I Concurso de Trovas da UBT Itaperuna/RJ 2021

Secretaria Municipal de Educação incentiva professores e alunos a participarem das Oficinas de Trova

 

Promovido e realizado pela União Brasileira de Trovadores – UBT – Seção de Itaperuna, o concurso tem por finalidade a promoção e divulgação da trova, bem como a descoberta de talentos e incentivo à escrita. Para inscrições e outras informações mais, acesse o site www.falandodetrova.com.br/ubtitaperuna2021 e fique atento ao prazo limite de inscrição, que vai até 30 de junho de 2021, às 23h59min.

Os temas serão divididos em trovas líricas e filosóficas, sendo de abrangência Nacional/Internacional, Brasil e demais países de língua portuguesa, nas categorias veterano: “Brisa”; e novo trovador: “Centelha”. No âmbito Estadual (apenas o Estado do Rio de Janeiro), com a categoria veterano: “Orvalho”. E no âmbito municipal estudantil (apenas em Itaperuna), com as categorias 2º Ciclo do Ensino Fundamental: “Água”; e Ensino Médio: “Terra”.

Os temas de âmbito municipal estudantil propõem o fortalecimento da discussão ambiental sobre a vida na água e na terra, além da devida importância da preservação desses ecossistemas.

OFICINAS PARA PROFESSORES E ALUNOS DA REDE MUNICIPAL

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) vem incentivando professores e alunos a participarem das Oficinas de Trova, oferecidas pelo Projeto Juventrova da Seção da UBT de Itaperuna. Duas oficinas já foram ministradas aos professores, através de encontros online.

Já os alunos, das turmas de 6º ano da Escola Municipal Nossa Senhora das Graças e Escola Municipal Henriett Amado (CIEP 467), participarão quinzenalmente de encontros online, quando terão a oportunidade de aprender e preparar suas respectivas trovas, visando a participação no concurso. 

O Projeto Juventrova da União Brasileira de Trovadores é uma ferramenta lúdica de auxílio ao professor de Português à introdução da criança e do adolescente ao estudo do idioma, utilizando a forma poética Trova, o mais antigo gênero poético, cuja simplicidade de aplicação é motivadora aos estudantes. O Projeto utiliza como ferramentas, oficinas, palestras e concursos, que propiciam interação entre os estudantes e ainda estimula a curiosidade necessária ao progresso do aprendizado.

No mês de março, estiveram reunidas de forma remota, ajustando alguns detalhes, Alexandra Braga, assessora de programas e projetos da SEMED; Jane Bauer; Luciana Pessanha Pires, presidente da UBT (seção Itaperuna-RJ); Marina Caraline, coordenadora da UBT (seção Itaperuna-RJ), vice-presidente administrativa e coordenadora do concurso no âmbito Municipal estudantil; e Lúcia Spadarotto, coordenadora do projeto Juventrova da União Brasileira de Trovadores.

DECOM – Itaperuna

Imagem 1 –  Print da tela de computador, durante reunião com Alexandra Braga, Jane Bauer, Marina Caraline, Lúcia Spadarotto e Luciana Pessanha Pires.

 

Imagem 2 – Oficina com os alunos da E.M. Nossa Senhora das Graças

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.