Mais RecenteMuriaé

Setor Mineral elege CBA como “Empresa do Ano” em Governança Ambiental

 

Companhia foi reconhecida por voto popular e voto especializado em premiação anual promovida pela revista Brasil Mineral

 

Pautada pelo compromisso com a geração de valores compartilhados para todos os seus stakeholders, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) obteve mais um importante reconhecimento: foi eleita Empresa do Ano em Governança Ambiental, pela revista especializada Brasil Mineral. Vencedora por votação popular e entre profissionais e especialistas do setor, o destaque da Companhia foi reflexo de sua atuação na recuperação de áreas mineradas de bauxita em Minas Gerais e das iniciativas de conservação da biodiversidade – como no Legado Verdes do Cerrado (GO) e no Legado das Águas (SP), reservas particulares de desenvolvimento sustentável.

 

O projeto de recuperação de áreas mineradas, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), promove melhorias em seu modelo de reabilitação ambiental na Zona da Mata Mineira em três linhas de pesquisa: Reabilitação Ambiental (Solos), Restauração Florestal (Florestas) e Conservação Hídrica (Hidrologia Florestal). Essas práticas inovadoras estão sendo aplicadas para aprimorar as atividades agrárias e da agricultura familiar, típicas da região, e têm contribuído para estabelecer uma nova relação entre a mineração, os produtores rurais e o meio ambiente.

 

Já o Legado das Águas é a maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil, situada em uma área de 31 mil hectares no Vale do Ribeira, em São Paulo. A atuação na região busca conciliar a conservação da biodiversidade com geração de renda para as comunidades, redução dos efeitos das mudanças climáticas, segurança alimentar, preservação de corpos hídricos, além de pesquisa e inovação. A CBA ainda atua na proteção da área de 32 mil hectares do Legado Verdes do Cerrado, em Niquelândia, Goiás. Nessa reserva, foi implementado um novo modelo de uso do solo, com 20% do seu espaço destinado à economia tradicional, como pecuária, produção de soja, milho e silvicultura, e mantendo os outros 80% com cerrado nativo conservado, de forma equilibrada, responsável e rentável.

 

Segundo o diretor-presidente da CBA, Ricardo Carvalho, esse reconhecimento é fruto de uma robusta estratégia ESG – sigla em inglês que representa as frentes ambiental, social e de governança – estruturada em 10 alavancas que se desdobram em projetos e objetivos bem definidos a serem cumpridos até 2030. “Os dois projetos destacados refletem nosso compromisso com a agenda ESG. Em Minas Gerais, após a mineração, fazemos a reabilitação do solo, a restauração florestal, se for o caso, e uma reconstituição hídrica, devolvendo a área ao produtor em condições iguais ou melhores que as de origem. Já nos Legados Verdes do Cerrado e das Águas investimentos em intensos trabalhos de pesquisa e conservação. É uma grande honra para nós essa premiação, já que parte de nossa estratégia é obter certificações e ratings como forma de sermos reconhecidos também pelo mercado por nossa atuação sustentável”, celebra Carvalho.

 

O processo de escolha das Empresas do Ano acontece em duas etapas: na primeira, os membros do Conselho Consultivo da Brasil Mineral, composto por profissionais e especialistas do setor, escolhem as empresas que mais se destacaram nas categorias. Em seguida, a cédula com o nome das mais indicadas pelo Conselho é submetida à votação do público, que faz sua escolha. Nesta edição, as empresas receberam 11.696 votos, somando todas as categorias.

 

A Brasil Mineral é uma publicação mensal especializada nas áreas de mineração, siderurgia e metalurgia. A premiação das Empresas do Ano do Setor Mineral é promovida pela revista há mais de três décadas e reconhece as empresas que mais se destacaram em ações e projetos no contexto ESG (Meio Ambiente, Social e Governança) e em Inovação/Tecnologia e Crescimento.

 

Sobre a CBA

Desde 1955, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) produz alumínio de alta qualidade de forma integrada e sustentável. Com capacidade instalada para produzir 100% de energia vinda de hidroelétricas próprias, a CBA minera a bauxita, transforma em alumínio primário (lingotes, tarugos, vergalhões e placas) e produtos transformados (chapas, bobinas, folhas e perfis). Em estreita parceria com seus clientes, a CBA desenvolve soluções e serviços para os mercados de embalagens e de transportes, conferindo mais leveza, durabilidade e uma vida melhor. A CBA está bem perto de você. Acesse: www.cba.com.br.

 

Assessoria de Imprensa – Ideia Comunicação Empresarial

Ângelo Franco – angelo.franco@ideiacom.com.br | (31) 9.8435-9237

Josiane Souza – josiane.souza@ideiacom.com.br | (31) 9.8417-3130

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: O conteúdo desse site detém direitos autorais - Para cópia ou reprodução entre em contato com o administrador: (32) 9 8844-1675