DestaquesEventosGeralMais RecenteMuriaé

Parlamento Jovem da Câmara de Muriaé já é uma realidade

Foi realizada nesta segunda-feira, dia 05 de fevereiro, na Câmara Municipal de Muriaé, presidida pelo Vereador Dr. Gerson Varella Neto, a solenidade de posse dos primeiros Vereadores Jovens eleitos democraticamente em Muriaé para compor a 1ª Legislatura do Parlamento Jovem do Município.

Por meio da Resolução Nº 404, de 2023, o presidente da Casa Legislativa instituiu o Parlamento Jovem, composto por adolescentes, de 12 a 17 anos, residentes e regularmente matriculados em escolas públicas e particulares de Muriaé.

O Parlamento Jovem de Muriaé foi criado por meio da Resolução Nº 404, de 2023, em caráter educativo, visando possibilitar a vivência do processo democrático, com eleição e exercício de mandato simulado, sem qualquer tipo de remuneração. Em sua composição, dispõe da mesma quantidade de membros da Câmara Municipal, buscando-se a proporcionalidade entre estudantes de escolas públicas e privadas.

Ele surgiu de um anseio apresentado pelos próprios jovens muriaeenses, participantes do Programa Cidadania, do Instituto Votarantim, da Companhia Brasileira de Alumínio – CBA. A partir da detecção deste desejo de participação dos jovens no cenário político municipal, a presidência da Câmara e vereadores abraçaram o projeto que teve início em meados do ano passado, com a criação da Comissão Organizadora formada por membros da Câmara, representantes das escolas públicas e privadas, da Secretaria Municipal de Educação, da Superintendência Regional de Educação e de grupos jovens. Esta Comissão definiu o processo de seleção dos jovens vereadores.

Em seguida, foram abertas as inscrições para o credenciamento das escolas interessadas em participar desta iniciativa, tendo aderido ao projeto:

– Escola Municipal Candido Portinari;

– Escolas Estaduais Desembargador Canedo, Engenheiro Orlando Flores, Olavo Tostes, Prof. Orlando de Lima Faria;

– e os colégios particulares Equipe, Ômega e Escola São Paulo.

A solenidade contou com a presença dos vereadores, direção e representantes da CBA, movimentos jovens, representantes dos Conselhos Tutelares e Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente, diretores de escolas, professores, familiares e estudantes.

Após a posse dos vereadores jovens eleitos falaram sobre este importante momento o Vereador Delegado Rangel (propositor do projeto inicial de implantação do Parlamento e presidente da Escola do Legislativo da Câmara de Muriaé), a jovem Iasmin Rodrigues, que participou do Parlamento Jovem de Minas Gerais e auxiliou na implantação do projeto no município, o gerente das Unidades de Mineração CBA Zona da Mata, Christian Fonseca de Andrade (que por meio do Projeto Cidadania do Instituto Votorantim, teve importante participação na implantação do prometo no Município e o presidente da Câmara, Vereador Dr. Gerson Varella Neto, que foi responsável pela criação do Parlamento Jovem em 2023.  

Assumiram como Vereadores e Vereadoras Jovens do Parlamento Jovem de Muriaé:

– Abraão de Assis Gonçalves (E.E. Eng. Orlando Flores)

– Analúcia Duarte Cirelli (E.E. Prof. Orlando de Lima Faria);

– Angelina Barbosa de Paula (Colégio Equipe);

– Eden Afonso Vieira Oliveira (E.E. Eng. Orlando Flores)

– Ester dos Santos Peixoto (Escola Municipal Candido Portinari)

– Felipe Lopes Couri (Colégio Ômega)

– Gabrielly Adamantino de Jesus (E.E. Desembargador Canedo)

– Isabella Vieira Silva (Colégio Equipe);

– Júlia de Paula Oliveira Silva (Colégio Ômega);

– Maryeva Rodrigues de Oliveira (E. E. Olavo Tostes);

– Mateus Amaro da Silva (Colégio Equipe);

– Nicole Bernardes Loures (E. E. Olavo Tostes);

– Rayssa Vitória de Souza Angelim (E.E. Prof. Orlando de Lima Faria);

– Rebeca dos Santos Braba (Escola São Paulo);

– Sophia Belga Goulart (E.E. Desembargador Canedo).

* Por questões diversas, tais como desistência, mudança de escola, etc, dois vereadores jovens deixaram de tomar posse, ficando duas vagas abertas na Escola São Paulo. Em breve, serão realizadas as eleições para substituição do vereador e das vereadoras jovens diplomados em setembro que desistiram de seus cargos.

Também tomaram posse da suplência em suas respectivas escolas, sete vereadores suplentes:

– Eloá da Silva Oliveira (Escola Municipal Candido Portinari);

– Felipe Pinheiro da Silva (E.E. Prof. Orlando de Lima Faria);

– Geovane Mariano da Silva Jr. (E.E. Eng. Orlando Flores);

– Helena Rufino Araújo (Colégio Ômega);

– Letícia Ferreira Coelho (E.E. Eng. Orlando Flores);

– Monalisa de Souza Berriel (E.E. Prof. Orlando de Lima Faria);

– Paola Gonçalves Reis (Colégio Ômega).

** Estão disponíveis 10 vagas de suplências que também deverão ser preenchidas nas próximas semanas.

Os vereadores e vereadoras jovens, que tomaram posse neste dia 5, já podem ser considerados  titulares de seus mandatos no Parlamento Jovem de Muriaé até o dia 31 de dezembro de 2024, assim como seus suplentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: O conteúdo desse site detém direitos autorais - Para cópia ou reprodução entre em contato com o administrador: (32) 9 8844-1675