DestaquesGeralMais RecenteMuriaéNegóciosNotíciasSaúde

Secretários de Governo e Saúde de Minas entregam ala do Hospital São Paulo

Novo Centro Cirúrgico
Equipe do Centro Cirurgico do Hospital são Paulo
Inaugurado o Centro Cirúrgico Antônio José Monteiro Castro
Diretores do hospital são Paulo com Deputados , Prefeitos e secretários na inauguração

A Casa de Caridade HOSPITAL SÃO PAULO, em Muriaé, inaugurou no dia 22 de março, a nova ala do Centro Cirúrgico Antônio José Monteiro Castro e o setor de mamografia Enfermeira Maria Cândida Castro. A inauguração contou com as presenças dos secretários de Estado de Saúde, Dr. Fábio Baccheretti, e de Governo, Gustavo Valadares. Da solenidade participaram o prefeito Dr. Marcos Guarino de Oliveira; os deputados federal Misael Varela e estaduais Dr. Wilson Batista e Grego da Fundação, além do suplente de senador Renzo Braz e do ex-deputado estadual Braulio Braz e os diretores daquele hospital.
O provedor do Hospital São Paulo, Sinval Ferreira, explicou que além da inauguração da ala e melhoria dos equipamentos, render homenagens às pessoas que tiveram tanta história naquela Casa de caridade é ressaltar a importância de cada profissional que atua ali. “Homenagear o Dr. Antônio José Monteiro Picasso, que eu não conheci pessoalmente, mas como vivo e conheço bem a família dele. E todo o legado que ele deixou em mim”, disse lembrando que “a Cândida, nossa primeira enfermeira, uma mulher com muitos anos, a última enfermeira do hospital, com muitos anos, aposentou agora no ano passado e deixou grande legado aqui na nossa instituição também”.
Sinval Ferreira enalteceu o trabalho dos profissionais que atuaram e ainda estão ali, presentes, trabalhando diuturnamente pela saúde da região. “Agradece a todos os funcionários do nosso se comprometeram, vestiram a camisa e assumiram um grande desafio, que é continuar melhorando, porque o nosso hospital já era muito bom. Agradecer ao Ciro, Dr. Armando, o José Eduardo, a Rita, nossa administradora, o braço direito aqui no hospital. Este é um momento de parabenizar e agradecer”.
Sinval falou dos recordes alcançados pelo HSP. “Graças a Deus, bons recordes. A instituição vem superando seus números ano após ano. Segundo ele, em 2023 foram realizadas mais de 13 mil internações, mais de 10 mil cirurgias, 21 mil sessões de hemodiálise e mais de 300 mil exames laboratoriais”.
Durante a cerimônia de inauguração, o secretário do Estado da Saúde de Minas, Dr. Fabio Baccchereti, lembrou que a ampliação da rede hospitalar e a melhoria da unidade contempla o pensamento do governo Zema. que é melhorar e oferecer mais serviços aos cidadãos. “Nós temos a melhoria e ampliação de cirurgias eletivas, tornando este bloco cirúrgico robusto para que essa política de ampliar e melhorar a saúde em Minas aconteça”, disse ele destacando que “aproveitamos esta visita a Muriaé para fazer uma inspeção ‘in loco’ para ver isso melhorando, porque temos aqui grandes investimentos. Recentemente já vimos a chegada de novos equipamentos no Hospital Cristiano Varela que teve um grande investimento, ampliando o atendimento ao paciente oncológico”. Prefeito e deputados falam de investimentos
Dr. Marcos Guarino, prefeito de Muriaé, lembrou que além de administrador da cidade é médico naquele hospital, e falou do orgulho em ver a ampliação de atendimento e chegada de novos equipamentos. “É um orgulho muito grande, porque eu tenho mais de 35 anos de corpo clínico do São Paulo e fui secretário de Saúde e agora como prefeito, eu vejo o trabalho excelente, que o secretário Fábio Baccheretti está fazendo junto com a Polliana. Reconheço o trabalho que os deputados de Muriaé estão fazendo, Dr. Wilson Batista, Grego, Misael, estão trazendo muito recurso para a nossa cidade. Isso é muito importante, porque não atende só Muriaé, somos polo regional. E esse recurso está sendo muito bem empregado em construções que a gente vai ver aqui hoje, na mamografia, como no centro cirúrgico, e lembrar que todos os aparelhos são do SUS”, enfatizou.
O secretário de Estado de Governo, Gustavo Valadares, presente à solenidade destacou o papel do Governo do Estado sempre presente nos municípios. “Em Muriaé, especialmente, que tem uma rede de assistência à saúde espetacular. Não à toa, tem deputados da área que militam na área e que lutam por ela, lá junto ao Governo também. Nós estamos vivendo um novo tempo. A nossa vontade é continuar fazendo isso. O governador Zema tem pedido para que Minas seja o melhor estado para se viver e vamos trabalhar para isto”.
O deputado Dr. Wilson Batista é cirurgião SUS no Hospital São Paulo e vem buscando cada vez mais recursos e melhorias para a Casa de Caridade. “Tenho plena convicção que hoje o Hospital São Paulo está sofrendo uma profunda transformação O pessoal tem acompanhado dia a dia o crescimento dos investimentos, os equipamentos modernos que nós temos hoje, um corpo clínico extraordinário. Então o hospital hoje tem toda a estrutura para enfrentar essa demanda, não só aqui da nossa região, mas da macrorregião” enfatizou lembrando que “Temos absoluta convicção que nós vamos começar a continuar com esse trabalho que já é feito aqui há anos. O Hospital São Paulo tem quase 100 anos e a cada dia a gente percebe esse crescimento”, finalizou.
O deputado Grego da Fundação explicou que trabalha incansavelmente pela saúde e pela região e, “saber que o Governo de Minas vem investindo vultosos recursos em Muriaé, não só no Hospital São Paulo, mas também no Pronto Socorro, na Fundação Cristiano Varela. Vale a pena dizer que, de 2020 para cá, já teve aumento de mais de 180% nos investimentos do governo do Estado, só no Hospital São Paulo. E nós temos uma esperança muito grande de que isso reflete num atendimento melhor”,

