DestaquesEducaçãoMais RecenteNotícias

Prefeitura cria serviço inédito para Surdos, Surdos-Cegos e Deficientes auditivos

 

A Prefeitura de Muriaé criou nesta segunda-feira (25) a Central de Apoio aos Surdos, Surdos-Cegos e Deficientes Auditivos, com o objetivo de atender a comunidade de forma presencial, externo ou remoto (via webcam), no que lhes for necessário ter um intérprete de Libras. A iniciativa é inédita no município e região. O núcleo de apoio foi montado na Secretaria de Desenvolvimento Social.

 

 

 

A professora de Libras e anfitriã do projeto, Juliana Amaral, explica que é de extrema necessidade a Central existir. “Quando o surdo, surdo cego ou deficiente estiver numa agência bancária, numa rodoviária, num hospital, correios, polícia, entrevista de emprego ou afins, precisando de um intérprete para intermediar por ele, ali nós estaremos presentes. De uma forma ou de outra – presencial ou via web, ofereceremos o apoio necessário”, afirmou ela, satisfeita com a criação do beneficio.

 

 

 

O novo serviço permitirá a acessibilidade para a comunidade dos deficientes auditivos. Em todos os locais que houver demanda, ali estará a equipe de Libras da SMDS. Melhor explicando, a pessoa que precisar do intérprete para resolver determinado problema deverá agendar a sua necessidade com antecedência para que receba o atendimento no local ou mesmo remoto, através de uma ligação de vídeo.

 

 

 

“Percebemos através das necessidades de cada pessoa que as ações serão imprencindíveis para a melhoria da qualidade de vida destas pessoas. Irão favorecer e ajudar nos serviços públicos. O benefício auxiliará aos surdos, cegos e demais a serem atendidos com mais abertura nas agências bancárias ou em outras instituições” frisou o médico pediatra, Cristiano Canêdo.

 

 

 

A secretária de Desenvolvimento Social, Eveline Amaral, ressalta sobre a necessidade das famílias que têm uma pessoa surda na família, saberem um pouco de libras. “Tenho uma funcionária surda há mais de 40 anos. Vejo como esta classe precisa de ajuda. Tem de ter alguém que saiba da linguagem de libras para viabilizar situações delicadas que precisam ser resolvidas”, enfatizou ela, lembrando que Muriaé está sendo referência para a implantação do serviço nas cidades de Viçosa, Itaperuna e Fervedouro.

 

 

 

O surdo que necessitar de intérprete deverá agendar o acompanhamento com três dias de antecedência pelo telefone: (32) 99998-2697.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: O conteúdo desse site detém direitos autorais - Para cópia ou reprodução entre em contato com o administrador: (32) 9 8844-1675