ColunistasGilchér Regina - Sindijori

Limite de viagens de ônibus é polêmica

 

            O decreto que limita a gratuidade do transporte público em Montes Claros, restringindo a oito as viagens diárias em ônibus urbanos para deficientes e idosos, é alvo de polêmica. Previsto para entrar em vigor esta semana, já motivou apresentação de queixa, ao Ministério Público Estadual, pelo vereador Valcir Soares. A medida foi anunciada pela Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito e Transporte (MCTrans) por meio de portaria publicada no dia 23. De acordo com a Associação de Transporte Coletivo Urbano de Montes Claros (Atcmc), alguns usuários estariam utilizando de maneira irregular o cartão e prejudicando os pagantes. (O Norte de Minas – Montes Claros)

 

 

Leste de Minas recebe Programa da Cemig

            A Cemig, por meio do Programa Energia Inteligente, iniciou mais um projeto de eficiência energética que irá beneficiar diretamente milhares de alunos e professores  da rede pública estadual de ensino, além de criar a oportunidade de reverter investimentos para outras áreas prioritárias das instituições. Só na região Leste do estado 29 escolas da rede estadual de ensino terão suas lâmpadas substituídas por outras com tecnologia de LED. Ao todo, a empresa irá substituir equipamentos em 151 instituições e a energia economizada será da ordem de 2.000 MWh/ano, montante suficiente para atender a mais de 1.400 residências num período de doze meses. (Ascom)

 

Prefeito de Divinópolis demite servidores

            O prefeito de Divinópolis, Galileu Machado (MDB), está no limite da quantidade de cargos comissionados. Planilha da estrutura organizacional mostra, até o momento, 210 nomeações. A Lei da Responsabilidade Fiscal permite que Galileu nomeie 221 cargos, para assim não ultrapassar o limite de 54% dos gastos do Município com funcionários. O Portal da Transparência revela ainda que, dos 210 nomeados em cargos de comissão na Prefeitura, apenas 87 (41,5%) são servidores efetivos do Município. Segundo a planilha, o Poder Executivo conta com 36 tipos de cargos em comissão. (Portal Agora – Divinópolis)

 

JF deve ter mais pontos de wi-fi gratuito

            Juiz de Fora poderá receber mais de 115 novos pontos públicos de internet gratuita em todas as regiões da cidade. A possibilidade foi aberta com o chamamento público, realizado nesta terça-feira, 27, para credenciar as empresas interessadas em oferecer o serviço na cidade, dentro do programa JF+Digital. De acordo com o edital, 78 praças e 37 pontos de ônibus poderão receber wi-fi gratuito (ver mapa e lista abaixo). Atualmente, de acordo com o prefeito Bruno Siqueira (MDB), já existem 11 pontos de internet gratuita em funcionamento na cidade. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

 

Prefeitura credencia laboratórios

            A Comissão Permanente de Licitação, atendendo à solicitação da Secretaria Municipal de Saúde de Leopoldina publicou na edição desta terça-feira, 27, do Diário Oficial dos Municípios Mineiros, que está aberto o processo de credenciamento de laboratórios para prestação de serviços de exames de patologia clínica, para os pacientes usuários do SUS, no período de 12 meses. Segundo a publicação, a entrega dos envelopes com as propostas de credenciamento poderão entregues, hermeticamente fechados, a partir do dia 16 de abril de 2018 na sede da Prefeitura de Leopoldina (Leopoldinense)

 

Professores protestam em Uberlândia

            Um grupo de cerca de 50 professores da rede estadual de ensino se manifestou nesta terça-feira, 27, na praça Tubal Vilela e pelas ruas do Centro de Uberlândia, contra o governo do Estado, que não cumpriu acordo com a categoria. Parte dos servidores estaduais da educação está paralisada há mais de um mês na cidade. De acordo com os educadores, o Estado teria garantido o pagamento do piso salarial nacional, que é de R$ 2.450, e a normalização dos atendimentos médicos por parte do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg). O reajuste salarial em 2017, de 7,64%, e de 2018, de 6,81%, também não foi cumprido, segundo a categoria. (Diário de Uberlândia)

 

 

JIMI e Copa Band apresentam competidores

            Com apoio aos atletas de Araxá, a Administração Municipal e Secretaria de Esportes apresentaram, na última semana, os competidores que representarão a cidade nos Jogos do Interior de Minas (JIMI). Natação e atletismo para pessoas com deficiência (PCD), futsal handebol masculino e feminino, e vôlei feminino serão as modalidades com araxaenses na disputa. A turma do futsal masculino também competirá na Copa Band, com apoio da Prefeitura, Unimed e Calçados Duarte. A apresentação oficial ocorreu no Teatro Municipal, e foi acompanhada pelo prefeito Aracely de Paula e o secretário Adolfo Maurício, juntamente com as coordenadoras gerais do JIMI, Cláudia Princesa e Daniela Felipe; e vereadores. (Diário de Araxá)

 

Febre amarela já matou 145 em MG

            Subiu para 145 o número de mor tos vítimas de febre amarela em Minas  Gerais, desde o início do 2º período de  monitoramento da doença (julho/2017  a junho/2018). São oito casos a mais do que o divulgado há uma semana  pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais, quando 137 óbitos tinham sido confirmados. Ainda de acordo com o boletim, foram confirmados ainda 413 casos e outros 607 continuam em investigação. Entre os casos em investigação, há registro de 11 pacientes com histórico de vacinação prévia. (Boca do Povo – Sete Lagoas)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: O conteúdo desse site detém direitos autorais - Para cópia ou reprodução entre em contato com o administrador: (32) 9 8844-1675