DestaquesGeralMais RecenteMuriaéNotíciasRegional

FAMILIA DO EX-PREFEITO JOSÉ BRAZ SÃO HOMENAGEADOS COM A SOLENIDADE DE ENTREGA DE MEDALHAS “PREFEITO JOSÉ BRAZ” REALIZADA NO COMPLEXO DO CRISTO  

FAMILÍA DO EX-PREFEITO JOSÉ BRAZ
AUTORIDADES PRESENTES
HOMENAGEADOS E PÚBLICOS PRESENTES

Na noite desta terça-feira (24), aconteceu a entrega da Medalha “Prefeito José Braz”. O local escolhido para a solenidade foi o Complexo do Cristo, construído pelo empresário e ex-prefeito de Muriaé.
A Câmara Municipal de Muriaé tornou-se o Projeto de Lei de autoria do vereador Cristhian Tânus Bahia. E nesta data do dia 24 de outubro de 2023, transforma em realidade o projeto de Lei Municipal Nº 6.547/2022, instituindo a Medalha Prefeito José Braz.
José Braz que já é referência de um grande homem, de um dos maiores políticos e empresários não só de Muriaé, mas de todo o Estado, e terá seu nome também oficialmente vinculado ao incentivo e ao reconhecimento a todos que vivem em Muriaé, assim como ele o fez, promovendo o desenvolvimento e o Progresso em nossa cidade.
Nesta primeira homenagem, 18 pessoas foram escolhidas pelos vereadores para serem homenageadas. Segundo o autor do PL, são pessoas que contribuíram, de alguma forma, para o crescimento do município e trabalharam com José Braz. O prefeito José Braz completaria 98 anos neste 24 de outubro. Durante o evento, o ex-deputado estadual, Bráulio Braz, o Prefeito Marcus Guarino e o Presidente da Câmara Gerson Varella falaram da importância da entrega da medalha e como José Braz contribuiu para o desenvolvimento do município, como empresário e prefeito de Muriaé.
José Braz foi o único prefeito da história política da cidade, eleito três vezes. Em 2004, 2008 e retornando em 2020, onde permaneceu à frente da Prefeitura por pouco mais de um ano, antes de sua morte, no dia 05 de junho de 2022.
José Braz dizia que os pilares de sua vida se baseava em Deus, família e trabalho, o que se pode constatar a todo momento de sua trajetória, e fica claramente evidenciado nesta solenidade em especial. O cenário onde estamos, complexo Cristo Redentor de Muriaé, inaugurado em 2016, que agrega o gigantesco monumento de 30 metros, a Igreja São José do Operário, a praça Lédia Tanus Braz, entre outros espaços, foi um presente de José Braz, uma obra pessoal dele, baseada em sua fé, para Muriaé e sua esposa. E, aqui, nesta noite, temos como homenageados representantes de sua família e colaboradores e parceiros de José Braz em sua vida laboral, seja como empresário, seja como prefeito.

RENZO BRAZ, ADÉLIA MARIA BRAZ, DONA LÉDIA, VEREADOR CHRISTIAN TANUS, BETH BRAZ, BRAÚLIO BRAZ E GLAUCO BRAZ

A ENTREGA DA MEDÁLIA A DONA LÉDIA

A grande mulher, sua companheira de toda vida, que desde os 16 anos de idade seguia junto com ele nessa trajetória de lutas e conquistas, sempre ao lado, de mãos dadas a José Braz.
Essa é a querida dona Lédia Tanus Braz, a primeira pessoa a receber a Medalha Prefeito José Braz, das mãos do autor deste projeto, o vereador Christian Tanus Bahia. Lédia Tanus Braz nasceu em 22 de julho de 1931, em Muriaé. Nos primeiros e difíceis anos da vida profissional de seu marido, José Braz, foi uma companheira presente em seus negócios, mesmo com três filhos pequenos para cuidar. Ela ajudava a administrar a empresa de transporte e montava as escalas dos motoristas. Amorosa e companheira fiel por quase 75 anos de casamento, possui grande orgulho da família que construíram juntos, com três filhos, 9 netos, 2 bisnetos e uma tataraneta.
Uma grande mulher que marca seu nome não só na vida de sua família, na sociedade, mas principalmente na história de Muriaé.

Vereador Christian Tanus Bahia homenageou Lédia Tanus Braz,

ENTREGA DA MEDÁLIA AO BRÁULIO

Filho mais velho de Lédia e José Braz, iniciou sua carreira profissional em 1967, aos 18 anos, na Líder Comércio e Indústria LTDA, Concessionária Chevrolet, em Muriaé. Desde então, desenvolveu-se em atividades administrativas até assumir o cargo de Presidente do Grupo Líder, um dos maiores do país, que reúne 79 concessionárias de veículos e motocicletas, transportadora, seguradora, consórcios e auditoria, nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Paraná. Vale destacar que Braulio Braz foi o responsável pela expansão das empresas da família Além disso, também herdou a grande veia política de seu pai, sendo deputado estadual por Minas Gerais por quatro mandatos, tornando-se hoje uma das maiores lideranças empresariais e políticas de Minas Gerais.

Gerson Ferreira Varella Neto, homenageou o ilustríssimo senhor Bráulio José Tanus Braz.

