ESCOLA MUNICIPAL GILBERTO JOSÉ TANUS BRAZ REALIZOU SUA 8º GINCANA SOLIDÁRIA E CULTURAL

EQUIPE VENCEDORA 1º LUGAR (EIGHT do 8º ano)
VICE-DIRETORA SELMA E A DIRETORA VANDERLÉIA

A Escola Municipal Gilberto José Tanus Braz realizou, com seus alunos do Ensino Fundamental (7º ao 9º ano), na própria sede da instituição, sua 8º Gincana Solidária e Cultural, que aconteceu nos dias 12 e 14 de junho. Os objetivos foram: estimular o desenvolvimento dos pilares da educação: aprender a conviver, a fazer, a pensar, conhecer, ser, ajudar e cooperar com a escola e seus colaboradores, promovendo a integração entre estudantes, professores, funcionários, pais e sociedade, oportunizando a integrando escola, família e comunidade, além de exercitar a solidariedade, cultivar o cuidado com o meio ambiente, desenvolver o espírito participativo como atitude positiva e enriquecedora da formação do cidadão, desenvolver aspectos culturais, ecológicos, lúdicos, sociais e comunitários, desenvolver a imaginação criadora, desenvolvendo diversas formas de leitura e vivenciando o valor da liberdade exercida com responsabilidade e respeito, além de exercitar o espírito de liderança e motivação.

O encerramento aconteceu nesta Sexta-feira (14), no pátio da escola, com atividades para os alunos. Na ocasião, foi conferida a pontuação de cada atividade, chegando então aos vencedores da Gincana. Sendo assim: 1º lugar (Eight do 8º ano), 2º lugar (Alfa do 9º ano) e 3º lugar (Tigre do 7º ano). Foram arrecadados uma tonelada de alimentos e as entidades beneficiadas serão: COMVIDA, CRISTOLÂNDIA e LAR OZANAM.

 O Jurado Wesley Ferreira da Silva disse que é a segunda vez que ele participa desta gincana como jurado. “Estou participando da gincana como jurado pela segunda vez. Do ano passado para esse, nós notamos um cuidado com cidadão, com o próximo, o respeito prevaleceu durante todo o processo da gincana e toda a escola se mobilizou, os pais se mobilizaram e até os avós estavam todos aqui presentes. Nós temos observado que as gincanas que aconteceram nas escolas no passado estão voltando agora, isso para nós que tomamos contas das políticas de juventude é super importante, pois assim sabemos que a educação está se inovando na forma de trabalhar e colocando os alunos como protagonistas em cuidar do outro e cuidar da escola. Nós agradecemos à escola pelo convite e a Fundarte está de portas abertas para tudo que precisarem”.

O Jurado Leandro Carlos dos Santos disse que é muito importante participar de competições assim na escola e ressaltou que eventos assim são saudáveis. “É importante participarmos de competições assim na escola, pois é algo diferente e estimula uma competição saudável, isso é o que a direção da escola quer fomentar. Apesar da competição, os alunos sempre têm um respeito um pelo outro, isso é visto de forma positiva pela escola e pela sociedade em geral. A forma de competir mostra como os alunos são dedicados a uma causa, eles têm um compromisso com a escola e com aquilo que lhes foi proposto, isso diz que podem ser pessoas responsáveis e boas. Nós como jurados vimos que a competição foi bem acirrada e os alunos estavam bastante animados com isso”, disse.

A diretora Vanderléia Castro agradeceu a todos os professores e colaboradores da E. M. Gilberto José Tanus Braz pelo empenho, fazendo com que a gincana fosse um grande sucesso.”Já virou tradição da nossa escola a gincana do primeiro semestre. Essa gincana tem o objetivo de melhorar o trabalho em equipe, trabalhar a solidariedade e a parte cultural, e além disso envolve a família, os professores e os alunos. Temos as provas de arrecadação de alimentos, produtos de higiene pessoal e limpeza, neste ano tivemos também a arrecadação de brinquedos, lacres de latinha de refrigerante e também promovemos uma rifa. Os brinquedos serão doados para uma creche, os alimentos nós iremos distribuir para três entidades: o ComVida, que é uma entidade filantrópica da igreja católica para dependentes químicos, a Cristolândia, que é da igreja evangélica, e para o Lar Ozanam, que nós sempre ajudamos todos os anos. Como tivemos uma arrecadação considerável de detergente e desinfetante, nós iremos doá-los às creches municipais. Este é o oitavo ano que realizamos a gincana, quando fazemos o que gostamos tudo dá certo, nós vemos o brilho nos olhares das crianças, adolescentes, professores, pais e nos emocionamos juntos. Agradeço a todos os alunos, todos os pais, independente de quem ganhou ou quem perdeu, a gincana tem um objetivo maior que é fazer o bem, sem olhar a quem, e é isso que importa”.

MESA DOS JURADOS
EQUIPE QUE AJUDOU NA ORGANIZAÇÃO DA 8º GINCANA
EQUIPE EIGHT 1º LUGAR
EQUIPE ALFA ( 2º LUGAR)

 

EQUIPE TIGRE (3º LUGAR)

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.