Image

CONSUMIDOR AGORA TEM CADASTRO POSITIVO AUTOMÁTICO

 

P R O C O N

MURIAÉ – MG

_____________________________________________________________________

 

 

CONSUMIDOR AGORA TEM CADASTRO POSITIVO AUTOMÁTICO

(cuidados a serem tomados)

 

 

CADASTRO POSITIVO – Todo e qualquer consumidor brasileiro que  teve seu nome enviado para o SPC, SERASA ou SCPC,  já sabe da existência do chamado “cadastro negativo”. Quando isso acontece as empresas em geral avaliam o histórico de mau pagamento (inadimplência ou atraso nas dívidas) de consumidores e empresas para decidir se vão negar crédito ou cobrar taxas mais altas de quem estiver na “lista negra”. A partir de agora teremos o CADASTRO POSITIVO. E, o que é o CADASTRO POSITIVO? É um banco de dados que reúne informações de consumidores com um bom histórico de pagamentos. Ou seja, aqueles que costumam pagar suas dívidas em dia e não estão inadimplentes. É uma espécie de “currículo financeiro” do bom pagador. Pelo menos teoricamente o cadastro positivo serve como referência para varejistas e credores (bancos ou financeiras) identificarem quem são os bons pagadores que buscam crédito. De posse dessas informações, o objetivo é que eles consigam separar quem atrasa as contas de quem paga os boletos em dia e, assim, decidir para quem vão emprestar dinheiro. Quando o risco de calotes é mais baixo, eles podem cobrar juros menores do consumidor. Na verdade, o arquivo favorável já existia no Brasil desde agosto de 2013. Porém, como a inclusão não era obrigatória, a adesão foi bem menor que o previsto. Hoje, após a modificação da lei, os nomes são incluídos automaticamente, desde que possuam um bom histórico de dívidas. Mas, vale lembrar: a participação no cadastro não é obrigatória. Quem não quiser fazer parte pode pedir para ser excluído, por meio do SPC, SERASA ou SCPC. Também são essas empresas que  passam as informações a varejistas, financeiras e bancos, que vão avaliar se concedem crédito e sob quais taxas de juros, de acordo com a capacidade de pagamento dos clientes. É importante saber que todo aquele que tem suas contas pagas em dia, no cadastro recebe uma pontuação, uma nota de crédito, chamada também de “score“. É essa nota que serve para medir o risco do consumidor não pagar uma dívida aos credores. Ela é dividida entre baixo, médio e alto risco de inadimplência, de acordo com o histórico de pagamento de cada consumidor. Quanto mais alta a nota, maiores as chances de obter crédito a um custo mais baixo. Os dados no cadastro positivo influenciarão o score“, que pode subir ou descer. De modo geral, quando o consumidor paga as contas em dia e tem menos de 30% de sua renda comprometida com empréstimos, o “score” sobe. Na outra direção, quem atrasa o pagamento de dívidas, está com o nome sujo e comprometeu boa parte de seus ganhos com crédito tem sua pontuação reduzida.

SEMPRE É BOM TER CUIDADOS – De qualquer forma, sempre é bom lembrar do velho ditado “laranja madura, na beira da estrada, tá bichada Zé, ou tem marimbondo no pé“, e tomar alguns cuidados com as novas regras do cadastro. Vamos a eles: 01) não se deixe  enganar com propostas de empréstimos ou financiamentos feitos por telefone ou internet. Sempre é melhor negociar pessoalmente; 02) leia com atenção ou peça alguém para ler os contratos ou termos de adesão que for assinar; 03) exija comprovante, por escrito, dos juros a serem cobrados; 04) evite fornecer informações pessoais por telefone ou internet, a menos que você saiba, com certeza, quem está solicitando.

Finalmente cabe ressaltar que os efeitos práticos do cadastro positivo só devem começar a ser sentidos apenas daqui a seis meses. Este é o período para que as empresas do setor se ajustem e o cadastro esteja formado.

 

(PROCON DE Muriaé – Unidade Administrativa do Poder Executivo Municipal – Vinculado ao Gabinete do Prefeito – Administração 2017/2020)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Galeria

A partir de 1º de janeiro de 2025, a nova lei trará mudanças importantes para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Brasil
Escala 6×1: proposta sobre redução de jornada alcança assinaturas e será protocolada, diz deputada
Governo de Minas está preparado para enfrentar período de chuva nas rodovias
Santo Antônio de Pádua, RJ, tem doutorado aprovado pela CAPES
Atingimos o mérito de Alta Conformidade na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente pelo terceiro ano consecutivo!
Seminário debate pesquisa científica no Parque Estadual do Ibitipoca
Cresol de Minas Gerais completa 20 anos de história
Waldir Gil Alcon Filho, da Missionários da Luz é homenageado com a Comenda Maçônica Dr. Lenine Brum Junqueira Passos.

O DIÁRIO REGIONAL - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2024