Novo Centro Cirurgico

Inaugurado nesta sexta-feira, 22, o novo Centro Cirúrgico conta com nove novas salas de cirurgias e 10 novos leitos clínicos pós-operatórios. O objetivo é reduzir a fila de espera de pacientes que aguardam o agendamento para cirurgias.
O Espaço recebe o nome de “Centro Cirúrgico Dr. Antônio José Monteiro de Castro Netto”, em homenagem a esse renomado médico que trilhou uma caminhada de excelência no Hospital São Paulo e que tem esse legado perpetuado através de seu filho e dois netos que seguem como médicos na Instituição, além de outros familiares que fazem parte da equipe do hospital.
Já a mamografia permitirá que pacientes a partir de 40 anos realizem o exame. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que o Câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil. Entretanto quando a doença é descoberta precocemente, esse número é reduzido drasticamente. Outro dado importante é que a mamografia realizada em mulheres a partir dos 40 anos reduz a taxa de mortalidade em 25%.

Secretário do Estado da Saúde de Minas, Dr. Fabio Baccchereti
Secretário de Governo, Gustavo Valadares.
Provedor do Hospital São Paulo Sinval Ferreira
Deputado Dr. Wilson Batista é cirurgião SUS no Hospital São Paulo
Deputado Grego da Fundação
Deputado Misael Varella um
Homenageada a enfermeira Maria Candida de Castro
Suplente de senador Renzo Braz
Prefeito de Muriaé Dr. Marcos Guarino
Dr. Armando e a administradora do Hospital São Paulo Rita

Antônio José Monteiro Castro e Maria Cândida Castro

Antônio José Monteiro de Castro foi médico no Hospital São Paulo nas primeiras décadas de sua existência. Durante muitos anos trabalhou arduamente para o desenvolvimento da instituição. Atualmente seu filho e netos fazem parte do corpo clínico do hospital.
Maria Cândida Castro foi a primeira enfermeira contratada pelo HSP. Trabalhou na instituição por quase 50 anos. Ela se afastou de suas atividades ano passado, mas até hoje é reconhecida por seu empenho e dedicação destinados ao hospital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: O conteúdo desse site detém direitos autorais - Para cópia ou reprodução entre em contato com o administrador: (32) 9 8844-1675