DestaquesGeralMais RecenteRegional

Estado de Minas Gerais estará utilizando um novo sistema para emissão da Carteira de Identidade.

ATENÇÃO

A partir do dia 26/05/2022, o Estado de Minas Gerais estará utilizando um novo sistema para emissão da Carteira de Identidade.
O novo modelo ainda não é o da proposta do Governo Federal (que terá como base a numeração do CPF), portanto ainda serão mantidas as numerações de RG para aqueles que forem cadastrados em Minas Gerais. O documento usará plataforma digital para captura de fotos, impressões digitais e assinatura e será impresso em cédula feita com papel moeda.
A nova Carteira de Identidade de Minas Gerais, irá conter novos dados, como tipo sanguíneo e fator RH, Portador de Necessidades Especiais (PNE), Nome Social numeração de CNH, Titulo de Eleitor, CPF, Certificado Militar, Identidade Profissional e Carteira de Trabalho Profissional com PIS/PASEP(CTPS), porém a inclusão destes dados só será possível mediante a comprovação, ou seja, não basta o declarante informar os dados, tudo deverá ser comprovado em documentação.
Os documentos serão impressos em Belo Horizonte e enviados pelos Correios no endereço do cidadão, desde que dentro do Estado de Minas Gerais.
A primeira via do documento de Minas Gerais continua sendo gratuita e as demais vias emitidas são pagas de acordo com o valor vigente no período e os agendamentos são realizados pelo site: https://www.mg.gov.br/pagina/agendamento-online-gratuito; atenção na escolha de primeira via ou de 2ª ou outras vias (nesta opção existe o link para emissão do DAE – Documento de Arrecadação Estadual). O pagamento do DAE pode ser realizado na rede bancária e Lotéricas e preferencialmente deverá ser feito com pelo menos 1 dia de antecedência ao dia que a pessoa irá procurar a unidade de atendimento, pois existem prazos de compensação do pagamento.
Para todos os casos de atendimento, as pessoas não irão mais precisar trazer as fotos 3×4, pois a foto será feita no momento do atendimento, contudo, a certidão original ou cópia autenticada (nascimento/casamento e divórcio) deverá estar legível, sem rasuras e sem rasgos e é de porte OBRIGATÓRIO emissão do documento. As certidões manuscritas ou datilografadas e as que não possuem selos de fiscalização, preferencialmente devem ser atualizadas para adiantar o processo de emissão do RG.
“Ressaltamos que os cidadãos que precisam atualizar os documentos, não devem deixar para a última hora, pois o novo sistema não trabalha com prazos de urgência, tendo em vista que a impressão é feita na capital e ainda existe o prazo de postagem e entrega”.
Lembrando que os agendamentos são feitos exclusivamente pelo site ou totem localizado na portaria da unidade, a UAI não realiza agendamentos por telefone.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: O conteúdo desse site detém direitos autorais - Para cópia ou reprodução entre em contato com o administrador: (32) 9 8844-1675