Image

Procon de Muriaé completa 24 anos de serviços prestados na defesa do consumidor

Unidade administrativa da Prefeitura protege consumidores na compra de mercadorias ou serviços e reivindica direitos junto aos fornecedores

O Programa Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) comemora, neste ano, 24 anos de serviços prestados à população de Muriaé. O órgão foi inaugurado em agosto de 1993 para atender aos moradores da cidade e defender seus direitos em relação a possíveis insatisfações na hora da compra. A unidade, que é de responsabilidade da Prefeitura, trabalha na tentativa de conciliação entre as partes ou atuando de forma jurídica. Mais de 400 pessoas são atendidas por mês na cidade.

O Procon de Muriaé atua na análise do problema, fazendo o registro da reclamação e marcando audiências. Também elabora petições iniciais para movimentação de processos de defesa do consumidor e intermedia audiências conciliatórias entre o consumidor e o fornecedor, buscando um acordo entre as partes. Além disso, o órgão estabelece contatos com o Ministério Público e faz comunicações diretas com os 0800 das operadoras de telefonia.

Medidas do Procon são tomadas com base no Código de Defesa do Consumidor

O Código de Defesa do Consumidor (CDC), que dá embasamento ao Procon de Muriaé e das demais cidades brasileiras, nasceu em 1990. Nele, foram relacionados todos os direitos do consumidor, estabelecendo as obrigações dos fornecedores. O prestador de serviço, nos dias atuais, tem o dever de informar ao comprador todas as características do produto que será adquirido. “O vendedor deve deixar claro para o cliente os benefícios do produto ou serviço, sua durabilidade, preço em prestações ou à vista, assim como o tempo de garantia e o prazo de validade”, informou a coordenadora Executiva, Marília Fonseca.

O Código de Defesa do Consumidor não surgiu apenas para proteger o consumidor, mas também para estabelecer um bom relacionamento nas relações de consumo.  “É importante citar que, a principal conquista do CDC, é o reconhecimento da fragilidade do consumidor nas relações de consumo. Os fabricantes, produtores, construtores, importadores ou comerciantes são mais fortes e, numa sociedade consumista, normalmente ditam as regras do mercado”, informou o Chefe do Setor de Educação e Atendimento, Jacy de Oliveira.

Procon de Muriaé

Endereço: Rua Maestro Sansão, s/n (ao lado da Rodoviária)

Tel.: 3696 – 3414

Atendimento: De segunda a sexta-feira

Horário: 7:30 às 16 hs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Galeria

A partir de 1º de janeiro de 2025, a nova lei trará mudanças importantes para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Brasil
Escala 6×1: proposta sobre redução de jornada alcança assinaturas e será protocolada, diz deputada
Governo de Minas está preparado para enfrentar período de chuva nas rodovias
Santo Antônio de Pádua, RJ, tem doutorado aprovado pela CAPES
Atingimos o mérito de Alta Conformidade na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente pelo terceiro ano consecutivo!
Seminário debate pesquisa científica no Parque Estadual do Ibitipoca
Cresol de Minas Gerais completa 20 anos de história
Waldir Gil Alcon Filho, da Missionários da Luz é homenageado com a Comenda Maçônica Dr. Lenine Brum Junqueira Passos.

O DIÁRIO REGIONAL - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2024