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Educação Socioemocional já é realidades nas escolas municipais de Viçosa

Com a chegada de programa que promove o desenvolvimento de competências socioemocionais e habilidades de vida e bem-estar, mais de dois mil alunos estão vivenciando temas como empatia, cooperação, tolerância e autoestima, possibilitando a construção de um ambiente mais harmônico e menos violento em sala de aula

Já está em funcionamento, em 14 escolas municipais de Viçosa, na Zona da Mata Mineira, o inovador programa de Educação Socioemocional, proposta pedagógica desenvolvida por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a empresa Inteligência Relacional. Com a chegada dessa ação educacional, os alunos passam a trabalhar, de forma sistematizada, o desenvolvimento de competências socioemocionais e habilidades de vida e bem-estar como consciência, autonomia e regulação emocional, concentração, diálogo, tolerância, resiliência e autoestima, e muito mais.  

Para celebrar o início das atividades do programa, que contempla mais de dois mil alunos do Ensino Fundamental I e II e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), foram realizadas Aulas Inaugurais entre os dias 10 e 24 de abril. Nesses encontros, educadores e alunos vivenciaram, de forma festiva, um pouco do que será desenvolvido ao longo do ano. Palestras, apresentações musicais e teatrais e contação de histórias, ambos ligados ao tema das competências socioemocionais, estiveram entre as ações promovidas nas 14 escolas municipais.

“Foi bastante notável o envolvimento de todos nesse momento da Aula Inaugural. Os coordenadores pedagógicos e educadores se mostraram muito entusiasmados com a proposta inovadora da Educação Socioemocional e os resultados que são esperados com a sua implantação. Além disso, os alunos também estavam bem curiosos e interessados pelo novo programa”, destacou Amanda Soares, consultora pedagógica responsável por acompanhar o município de Viçosa. 

A partir de agora, semanalmente, os alunos passam a ter aulas de Educação Socioemocional, assim como as disciplinas comuns, a exemplo de Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia. Todo o trabalho acontece com o apoio de um material pedagógico completo e exclusivo, composto por livros com recursos psicopedagógicos e também por meio de atividades práticas, entre elas, o Momento das Emoções, Grupo de Diálogo e Quietude e Atenção.

Essa ação pedagógica tem como propósito ensinar os educandos recursos mais assertivos de relacionamento individual e coletivo, a fim de proporcionar um ambiente menos violento e mais harmônico, direcionado para a construção de uma Cultura de Paz na escola e na sociedade.  Com isso, eles terão a oportunidade de compreender melhor suas emoções e as emoções do outro, regular a intensidade do que estão sentindo, automotivar-se e desenvolver técnicas de concentração.

Na avaliação da Secretária de Educação de Viçosa, Ana Monteiro, toda a rede pública de ensino está otimista com a chegada do programa de Educação Sociomocional. “Precisamos entender a origem de nossas emoções e saber lidar com elas no dia a dia. Dentro dessa proposta, acreditamos ser possível ter multiplicadores da Cultura de Paz em todas as dimensões socioemocionais, fazendo com que a escola seja um ambiente prazeroso, acolhedor, solidário, participativo, democrático e criativo na construção coletiva do ensino-aprendizagem”, disse.

A Educação Socioemocional

O programa de Educação Socioemocional da Inteligência Relacional existe há mais de 10 anos e integra e articula diversas contribuições científicas baseadas em humanistas, sociólogos e filósofos, divididos em um eixo emocional e um social. Ele está, ainda, alinhado a todas as competências gerais da educação básica previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Dentre as competências, é proposto diretamente o reconhecimento das emoções e a capacidade para lidar com elas (8ª), o exercício da empatia, do diálogo, da resolução de conflitos e da cooperação (9ª), destacando o agir com autonomia, flexibilidade e resiliência (10ª).

Ao longo desses anos de programa, mais de 730 mil alunos e 25 mil educadores, de 23 estados brasileiros, foram contemplados por um trabalho pioneiro e inovador que visa contribuir com a formação integral dos alunos.

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