Romeu Zema participa do lançamento da Rede Mineira de Integridade

Iniciativa terá atuação conjunta dos três Poderes em ações de promoção da integridade, ética pública, prevenção e combate à corrupção

 

O governador Romeu Zema participou, nesta segunda-feira (28/9), do 1º Seminário Mineiro de Integridade, evento que marcou a criação da Rede Mineira de Integridade. O objetivo da iniciativa é a prevenção e o combate à corrupção e promoção da ética pública.

Durante a solenidade, representantes dos três Poderes assinaram virtualmente um protocolo de intenções para a instituição da Rede Mineira de Integridade, que representa a junção de esforços para a consolidação de uma cultura de integridade nas relações públicas e privadas no Estado.

Em sua participação no seminário, o governador ressaltou a importância de os Poderes estarem juntos na implantação do projeto.

“Essa união é fundamental para que o avanço seja consistente. Quando se fala em transparência, sabemos que quanto mais, melhor. Sempre defendi a transparência e a autonomia da nossa Controladoria-Geral. Ela não vai ter nenhuma restrição com relação à sua autuação, e vejo que é desta maneira que o processo de combate à corrupção, a atos dolosos, tem que ser feito”, afirmou o governador.

O encontro contou com o alto escalão do Governo do Estado de Minas Gerais, Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG) e Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG).

controlador-geral do Estado, Rodrigo Fontenelle, destacou que a medida é um esforço para combater a corrupção e prestar um melhor serviço à população.

“Nos últimos anos, diversas pesquisas demonstraram que para a gente combater a corrupção não basta a anticorrupção tradicional. É preciso punir, mas também implementar um sistema de integridade robusto, bem implementado, que conta com ações sancionadoras, mas com muitas ações preventivas e detectivas. É nisso que a gente acredita com a criação desta rede”, explicou.

Também participaram do seminário o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Agostinho Patrus; o presidente do Tribunal de Justiça de MG, Gilson Soares Lemes; o procurador-geral de Justiça, Antônio Sérgio Tonet; o presidente do Tribunal de Contas do Estado de MG, Mauri José Torres Duarte e o defensor público-geral de MG, Gério Patrocínio Soares.

Belo_Horizonte_MG, 28 de Setembro de 2020
O Governador de Minas Gerais Romeu Zema participa da abertura do I Seminário Mineiro de Integridade – CGE
Foto: Pedro Gontijo / Imprensa MG
Belo_Horizonte_MG, 28 de Setembro de 2020
O Governador de Minas Gerais Romeu Zema participa da abertura do I Seminário Mineiro de Integridade – CGE
Foto: Pedro Gontijo / Imprensa MG

 

Crédito (fotos): Pedro Gontijo/Imprensa MG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.