DestaquesEducaçãoMais Recente

UNIFAMINAS REALIZA 5ª EDIÇÃO DA RODA DE PROFISSÕES

PROFESSORES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS E PRIVADAS DE TODAS AS REGIÕES, ESTIVERAM PRESENTES COM OS ALUNOS NO UNIFAMINAS
PRÓ-REITOR DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DA UNIFAMINAS EDUARDO GOULART GOMES E DENISE COODERNADORA DOS CURSOS

 

 

ALUNOS DE TODA A REGIÃO
UNIFAMINAS OFERECE MAIS DE 17 CURSOS

O UNIFAMINAS recebeu na manhã desta terça-feira (22) mais 3000 alunos de escolas públicas e privadas, de Muriaé e região. O evento começou às 8h e seguiu até às 12h.O principal objetivo do evento é trazer os alunos do 3º ano do ensino médio para dentro da instituição e colocá-los em contato com a vivência acadêmica, apresentando na prática os cursos ofertados: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física (bacharelado e licenciatura), Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Farmácia, Fisioterapia, Gastronomia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia. Durante a visita, os alunos puderam conversar com os coordenadores, professores, funcionários e acadêmicos dos cursos e tiveram a experiência única de conhecer as instalações do UNIFAMINAS, laboratórios e salas de aulas. Tudo isso foi feito de forma descontraída, divertida e inovadora. No UNIFAMINAS são ofertados 17 cursos e a Roda de Profissões é um momento em que os visitantes podem conhecer quais as oportunidades de ingressar na UNIFAMINAS, com o vestibular próprio da instituição ou utilizando a nota do ENEM. Com essa nota, o candidato pode concorrer aos programas de bolsas do governo, PROUNI, e ao financiamento estudantil, FIES.

 O Pró-reitor do Centro Universitário do UNIFAMINAS, Eduardo Goulart Gomes, disse que este evento é um dos mais relevantes no calendário da instituição. “Esta é a nossa 5ª edição do Roda de Profissões, a cada ano buscamos melhorar esse programa que não deixa de ser social, pois um profissional com curso superior tem uma remuneração melhor. Então o nosso papel é incentivar essas pessoas, principalmente os jovens que estão concluindo o ensino médio, para que busquem uma profissionalização, um curso superior. Estamos de portas abertas para mostrar cada um dos 17 cursos que temos, aqui eles têm contato com o coordenador do curso, professores e alunos da faculdade, com isso eles ficam por dentro do que é apresentado em cada curso, além de conhecer as nossas estruturas, salas de aulas e os laboratórios. Temos várias ações acontecendo no dia da Roda de Profissões, como as inscrições gratuitas para o nosso vestibular tradicional que acontecerá no dia 7 de dezembro e inscrições abertas para o vestibular de medicina que acontecerá dia 23 de novembro. Temos hoje cerca de 3.500 alunos do ensino médio de toda a região, então este é um momento de muito orgulho. Por isso, agradeço a todos os colaboradores, funcionários, professores, coordenadores de curso e também aos alunos por este momento, porque tivemos um grande planejamento a algum tempo e hoje vemos o resultado do trabalho e empenho de todos nós. Este também é um grande momento na qual mostramos para os alunos que podem entrar pelo ENEM com bolsas de 100% e 50% pelo ProUni, além do financiamento da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e do governo, que é o FIES.”

Os alunos são recebidos por representantes da UNIFAMINAS que falavam sobre o espaço e os colocavam à vontade para conhecer as instalações, receber orientações sobre os cursos que pretendem cursar e conversar com os especialistas.

O professor da Escola Estadual José Bonifácio, de Patrocínio de Muriaé, Cristiano Roberto de Almeida falou da importância de ser um educador e disse que orienta os alunos a seguirem uma profissão. “Realmente como educador eu observo que abre-se um leque de possibilidades para os alunos verificarem o que querem para a vida profissional. Os que estão visitando aqui hoje são alunos do terceiro ano que se preparam para o Enem e temos que incentivá-los, pois são os promissores do mercado de trabalho. E são muitos tipos de cursos oferecidos pelo Unifaminas, antigamente não tínhamos essa oportunidade. Hoje em dia o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, então temos que incentivar nossos alunos a buscar um curso superior”

Uma professora de Química da cidade de Divino, Jéssica, disse que os alunos do terceiro ano já estão na fase de escolher o curso desejado. “Os alunos do terceiro ano estão na fase de escolher os cursos, o que é uma tarefa muito difícil, então quando eles chegam aqui e veem a parte prática, além de outros alunos que estão empolgados com o curso que escolheram, ajuda bastante. Há cerca de 70 alunos do terceiro ano da Escola Pedro Paulo, isso é excelente para eles pois abre vários caminhos”, disse professora de Química.

 O supervisor de T.I. das empresas Lael Varella, David Moraes explicou que a sala virtual tem várias simulações realísticas. “Esta sala foi concebida para realizar simulações realísticas com o propósito de ensino, com a parte de anatomia para os alunos de medicina e construção para os cursos de engenharia e arquitetura. Podem ser criados objetos que são transpostos para realidade virtual e a pessoa pode fazer um tour dentro daquele objeto ou cenário e também serve como estudo para os cursos de medicina. Além disso pode ser utilizado nos cursos de Psicologia para o tratamento de medo, e em outros cursos com a criação e simulação de equipamentos e na parte de criação de jogos”.

A aluna Letícia, da Escola Estadual Luiz Salgado Lima, de Leopoldina, disse que foi muito importante fazer a visita na faculdade, principalmente para ela que quer cursar medicina. “É muito importante estarmos aqui hoje, pois conhecemos mais sobre os cursos e como funcionam”.

Isabelle, também da Escola Estadual Luiz Salgado Lima, disse que é uma visão muito bacana e que também pretende cursar medicina. “Por conta desse dia nós adquirimos uma visão mais aproximada da faculdade, então essa visita é muito importante, pois saímos do ensino médio e não conhecíamos muita coisa da faculdade que pretendemos cursar”.

Regina Varella, Coordenadora do curso de Arquitetura, finalizou dizendo sobre a importância da Roda de Profissões. “O evento de hoje é de grande importância para os nossos cursos, pois mostramos para os alunos do terceiro ano o que eles podem realizar após o vestibular. Neste dia mostramos o que eles desenvolvem ao longo da faculdade, desde o primeiro período até o décimo. Na arquitetura apresentamos o laboratório de maquetes, desenho e tecnologia, onde os alunos pegam os projetos do AutoCAD e SketchUp. Após isso, apresentamos o escritório modelo, que está atendendo a comunidade carente de Muriaé e região. Esse projeto não retira empregos de arquitetos, pois trabalhamos apenas com a população carente e é desenvolvido junto com a Secretaria de Ação Social da Prefeitura. No site da Unifaminas temos todas as notícias sobre os cursos, no curso de Arquitetura e Urbanismo fazemos intervenções urbanas, grandes projetos e viagens para conhecimento da arquitetura dos lugares. Desejo a todos os alunos boa sorte no vestibular e muitas realizações após ele”.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: O conteúdo desse site detém direitos autorais - Para cópia ou reprodução entre em contato com o administrador: (32) 9 8844-1675