DestaquesGeralNotícias

MONS. ALEXANDRE É NOMEADO VIGÁRIO GERAL DA DIOCESE DE LEOPOLDINA E MODERADOR DA CÚRIA

Dom Edson Oriolo comunicou nesta segunda-feira, 09 de novembro de 2020, a nomeação do novo vigário geral da Diocese de Leopoldina, o Monsenhor Alexandre dos Santos Ferraz, pároco da Paróquia São José de Tocantins (MG).

Ele terá a missão de auxiliar o governo diocesano nos âmbitos administrativo, canônico e pastoral, representando-o em diversas circunstâncias. Além de responder pela diocese na ausência do bispo, o vigário geral terá o importante papel de motivar a comunhão e a ‘diocesaneidade’, favorecendo as relações fraternas entre o bispo, clero, religiosos e religiosas e o Povo de Deus na Igreja particular.

Monsenhor Alexandre tem experiência no exercício desta função, pois já foi vigário geral da Diocese de Leopoldina por seis anos. Além disso, nesta nova etapa de seu ministério, exercerá o papel de moderador da cúria diocesana, coordenando as atividades para sincronismo das frentes de trabalhos deste importante organismo que atende as demandas das 62 paróquias e 523 comunidades eclesiais missionárias da Diocese de Leopoldina, presente em 34 municípios da Zona da Mata Mineira.

 

 

BIOGRAFIA

O Mons. Alexandre dos Reis Ferraz nasceu em Visconde do Rio Branco-MG, no dia 1º de fevereiro 1957. É filho de João Ferraz e Silva e Terezinha dos Santos Ferraz.

Os estudos iniciais foram realizados em Visconde do Rio Branco, nas Escolas Dr. João Batista de Almeida e Dr. Celso Machado.

Vocacional ao ministério sacerdotal, foi admitido como seminarista da diocese de Leopoldina. Cursou filosofia e teologia no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, de Juiz de Fora, entre 1979 e 1984.

Dom Gerardo Ferreira Reis, 2º bispo diocesano, o ordenou diácono aos 13 de dezembro de 1983 e sacerdote, no dia 30 de novembro de 1984, na Igreja Matriz de São João Batista, em Visconde do Rio Branco.

Exerceu o ministério sacerdotal como Vigário Paroquial na Paróquia São José, em Além Paraíba (1985 a 1986); Administrador Paroquial na Paróquia N. Sra. da Encarnação, em Guiricema (1986 a 1991); Coordenador Diocesano de Pastoral (1990 a 1993); Administrador Paroquial na Paróquia N. Sra. do Rosário, em Ubá (1991 a 2007); Vigário Forâneo na Forania de Ubá; Representante dos Presbíteros e Pároco da Paróquia N. Sra. do Rosário, em Cataguases (2008 a 2016). Desde 2016 atua como Pároco da Paróquia São José, em Tocantins-MG.

Entre os anos de 2005 e 2011 exerceu a função de Vigário Geral, nos governos de Dom Frei Dario Campos OFM e Dom José Eudes Campos do Nascimento. O Papa Bento XVI o distinguiu com o título de monsenhor ‘Capelão Papal’, aos 16 de agosto de 2006.

No dia 11 de julho de 2011, estando vaga a diocese em função da transferência de Dom Frei Dario Campos, foi eleito pelo Colégio dos Consultores para a função de Administrador Diocesano ‘Sede Vacante’, ocupando essa missão até a posse de Dom José Eudes, aos 30 de setembro de 2012.

Gratidão ao Pe. Volnei Ferreira Noro

Dom Edson Oriolo, externou, em nome do clero e Povo de Deus da Diocese de Leopoldina, gratidão ao Pe. Volnei Ferreira Noro, que ocupou a função de Vigário Geral, desde 01 de janeiro de 2018. Na mensagem que dirigiu ao Pe. Volnei, Dom Edson enfatizou sua atuação como Administrador Diocesano, entre 04 de fevereiro de 2019 e 25 de janeiro de 2020, e a preparação da celebração de posse canônica:

 
 
 
 
 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: O conteúdo desse site detém direitos autorais - Para cópia ou reprodução entre em contato com o administrador: (32) 9 8844-1675