM), David Lacerda (DEM), Reginaldo Roriz (PSD) e Sargento Joel (MDB). Entre os temas tratados estava a condições dos motoristas no transporte urbano de Muriaé e a situação do Lar Osanan, que precisa de mais apoio para continuar seu relevante trabalho no município.

6

Ps.: Registros fotográficos anexos



Walace Nolasco
Assessoria de Comunicação CMM
32 3696 3050 3696 3063

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: O conteúdo desse site detém direitos autorais - Para cópia ou reprodução entre em contato com o administrador: (32) 9 8844-1675