Por meio de atividades educativas, programa valoriza e incentiva a preservação histórica e cultural da região
Com o objetivo de promover a valorização e preservação histórica e cultural de Miraí, Muriaé, Rosário da Limeira, São Sebastião da Vargem Alegre e Guiricema, na Zona da Mata mineira, mais de 700 estudantes das redes municipal e estadual da região participaram do Programa Integrado de Educação Patrimonial (PIEP), promovido pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA).
O programa, que integra o compromisso da CBA com a Mineração Sustentável, envolveu atividades educativas, palestras e workshops focados na preservação do patrimônio regional e, durante os meses de outubro e novembro de 2024, contou com a participação de 12 escolas. Executado pela Brandt Meio Ambiente e seus especialistas no tema, a ação envolveu diversos segmentos da comunidade, incluindo empregados e empregadas da CBA, moradores locais, poder público, empreendedores, entre outros.
O gerente das Unidades de Mineração das CBA na Zona da Mata mineira, Christian Fonseca de Andrade, considera este programa como ferramenta de conscientização da importância da preservação da cultura do território. “Buscamos as melhores metodologias educacionais para trazer luz ao patrimônio e voz à bela história das comunidades. É com muita satisfação que realizamos as atividades, com pleno envolvimento dos especialistas e do time da CBA em prol da preservação cultural”, celebra.
Sobre a CBA
Desde 1955, a CBA – Companhia Brasileira de Alumínio atua de forma integrada, da mineração ao produto final, incluindo a etapa de reciclagem. Com capacidade de gerar 100% da energia consumida por meio de fontes renováveis, a CBA fornece soluções sustentáveis para os mercados de embalagens, transportes, automotivo, construção civil, energia e bens de consumo, além de ser líder em reciclagem de sucata industrial de alumínio.
Com a abertura de capital em 2021 (CBAV3), foi a primeira Companhia no segmento a ter ações negociadas na B3 e faz parte da carteira do ISE B3 – Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 – desde o seu primeiro ano de elegibilidade. Com receita líquida de R$7,3 bilhões em 2023 e R$307 milhões de EBITDA ajustado no período, a CBA tem o compromisso de garantir a oferta de alumínio de baixo carbono em parceria com os stakeholders, desenvolvendo as comunidades em que está inserida e promovendo a conservação da biodiversidade.
Quer saber mais? Acesse www.ri.cba.com.br.