DestaquesEducaçãoGeralMais Recente

ESCOLA SÃO PAULO – A HISTÓRIA DE UMA ESCOLA QUE É REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO EM MURIAÉ COMEMOROU 107 ANOS COM UMA MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS

ESCOLA SÃO PAULO COMEMORA 107 ANOS
SOB DIREÇÃO DO PROFESSOR JOSÉ NICODEMOS COUTO

No sábado, 31 /08, aconteceu uma emocionante missa em Ação de graças, celebrada pelo Padre Átila na Igreja Matriz São Paulo em comemoração aos 107 anos de fundação da Escola São Paulo.  A igreja estava lotada e foi abrilhantado pela apresentação especial do Coral Benedictus, da Arquidiocese de Juiz de Fora e teve o apoio da Academia Muriaeense de Letras – AMLE.

 A equipe de professores, funcionários e alunos da Escola São Paulo estavam presentes na missa que lembra os 107 anos da instituição e assim como os familiares dos fundadores, que tiveram a oportunidade de contar um pouco da história ressaltando a tradição na cidade.

A Escola São Paulo participa de um projeto sobre o gerenciamento de escolas, contribuindo com um grande trabalho de pesquisa em nível mundial que poderá influenciar políticas públicas em relação às práticas de gestão no futuro. Com mais de um século de fundação, a Escola São Paulo orgulha-se de ter, entre seus ex-alunos, personalidades no universo da política, no mundo empresarial, nas profissões liberais, nas artes, na cultura e na educação que marcaram a história desta instituição com suas ações e visão ampliada do mundo e consciência cidadã.

É está sob a direção do Professor José Nicodemos Couto, que busca educar e investir constantemente na inovação curricular da Escola São Paulo. Suas propostas de ensino são focadas nos alunos, incentivando a responsabilidade, autonomia, civilidade e criticidade. “A educação moderna não pode acompanhar os modelos tradicionais, deve despertar nos alunos e alunas habilidades que facilitem a tomada de decisões de forma independente e autênticas, mas deve ir além: assegurar que essas pessoas se baseiem sempre nos valores ético-morais e desenvolvam a consciência de que são agentes de sua própria história. Essa é a nossa proposta e que vem dando certo há tantos anos. Nossos alunos se destacam como agentes importantes no processo das transformações sociais”, ressalta José Nicodemos.

 

História

Mais de 100 anos de atividades

ONTEM, palavra que resume um passado: “mundo de luz e sombras que tenta materializar imagens no presente”, para marcar o ponto de início de tudo aquilo que foi a Escola São Paulo.

Estava para ser deflagrada a 1ª Guerra Mundial quando, a 02 de fevereiro de 1913, um jovem de 29 anos preparava uma “guerra” cujas armas seriam os livros, a pena, o lápis e o papel.

Assim nasceu, em Muriaé, o ATHENEU SÃO PAULO. Seu fundador: o Dr, Mário de Ururahy Macedo, odontólogo pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro (1909), e Bacharel em Ciências Físicas e Matemáticas pela Escola Livre de Engenharia do Rio de Janeiro.

Dois cursos tiveram, logo no início, o ATHENEU: o Primário e o Fundamental, acrescentando-se a esses cursos a Educação Física, Cívica e Religiosa. Já por esse tempo, o ATHENEU aceitava alunos internos.

O internato, aliado ao externato, só veio a se extinguir no então Colégio São Paulo, quando era diretor o Cônego Ivo Sebastião da Cunha.

Em 1920, o ATHENEU já administrava os seguintes cursos: Primário, Ginasial, Comercial, de Línguas (Francês e Inglês), Datilografia e Estenografia. Também funcionava no ATHENEU a Escola de Instrução Militar, que preparava os reservistas para o Exército Nacional.

Educação Física, Cívica e Religiosa tiveram sempre o seu lugar de destaque no ATHENEU. A Música, sempre acompanhando todas as festividades nos Grêmios, teatros, datas históricas e nacionais, tinha o seu ponto alto no ensino dos Hinos Pátrios e canções folclóricas. O jornal “ATHENEU” era órgão dos alunos, que se dedicavam a escrever artigos para ele.

O Grêmio, que funcionou no ATHENEU desde que essa Escola passou a existir, denominava-se Grêmio Lítero-Esportivo “José de Alencar”. Com reuniões bem preparadas pela diretoria, era grande a vivência dessa entidade, que deixou profundas lembranças em todos os que dela participaram.

Muito ainda poder-se-ia falar dos primórdios de nossa Escola São Paulo. Podemos, no entanto, afirmar: “O fruto de todo o trabalho feito com idealismo tem um sabor sempre renovado através dos tempos”, quando os sucessores conservam os mesmos ideais, preconcebidos no coração e no espírito daquele que criou esse educandário, a nossa ESCOLA SÃO PAULO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: O conteúdo desse site detém direitos autorais - Para cópia ou reprodução entre em contato com o administrador: (32) 9 8844-1675