ENTREGA DA MEDÁLIA ADÉLIA

Adélia nasceu em 9 de dezembro de 1949, sendo a segunda filha de Lédia e José Braz. Formou-se em pedagogia em Juiz de Fora e se casou com Danilo de Araújo Tombasco. É avó de três filhos e sete netos. Sempre esteve presente na vida de seus pais, sendo uma grande companheira de José Braz em eventos e solenidades durante seus três mandatos à frente da Prefeitura de Muriaé. A exemplo de sua mãe Lédia, uma filha, esposa, mãe e avô dedicada e muito presente na vida de todos de sua família.


Vereador Antônio Afonso Soares Tomaz para homenagear a ilustríssima senhora Adélia Maria Braz Tambasco.

.

ENTREGA DA MEDALHA A BETH

Nora do José Braz, casou-se em 8 de maio de 1971 com Bráulio Braz. Natural de Porciúncula (Rio de Janeiro), onde exerceu a profissão de professora e educadora em escola pública do Estado do Rio de Janeiro. Hoje, dedica sua vida à sua família, aos três filhos e seis netos do casal. Cidadã Muriaeense desde 1998, destaca-se ainda pelo carinho com que cuidou voluntariamente da jardinagem de inúmeras praças e escolas de Muriaé no primeiro mandato de José Braz na Prefeitura de Muriaé.


Prefeito Marcos Guarino homenageou Beth Braz

ENTREGA DA MEDALHA A RENZO

Neto de Lédia e José Braz, filho de Gilberto José Tanus Braz e Maria Vitória do Amaral Braz, nasceu em 1980. Desde cedo trabalhou com o avô em suas empresas e foi o neto convidado por José Braz para a vida pública, representando Muriaé e Minas Gerais na Câmara dos Deputados de 2010 a 2018, quando elegeu-se Senador Suplente. Atuante, já destinou recursos que beneficiaram 150 municípios mineiros, inclusive Muriaé e se orgulha muito de defender os mesmos pilares de seu avô: Deus, Família e Trabalho!

Vereador Devail Gomes Correia para homenagear o excelentíssimo suplente de Senador, sr. Renzo do Amaral Braz.

ENTREGA DA MEDALHA A DANIELA

Nasceu em 9 de setembro de 1976. Filha de Adélia e Danilo, é a quarta neta de Lédia e José Braz. Formada em direto pela FUMEC e pós-graduada em Direito Civil e Processual Civil pela Estácio, durante as três gestões do José Braz como prefeito, foi escolhida por ele para estar ao seu lado na Prefeitura como Procuradora Geral do Município, sendo nítido o orgulho, admiração e confiança do avô não só pela neta, mas também pela grande profissional em direito que se tornou.


Vereadora, Miriam Facchini Barbosa, para homenagear ilustríssima srª Daniela Braz Tambasco Mendes.

ENTREGA DA MEDALHA A ELOY

Neto de Lédia e José Braz, filho de Bráulio e Elisabeth, foi o primeiro neto a seguir os passos do avô, trabalhando nas empresas da família desde os 14 anos. Tem em José Braz um exemplo de respeito e carinho para com à família e lembra do quanto gostava de compartilhar aventuras e fazê-lo sorrir, entendendo ser esse o seu cuidado com ele, já que José Braz sempre cuidou tão bem de toda a família. Cresceu presenciando o inabalável compromisso do seu avô com o bem-estar de todos, a sua forte presença em suas vidas, tornando-se decisivo na construção da história de todos e em todas as conquistas do Grupo Lider.

Vereador Júlio Cesar Simbra Soares, professor Júlio Simbra para homenagear Eloy José Mendonça Braz.

ENTREGA DA MEDALHA A GLAUCO

Nasceu em 1979 em Muriaé, onde sempre viveu atuando no Rodoviário Líder ao lado de seu avô José Braz. Filho de Gilberto e Maria Vitória, é formado em Administração de empresas, tendo começado a trabalhar antes mesmo de sua graduação, devido a perda precoce de seu pai. Possui forte atuação voluntária em Muriaé em campanhas do agasalho, distribuição de sopa aos moradores de rua, dentre outros, estando hoje totalmente focado no Projeto Maria Braz que ajudou na compra de materiais esportivos para atender 60 crianças carentes do Padre Tiago e na construção da Missão Central Kids no Santa Terezinha. Um homem preocupado com os mais carentes, assim como seu avô.

Vereador Celso Ricardo de Oliveira para homenagear o ilustríssimo sr. Glauco do Amaral Braz.

ENTREGA DA MEDALHA A RAFAEL

É sobrinho-neto de José Braz e neto de João Braz. Filho de Pedro Oliveira Braz e Márcia Sousa Braz. Nasceu no Rio de Janeiro em 1980. Bacharel em Direito, pós-graduado em Direito do Estado e em Segurança Pública e Sistema Penitenciário, possui ainda especialização em gestão de crises, em execução penal e em direitos humanos. Integra o quadro efetivo da Polícia Penal de Minas Gerais, exercendo a Direção-Geral do Presídio de Muriaé desde 2011. Sua atuação no âmbito da segurança pública é marcada pela ética profissional, probidade, discrição e respeito às leis vigentes. Tem como grande exemplo a vida de legados, tanto profissionais como familiares, de JOSÉ BRAZ.

Vereador Reginaldo de Souza Roriz homenageou o excelentíssimo sr. Rafael Sousa Braz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: O conteúdo desse site detém direitos autorais - Para cópia ou reprodução entre em contato com o administrador: (32) 9 8844-1675